Dúvidas sobre CPAPs e BiPAPs
CPAP é a abreviação de Continuous Positive Airway Pressure. Traduzindo teremos Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. O CPAP é uma máquina que gera o fluxo de ar para evitar ronco e apneia obstrutiva do sono. O tipo de CPAP é determinado pelo nível de complexidade ao entregar o fluxo de ar para o usuário.
CPAP básico: Os dispositivos básicos possuem a função mais simples que é gerar o fluxo de ar a uma pressão estabelecida, mantendo sua programação por toda a noite. São indicados para pressões mais baixas (até 12cmH2O) e seu cartão de dados apenas registra as horas e dias de uso.
CPAP com alívio expiratório: Também geram o fluxo de ar a uma pressão programada e mantém esta programação por toda noite, contudo estes modelos são equipados com tecnologia que identificam o momento da expiração do paciente e reduz o fluxo de ar, para que a respiração seja mais confortável e natural, estes dispositivos também podem ser equipados com cartão de dados para monitorar os resultados do paciente e até compensar possíveis vazamentos de ar decorrentes de um mau ajuste da máscara de CPAP sobre o rosto.
CPAP Automático: As máquinas automáticas, também chamadas de APAP, ajustam o fluxo de ar respiração por respiração de acordo com as necessidades momentâneas do paciente. Estes são dispositivos de tratamento inteligente que reduzem a pressão quando as vias respiratórias estão estáveis e aumentam a pressão frente a episódios respiratórios tais como apneias, hipopnéias, limitações de fluxo e ronco. O CPAP Automático sempre trabalhará na pressão mínima o suficiente para evitar estes eventos respiratórios. A maioria destes modelos é equipada com o cartão de dados completo, registrando índices importantes sobre o tratamento e gozam da toda tecnologia dos modelos inferiores.
Binível (BiPAP e VPAP): O dispositivo binível permite a configuração de dois níveis de pressão, uma pressão sobre inspiração (IPAP) e uma pressão sobre a expiração (EPAP). Atualmente, o tratamento binível tem sido muito indicado pelos médicos para tratar uma ampla gama de doenças, inclusive as que requerem apoio respiratório 24 horas*. O dispositivo binível também é utilizado em pacientes diagnosticados com apneia obstrutiva do sono e que necessitam de um fluxo de ar muito elevado, normalmente acima de 16cmH2O.
A sigla BiPAP é comumente utilizada para expressar os dispositivos biníveis, embora a sigla BiPAP é propriedade da Philips Respironics, é registrada. A sigla BiPAP indica os dispositivos biníveis da Philips Respironics. A sigla VPAP indica os dispositivos biníveis da ResMed.
Usuários com sucesso na terapia com CPAP registram melhorias nos seguintes aspectos:
- Qualidade do sono
- Qualidade de vida
- Energia e motivação
- Humor
- Desempenho no trabalho
- Poder de concentração
- Maior estimulo sexual
- Prontidão ao dirigir
- Estabilização da pressão sanguínea
A incapacidade de usar o CPAP pode aumentar os sintomas relacionados com a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) não tratada:
- Pressão alta
- Acidente vascular cerebral (AVC)
- Infarto
- Ataque cardíaco
- A insuficiência cardíaca congestiva
- Arritmia cardíaca
- Depressão
- Glaucoma
- Obesidade
- Diabetes
- Fadiga crônica
As máquinas incluem uma tubulação de dois metros, cabo de energia, pelo menos um filtro, manual e uma bolsa para transporte que é projetada especificamente para o seu equipamento.
As máquinas não incluem máscaras e umidificadores, exceto em promoções que são vendidos em conjunto. Mas em geral, máscaras de CPAP devem ser adquiridas separadamente.
Para iniciar o tratamento com o CPAP é necessário comprar a máquina de CPAP e uma máscara. O umidificador pode ser adquirido posteriormente.
É muito importante entender que o CPAP é uma terapia. A terapia é contínua e o CPAP é o mais recomendado e eficaz tratamento para a apneia do sono.
Você deverá usar o CPAP toda vez que for dormir. Usando o CPAP todas as noites e durante os cochilos sua terapia será mais eficiente, o que levará a uma melhora no seu humor e níveis de energia. Lembre-se que mesmo durante um curto cochilo a sua passagem de ar é obstruída e estar sem oxigênio é prejudicial a sua saúde no curto e longo prazo. Para evitar os efeitos colaterais da apneia do sono não tratada use o CPAP toda vez que dormir ou cochilar.
Não. A lei federal não exige uma prescrição válida antes da compra de sua máquina, máscara ou umidificador. Contudo, recomendamos fortemente que você não compre equipamentos antes de passar por uma avaliação médica. Um estudo do sono deve ser realizado para o médico lhe indicar o melhor tratamento.
Para entender como é realizado o diagnóstico do sono, veja em Dúvidas sobre Apneia do Sono.