Nenhum produto coincide com esta seleção.
{{totalProducts}} resultados
Página {{currentPage}} de {{totalProducts}} produtos encontrados
- < anteriror
- {{page}} {{page}} (current)
- próximo >
A polissonografia é o exame do sono utilizado para diagnóstico da apneia do sono e entre outros padrões anormais do sono. A principal razão de fazer um estudo do sono, é determinar como está a sua qualidade a partir das informações de como o paciente respira. Para isso, é necessário um aparelho polissonógrafo, que é capaz de capturar várias anormalidades fisiológicas, que auxiliam a atingir o resultado do tipo de distúrbio.
A polissonografia pode ser realizada no laboratório do sono ou em casa. A escolha de uma delas fica a critério do paciente e da disponibilidade da clínica ou profissional que aplicará o exame do sono.
O polissonígrafo utilizado no laboratório do sono é diferente do polissonígrafo portátil, utilizado no exame domiciliar. Pois o exame realizado no laboratório do sono registra múltiplas variáveis comportamentais: eletroencefalograma (EEG), eletrooculograma (EOG), eletromiograma (EMG), eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), gases sanguíneos (saturação de oxigênio; concentração de dióxido de carbono), entre outras, que exigem a disponibilidade de vários canais de captura.
Diferentemente do aparelho de polissonografia utilizado no exame laboratorial, o polissonógrafo portátil oferece o conforto de estar em um ambiente familiar, o que influencia positivamente no resultado do exame, além de conduzir a um diagnóstico mais preciso.
Entretanto, o registro de dados do exame do sono realizado em casa é mais limitado, pois geralmente o aparelho polissonógrafo portátil registra apenas o monitoramento das variáveis de esforço respiratório, medido por pletismografia respiratória indutiva. Além de não conter o monitoramento técnico que contém na polissonografia laboratorial.
O polissonígrafo portátil utiliza cinta de esforço respiratório para registrar a expansão do abdômen e do tórax nos eventos da apneia do sono. Variáveis como o ronco, a oximetria e o fluxo respiratório são medidos através sensores de polissonografia e módulos para polissonígrafo.
Fonte: Eduardo Barbosa Partata - CREFITO - 3/121685-F