Resposta definitiva: chocolate faz mal para a saúde ou não?

Feito de uma fruta tipicamente brasileira, o chocolate é um dos alimentos mais queridos em todo o planeta. Originado do cacau, o doce faz parte da rotina diária dos brasileiros e é produzido em toneladas, como aconteceu em 2021.

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil foi responsável por produzir mais de 690 mil toneladas de chocolate. Essa quantidade é importante para que os brasileiros possam consumir seu chocolate sem diminuir a frequência – tanto de consumo quanto de aquisição.

Ainda de acordo com a pesquisa, 23% dos entrevistados adquirem o doce ao menos uma vez por semana, enquanto 19% deles compram o chocolate a cada 15 dias. Já quanto ao consumo de chocolate, 29% dos respondentes consomem o doce várias vezes durante a semana, e outros 23% comem chocolate uma vez só por semana.

E, falando em chocolate, você sabia que ele provoca efeitos positivos para a saúde física e mental das pessoas? No conteúdo de hoje, a CPAPS traz a resposta definitiva se chocolate faz mal para a saúde ou não. Continue a leitura abaixo e tire suas dúvidas sobre os benefícios do chocolate!

Que tipos de chocolate existem?

O chocolate é um dos alimentos mais queridos e indispensáveis para diversas pessoas, especialmente para as mulheres. Pesquisas apontam que 85% do público feminino apresenta ao menos um sintoma pré-menstrual de maneira perceptiva – e o consumo de comida, como o chocolate, de maneira mais intensiva é um dos principais.

E não importa qual seja o tipo de chocolate para alimentar o seu desejo: eles são inúmeros! Conheça alguns:

  • Amargo;
  • Ao leite;
  • Branco;
  • Com amêndoas;
  • Com castanhas;
  • Em pó;
  • Zero açúcar;
  • Zero lactose.

Alguns benefícios do chocolate para a ansiedade

Um dos benefícios do chocolate, especialmente o amargo, é a contribuição para a redução dos sintomas de síndromes como a depressão e a ansiedade.

Como assim, CPAPS?

Publicado na revista Depression & Anxiety, a pesquisa acompanhou pacientes que consumiram chocolate amargo durante um período de 24h. Quem participou do estudo apresentou 70% menos probabilidade de relatar e apresentar sintomas de depressão do que as pessoas que não consumiram chocolate amargo.

Isso acontece porque o chocolate possui triptofano, um aminoácido responsável por ajudar o sistema nervoso central a equilibrar a produção de serotonina, que regula o humor, a ansiedade, o apetite e o sono.

O chocolate amargo também contribui para promover bem-estar em quem é acometido pela ansiedade. Isso porque o alimento é rico em polifenóis, que proporciona uma sensação de calma e relaxamento. Essa sensação alivia sintomas da ansiedade e contribui para melhorar o humor de quem sofre com a síndrome.

Contudo, é importante ter atenção: apesar de ser delicioso, o chocolate ainda é composto por açúcar e, em excesso, pode causar problemas à saúde. Por isso, escolha preferencialmente os chocolates compostos por 70% de cacau, no mínimo.

O chocolate tem outras vantagens, CPAPS?

Sim! Além de contribuir para aliviar os sintomas de síndromes como a ansiedade e a depressão, o consumo de chocolate proporciona melhorias a curto e a longo prazo:

  • Aprimora a cognição, melhorando a atenção, a velocidade de processamento e a memória;
  • Melhora a saúde dos vasos sanguíneos;
  • Contribui para reduzir a pressão arterial;
  • Libera endorfinas para o cérebro, que são os mesmos neuroquímicos da paixão.

O chocolate afeta o sono. Mito ou verdade?

Verdade. O chocolate possui em sua composição cafeína e açúcar. Juntos, esses itens podem prejudicar o sono de quem consumiu o chocolate momentos antes de dormir. Porém, quando consumido em diversos horários do dia, longe de você iniciar sua rotina de sono, o chocolate só traz benefícios, pois possui ativos antioxidantes em sua composição, e estes contribuem para o bom humor e para melhorar a qualidade de sono de quem o consome.

Acompanhe a CPAPS

No conteúdo de hoje, você leu e percebeu que a resposta definitiva para a pergunta “o chocolate faz mal para a saúde?” é não – especialmente quando não for consumido antes de dormir para, assim, não atrapalhar a qualidade do seu sono.

E, agora que você conhece mais sobre os benefícios do chocolate para a sua saúde física e mental, que tal conhecer mais dicas sobre a qualidade do sono e os hábitos saudáveis para a sua vida?

Então confira o nosso blog e tenha acesso a conteúdos exclusivos, com dicas e novidades relevantes para melhorar a sua qualidade – de vida e de sono. Clique aqui e acesse a página principal do nosso blog para se atualizar!

Referências: Diário de Pernambuco

Opinion Box

Revista Galileu

ScienceDirect

Veja

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *