Se você precisa saber como usar o CPAP, é muito provável que esteja precisando de ajuda para começar o seu tratamento da apneia do sono, ou já tenha começado.
Se está com dúvidas e muitas dificuldades aqui vão algumas orientações de como funciona, e as melhores informações possíveis, para que tenha resultado no seu tratamento ou comece o quanto antes.
Preparando o aparelho CPAP
No primeiro contato com aparelho CPAP e seus acessórios, eles parecem objetos inusitados. Então, antes de começar a usar o CPAP, separe os acessórios que vieram com o equipamento.
Em seguida, veja se já está configurado com os parâmetros recomendados pelo seu médico. Caso não esteja, faça contato com o fornecedor ou o fisioterapeuta.
Por último, ajuste o alívio expiratório (caso o seu CPAP tenha) de acordo com a pressão indicada na receita médica, e verifique se existem outros parâmetros de conforto que podem te ajudar a dormir melhor com o equipamento que escolheu.
Ajustando a máscara para CPAP
Antes de sair vestindo a máscara para CPAP, tente compreender como é a anatomia da máscara e analise a sua estrutura. Existem centenas de modelos de máscaras, tamanhos e moldes diferentes, avalie os quesitos:
- Tamanho: Veja se ela está no tamanho ideal para o seu rosto, utilizando o guia que vem nela. Se a sua máscara for um modelo que já vem todos os tamanhos, experimente até encontrar o tamanho ideal.
- Colocação: Todas as máscaras têm um guia de como vestir a máscara e fazer o apoio ao rosto, portanto, se for a primeira vez, leia no manual como vesti-la corretamente.
- Ajuste: Algumas máscaras vêm com cintas em velcro, que permitem apertar ou folgar, esse ajuste é importante para conter o vazamento. Mas se for feito sem orientação, é provável que venha causar desconforto.
Quando for usar o CPAP e tiver dificuldades com a máscara para CPAP, antes de mais nada, consulte o profissional da saúde ou o fornecedor. Aqui na CPAPS, os usuários tem acesso a equipe de suporte e obter ajuda nesses primeiros dias de tratamento.
Como usar CPAP nos primeiros dias
Nos primeiros dias, pode parecer um grande desafio começar a usar o CPAP a noite inteira. No entanto, pesquisas apontam que para o tratamento ter eficácia e melhorar a qualidade do sono, é necessário usar o CPAP ao menos quatro horas consecutivas.
Portanto, utilize o seu CPAP por esse período, para que o seu organismo também comece a se acostumar com o uso do CPAP. À medida que perceber que está se familiarizando com o equipamento, aumente o tempo diariamente. Quando menos perceber, conseguirá dormir a noite inteira com o CPAP.
Encontre outros conteúdos como este, aqui no Blog da CPAPS:
CIRURGIA PARA CURAR APNEIA DO SONO: SAIBA QUANDO É INDICADA
PARA COMPRAR UM APARELHO CPAP PRECISA DE RECEITA?
APNEIA DO SONO: RONCO NÃO É O ÚNICO SINTOMA
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
4 comentários