Imagem representa uma mesa repleta de açúcar, que pode agravar os sintomas da apneia do sono.

O açúcar pode agravar os sintomas da apneia?

Tempo de leitura 2 minutos

Açúcar é um item tentador na alimentação diária e, em excesso, pode provocar prejuízos à saúde. Contudo, o açúcar é uma forma ágil de garantir energia quando necessário e é de fácil acesso, o que pode simplificar o início de processos perigosos de dependência.

No conteúdo de hoje, a CPAPS te ajuda a compreender como o açúcar pode ser prejudicial à saúde e como pode, também, agravar os sintomas da apneia do sono. Boa leitura!

Leia também Resposta definitiva: chocolate faz mal para a saúde ou não?

O açúcar pode ser viciante?

Alimentos ricos em açúcar ou gordura de maneira excessiva podem, sim, tornar pessoas viciadas em açúcar. De acordo com um estudo – realizado em parceria entre a Universidade Yale (nos Estados Unidos) e o Max Planck Institute for Metabolismo Research (na Alemanha) –, ter este tipo de itens na dieta alimentar pode provocar alterações no comportamento humano.

Os pesquisadores observaram dois grupos de voluntários por oito semanas: um grupo seguiu uma dieta normal e saudável, com a adição de iogurtes magros na rotina diária, enquanto outro grupo inseriu no dia a dia alimentar iogurtes ricos em açúcar e gordura, consumidos duas vezes ao dia.

Como resultados, os cientistas perceberam que os pacientes que consumiram itens mais calóricos não conseguiram degustar alimentos que têm menor teor de açúcar e gordura.

Além disso, os participantes fizeram uma ressonância magnética enquanto consumiam um milk-shake – como resultado, os cientistas descobriram que aqueles que ingeriram iogurte mais açucarados apresentaram variação nas atividades cerebrais, com destaque para a ativação do sistema de dopamina.

E como o açúcar agrava os sintomas da apneia do sono?

Por ser um item que garante energia de maneira rápida, o açúcar é prejudicial à qualidade do sono. Isso porque essa alta energia mantém o corpo acordado por mais tempo e, assim, afetar o seu sono.

Além disso, o excesso de açúcar no sangue é um dos principais fatores de risco para doenças além dos distúrbios do sono e pode agravar, ainda, a obesidade, o diabetes tipo 2 e as síndromes cardíacas.

Todas essas doenças também são agravantes para a apneia do sono, pois podem provocar problemas respiratórios – assim como a apneia pode ser um agravante para tais distúrbios.

Conte com a CPAPS!

Agora que você já conhece a relação entre o açúcar e a qualidade do seu sono, o que acha de descobrir mais maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias com a CPAPS?

Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes para melhorar sua saúde por completo. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Parar de roncar: ações diárias que amenizam o problema

Refluxo e apneia do sono: entenda a relação entre eles

Fonte: Estudo em parceria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *