Blog CPAPS

Acordo pior quando durmo com CPAP. Por quê?

mascara-eson2-fisher-paykel-como-acordar-melhor-com-cpap
  • CPAPS
  • 2 de julho de 2019

Acordar se sentindo mais cansado ao dormir com CPAP, pode fazer parte da nova rotina de quem está começando o tratamento da apneia do sono. Mesmo que não experimente mais os sintomas, acordar fatigado pode estar relacionado ao novo ajuste que o organismo faz para se adaptar ao uso do aparelho CPAP.

Se você tem se sentindo assim, não desanime! Nesse post vamos abordar as possíveis causas de estar se sentindo pior ao dormir com CPAP. É bem provável que você se identifique com alguma delas, então continue lendo!

Adaptação ao tratamento da apneia do sono

Alterar a rotina do sono, nem de longe parece algo fácil, ainda mais quando se trata de dormir com um equipamento. A maioria das pessoas diagnosticadas com apneia do sono já apresentam aversão ao tratamento da apneia do sono, sem nem ao menos dar a chance de conhecer ou tentar.

A adaptação ao tratamento da apneia do sono realmente não é fácil, demanda tempo, persistência e paciência. Muitos novos usuários acham que, por não conseguirem dormir à noite inteira com o CPAP, devem desistir, porque, afinal, não conseguiram se adaptar.

Geralmente, as pessoas que já se adaptaram ao tratamento da apneia do sono, passaram, basicamente em três etapas:

  1. Conhecimento do CPAP e uso dos acessórios: é preciso usar todas as noites para aprender a usar a máscara, e conhecer os recursos disponíveis no equipamento
  2. Adaptação do organismo ao fluxo de ar: o organismo precisa se acostumar com o uso do CPAP, já que ele induz a reeducação da respiração enquanto se dorme
  3. Conciliar uso do CPAP ao sono: essa é a última fase, em que as duas etapas anteriores estão aliadas. Agora o usuário de CPAP consegue sentir sono ao colocar o CPAP, além disso, dorme tranquilamente.

Razões de acordar pior ao dormir com CPAP

Existem vários motivos que podem levar ao usuário de CPAP acordar se sentindo pior, e isso inclui no processo de adaptação, entre eles:

  • Sentir o fluxo de ar no rosto e na garganta
  • Limite de mudança de posição com receio da máscara deslocar
  • O ruído da respiração que ficou mais evidente no quarto
  • Tirar a máscara durante o sono sem perceber

Entre esses e outros motivos, o mais comum entre os usuários é a dificuldade de usar a máscara a noite toda. Muitas pessoas tiram a máscara involuntariamente durante o sono. E a máscara não estando no rosto, obviamente o uso é interrompido, e consequentemente terá alguns quadros de apneia.

Existem outros motivos que podem levar a acordar pior depois de dormir com CPAP, incluindo:

  • Vazamento de ar na máscara
  • Claustrofobia
  • Mudanças na posição de dormir
  • Ruído

Não tem como negar que a adaptação ao tratamento da apneia do sono pode fazer com que a pessoa sofra algumas mudanças, e há grande probabilidade de não ser confortável no início. Então, essa ainda pode ser uma das razões de acordar se sentindo pior ao usar o CPAP. Mas pense que isso é uma fase, e que com o tempo, você vai chegar ao ponto de se sentir confortável o suficiente para dormir e aproveitar os benefícios do uso do CPAP.

Uma boa dica é estabelecer metas pra você mesmo. Por exemplo, estipule que durante uma semana, dormirá 4 horas seguidas com o CPAP, e nas semanas seguintes aumentará o tempo. Além de aliviar a tensão de ter que dormir à noite inteira com o CPAP, com o passar do tempo você encontrará posições para dormir melhor.

A prática leva à perfeição

Quanto mais você conhecer e testar os acessórios e usar o seu CPAP, maiores serão as chances de se adaptar ao tratamento da apneia do sono. Algumas práticas podem funcionar:

  • Se a sua dificuldade é usar a máscara à noite inteira, tente usar acordado e até nos cochilos durante o dia;
  • Se estiver lendo, assistindo TV ou apenas repousando, coloque a máscara e ligue o CPAP. Isso ajuda o seu organismo a se acostumar com o fluxo de ar
  • Confira sempre se o ajuste da máscara não está folgado ou apertado de mais, e principalmente se o CPAP está enviando o fluxo de ar.
  • Utilize o recurso “Rampa” do seu CPAP, ele envia o fluxo de ar gradualmente, em vez de começar na pressão final, recomendada pelo médico.

Ficou alguma dúvida? Aqui na CPAPS você conta com uma equipe de especialistas que podem te orientar e te ajudar. Se você precisar de esclarecimentos ou suporte, acesse o chat online no site www.cpaps.com.br, ou ligue para 0800 601 9922. Você ainda pode fazer contato pelo Whatsapp, clicando aqui.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Acordo pior quando durmo com CPAP. Por quê?' 2 Comentários

  1. 23 de novembro de 2020 @ 18:00

    Procuro saber se vocês tem representantes aqui na cidade do Rio de Janeiro.
    Grato

    • 24 de novembro de 2020 @ 11:40

      Olá Ary, como vai?

      Entre em contato conosco através de nossa central de atendimentos, pelo telefone 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook