Alguns usuários de CPAP e BiPAP relatam sentir certo desconforto na hora de dormir, principalmente em razão dos acessórios utilizados, como a traqueia/tubo. Pensando nisso, foram desenvolvidos produtos que ajudam na adaptação e garantem um sono mais tranquilo e confortável. Conheça, neste post, o suporte para elevar tubo e o cotovelo adaptador de traqueia e entenda como funcionam!
Veja também! CPAP e BiPAP: entenda a diferença
Para que servem a traqueia/tubo do aparelho CPAP?
Responsável por conduzir o ar do CPAP ou BiPAP até a máscara, a traqueia é um acessório fundamental no tratamento da apneia do sono com CPAP. Aqui, na CPAPS, você encontra as traqueias originais da Philips Respironics e as da ResMed, como a SlimLine. Por ser mais leve, fina e flexível do que os tubos tradicionais, essa traqueia proporciona mais conforto e liberdade durante o sono no tratamento com o CPAP. Os tubos e traqueias possuem a mesma medida padrão e são confeccionados com os melhores materiais do mercado.
Como evitar que a traqueia/tubo atrapalhe na hora de dormir?
Segundo o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, para aquelas pessoas que sentem que a traqueia/tubo do CPAP atrapalha a dormir, é possível contar com o auxílio do suporte de elevar tubo. Projetado para manter o tubo em uma posição segura e confortável durante toda a noite, esse acessório permite um ajuste mais suave da máscara, impede vazamentos de ar e garante uma movimentação natural. Graças ao sistema compacto e retrátil, o suporte para elevar tubo é fácil de instalar e extremamente portátil. Além disso, a base do suporte pode ser encaixada entre o colchão ou box da cama, atrás do travesseiro ou até mesmo embaixo do CPAP.
Partata destaca também que o cotovelo adaptador de traqueia é uma ótima solução para se adaptar melhor ao uso da traqueia. “Esse acessório é utilizado para fazer a conexão entre a armação da máscara nasal e o tubo/traqueia do CPAP. Ele alinha o posicionamento da traqueia para evitar que o tubo fique torcido ou dobrado durante o sono. Além disso, se as posições de dormir mudarem durante a noite, a conexão giratória do cotovelo adaptador de traqueia permitirá que a máscara se mova livremente”, completa.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para o tratamento da apneia do sono com CPAP. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Wearables: entenda como podem te ajudar a dormir melhor
CPAP fixo ou automático: entenda as diferenças
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
2 comentários