O ronco é a respiração com ruídos durante o sono, um problema que aflige várias pessoas e pode afetar até crianças. Ele pode ser causado por várias questões, entre elas o desvio de septo e o consumo de tabaco e álcool, e ainda pode ser um sintoma da apneia do sono.
Confira alguns fatos curiosos que você provavelmente não sabia sobre esse distúrbio!
Volume do ronco
O barulho produzido pelo ronco e o de uma broca é igual: entre 50 e 100 decibéis. Dormir do lado de uma pessoa que ronca então, é a mesma coisa que dormir ao lado de uma obra. Um tanto incômodo, não é mesmo?
Causa de divórcios
O ronco do seu parceiro pode lhe custar até dois anos de sono perdido ao longo da vida. Isso pode causar irritabilidade, estresse, mau humor e problemas de concentração. Tudo isso, somado, pode se tornar o motivo de um divórcio.
De acordo com a Associação do Ronco, localizada na Inglaterra, é comprovado que, se um dos membros do casal ronca, as chances de separação aumentam. Uma vez que muitos casais passam a dormir em quartos separados, além da possibilidade de aumentar as discussões.
Hereditariedade
Roncar ou não pode ser um fator hereditário. 70% das pessoas que roncam também têm pais e parentes próximos que sofrem do distúrbio.
Homens roncam mais que mulheres
As mulheres reclamam tanto com razão. É verdade que os homens roncam com mais frequência, mais precisamente, 40% das pessoas do sexo masculino roncam, enquanto o distúrbio afeta apenas 30% do sexo feminino.
Mas é preciso ter atenção, o sexo feminino também está sujeito a ter roncos durante o sono, e também ao distúrbio apneia do sono.
O país do ronco
Não há relação entre o país de origem ou residência da pessoa e os roncos. No entanto, foi confirmado que a Itália é o país que abriga mais roncadores. Não se esqueça de levar protetores de ouvido quando for para lá!
O ronco pode causar a indesejada apneia do sono e vários outros problemas, não é mesmo? Então conte com a CPAPS para escolher o CPAP ideal para o seu tratamento. Temos uma equipe de especialistas à sua disposição nos telefones 4007-2922 e 0800 601 9922! Escolha CPAPS.com.br para melhorar a qualidade de seu sono!
Quanto custa o aparelho
Olá Silvana, como vai?
Acesse o link para verificar os aparelhos que temos disponíveis em estoque e suas respectivas ofertas: https://www.cpaps.com.br/cpaps-e-bipap/bipap-vpap