Dúvidas sobre Máscaras

A máscara é a interface utilizada para entregar o fluxo de ar gerado pelo equipamento CPAP ou BiPAP.

Uma máscara confortável é essencial para adesão ao tratamento da apneia obstrutiva do sono. Portanto, é extremamente importante encontrar uma máscara que se adapte bem a você e ao seu estilo de vida.

Há uma grande variedade de máscaras com diferentes tamanhos, materiais e características para atender a diversidade de formatos e dimensões de rostos e as necessidades individuais da maioria das pessoas, mas basicamente todas as máscaras disponíveis são classificadas em 4 categorias:

Máscara Nasal

Máscara de Almofadas
Nasais

Máscara Facial
(oronasal)

Máscara Facial total

Todas as máscaras são compatíveis com os equipamentos CPAP e BiPAP | VPAP disponíveis no mercado, independente do modelo ou fabricante. Os encaixes são padronizados, independete do modelo do tubo (traqueia), que pode ser Padrão 22mm, Slim 15mm ou Tubo aquecido ClimateLine.

Se estiver com problemas para conectar uma nova máscara no tubo (traqueia), verifique se o conector da máscara antiga está encaixado no tubo, como no exemplo abaixo:

Encontrar uma máscara confortável e adequada ao seu rosto e estilo de vida é um grande desafio que pode demandar tempo e dinheiro.

As máscaras estão disponíveis em diferentes formatos, tamanhos e tipos de material da almofada (como gel, silicone e tecido). Além disso, algumas máscaras são mais adequadas para determinados estilos de vida, como por exemplo nos casos de quem é claustrofóbico, usa barba ou bigode, dorme de lado, tem sono agitado ou abre a boca enquanto dorme.

Para aumentar suas chances de encontrar a máscara mais adequada, você pode:

1. Utilizar os filtros de pesquisa do departamento  Máscara para refinar sua busca;

2. Responder o Quiz de Máscaras para saber quais produtos são sugeridos de acordo com as suas respostas.

O acúmulo de óleo e sujeira na máscara acelera o desgaste, prejudica a vedação e pode até causar irritações na pele e problemas respiratórios. Por isso, recomendamos que você faça a limpeza da sua máscara regularmente.

O melhor horário para fazer a limpeza é pela manhã, pois você remove imediatamente a oleosidade e há tempo suficiente para a máscara ficar seca para a próxima utilização. 

DIARIAMENTE

- Para a lavagem diária, não é necessário desmontar a máscara completamente;
- Lave a almofada da máscara à mão com água morna (30°C) e sabão neutro, esfregando-a suavemente para remover a oleosidade;
- Enxágüe com água potável e deixe secar sob uma toalha, longe da luz solar direta;
- Não deixe a almofada da máscara de molho.

SEMANALMENTE

- Para limpeza completa, desmonte a máscara conforme instruções do manual;
- Lave as partes separadamente com água morna e sabão neutro, esfregando-as suavemente;
- Use uma escova de cerdas macias para lavar os orifícios de ventilação (respirador);
- Lave o fixador (arnês) à mão, com água morna e sabão neutro;
- Enxágüe bem todas as partes e deixe secar sob uma toalha, longe da luz solar direta.
- Quando estiver seca, remonte a máscara de acordo com as instruções do manual

IMPORTANTE: Se a máscara não estiver completamente seca, conecte a máscara no tubo (traqueia) e ligue a pressão do CPAP para que o fluxo de ar termine a secagem.

Para encontrar produtos específicos para higienização de máscaras e outros acessórios, visite o departamento CONFORTO & HIGIENE


Sabonete Antisséptico NOBAC com Triclosan - Naturelle

Perfeito para limpar máscaras traqueias e outros acessórios de CPAP. Possui PH neutro e ação antisséptica que remove toda sujeira e oleosidade, deixando seus itens renovados e pronto para uso.

As máscaras são produzidas com materiais hipoalérgicos e sem látex, por isso é extremamente raro ocorrer reações alérgicas em decorrência do material da máscara.
Normalmente, sintomas como irritação na pele, feridas e bolhas estão associados a outros fatores da máscara, tais como:

- Ajuste, estilo ou tamanho incorreto;

- Fixador (arnês) demasiadamente apertado ou folgado;

- Sujeira e/ou desgaste – a máscara absorve sujeira, suor, cremes e oleosidade da pele, o que compromete a vedação e pode causar irritação na pele, devido contato prolongado.

 

Consulte o manual de instruções da máscara para identificar se algum material de sua composição pode lhe provocar alergia. Feito isso, experimente algumas soluções sugeridas abaixo:

- Reajuste as tiras do fixador para que fique o mais folgado possível, mas sem comprometer a vedação. A melhor maneira de ajustar a máscara é apertar as tiras em pequenos incrementos com a máscara no rosto e o fluxo do CPAP ligado na sua pressão de tratamento;

- Consulte um especialista para verificar um estilo e tamanho de máscara mais apropriada às suas características;

- Inspecione a almofada da máscara e a armação para identificar sinais de desgaste, rigidez, fissuras ou rupturas. Substitua a máscara ou peças que estão desgastadas;

- Faça a limpeza da máscara diariamente com sabão suave e água morna (30° C). Nunca use produtos abrasivos e perfumados;

- Lave o rosto antes de dormir para remover o excesso de oleosidade facial;

- Evite o uso de loções e cremes faciais, especialmente nas regiões de contato com a máscara;

- Nas áreas sensíveis ou irritadas, use uma fita porosa hipoalergênica disponível em qualquer farmácia para criar uma barreira entre a pele e a máscara. Se necessário, suspenda o uso da máscara por alguns dias até recuperar a pele.

 

Para encontrar produtos específicos, visite o departamento SOLUÇÕES DE CONFORTO 

Dúvidas sobre Apneia do Sono

Dúvida sobre Umidificação

Dúvidas sobre Máscaras

Dúvida sobre Umidificação