Nenhum produto coincide com esta seleção.
{{totalProducts}} resultados
Página {{currentPage}} de {{totalProducts}} produtos encontrados
- < anteriror
- {{page}} {{page}} (current)
- próximo >
Nenhum produto coincide com esta seleção.
{{totalProducts}} resultados
Página {{currentPage}} de {{totalProducts}} produtos encontrados
Sobre Filtros para CPAP, BiPAP e VPAP
Indispensáveis para o tratamento da apneia do sono, os filtros para CPAP, BiPAP e VPAP têm a função de filtrar o ar, evitar a entrada de pó na turbina e aumentar a qualidade do ar respirado e a durabilidade dos equipamentos.
É normal que com o tempo de uso, o filtro para CPAP, BiPAP e VPAP acabe acumulando altas quantidades de poeira, ácaros e bactérias que estão presentes no ar. Dessa forma, para garantir a eficiência completa e total qualidade do tratamento com CPAP, BiPAP e VPAP, é necessário trocar, regularmente, o filtro.
O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Partata, ressalta que, em geral, para manter a manutenção dos aparelhos em dia, é essencial realizar a troca do filtro para CPAP, BiPAP e VPAP ao menos uma vez por mês. “Vale destacar, ainda, que é fundamental que o usuário monitore o aparelho diariamente. Assim, é possível identificar se o filtro precisa ser trocado (ou higienizado, em caso de filtros reutilizáveis) com mais antecedência”, finaliza Partata.
Caso os filtros para CPAP, BiPAP e VPAP não sejam trocados com certa frequência, os riscos de reduzir a durabilidade do equipamento e causar maior o ruído, crescem drasticamente. Além disso, a sujeira que acumula no interior do aparelho pode causar problemas respiratórios. Diferente disso, se trocado regularmente, o ar respirado durante a terapia se torna mais puro e a qualidade do tratamento, superior.
Ainda mais importante que a durabilidade dos aparelhos, a sua saúde pode ser afetada caso os filtros estejam sujos. Depois de um tempo utilizando o filtro com sujeira, podem aparecer sintomas como dores de cabeça, coriza, congestão nasal, além do agravamento de quadros de asma e rinite, por exemplo.
Nos aparelhos CPAP da Philips Respironics são utilizados dois tipos de filtros para CPAP: o ultrafino, que precisa ser trocado mensalmente e o de espuma, que é lavável e deve ser trocado a cada seis meses. Já nos equipamentos CPAP da ResMed é utilizado um filtro que deve ser trocado a cada 3 meses, ou antes, se estiver sujo ou danificado.
Confira outros conteúdos sobre este assunto:
CPAP, BiPAP e VPAP: qual é o mais indicado para mim?
Troca, manutenção e conservação dos acessórios
CPAP: como escolher o ideal para o tratamento?
Fonte: Eduardo Barbosa Partata - CREFITO - 3/121685-F