Depois de ter recebido a receita do médico, muitas pessoas se perguntam: por quanto tempo vou usar CPAP? O tratamento da apneia do sono pode parecer muito complicado e difícil de se adaptar, alguns até julgam ser impossível. Por isso, é importante compreender como o CPAP vai atuar no tratamento da apneia, se o tratamento deverá ser suspenso, e quando isso acontecerá.
Por quanto tempo vou usar CPAP?
A apneia do sono é um distúrbio que não tem cura, mas pode ser tratada para evitar o seu progresso e complicações na saúde. Assim como outras doenças, como a diabetes, hipertensão e até mesmo problemas oculares, a apneia pode ser solucionada e monitorada a partir de um tratamento ou uso de equipamento, que deve ser feito continuamente. Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!
Quando o uso do CPAP pode ser suspenso?
Em algumas situações, o tratamento da apneia do sono pode ser suspenso quando a cirurgia de correção da anormalidade anatômica solucionar o problema das obstruções e ronco, como retirada dos pólipos nasais, adenoide ou correção do desvio de septo. Nesses casos, a pessoa que sofre com o distúrbio deve usar o CPAP até a data da cirurgia, para obter melhora na qualidade do sono. Depois, observando melhora e cura da apneia, é possível que o uso do CPAP seja suspenso.
Como o CPAP vai tratar a apneia do sono?
A apneia do sono é provocada por obesidade e por anormalidades anatômicas do queixo, pescoço, traqueia, e até a cavidade nasal, que dificultam ou obstruem a passagem do ar para o organismo, e causam sintomas comuns como ronco, cansaço e muita sonolência. O CPAP é um aparelho que emite ar pressurizado para evitar a obstrução da passagem do ar, tratando a apneia e eliminando os outros sintomas.
Como é feito o tratamento da apneia do sono com CPAP?
O tratamento da apneia do sono é feito com um aparelho CPAP e uma máscara, enquanto se dorme. Portanto, o usuário deve utilizar os equipamentos todas as noites e, se possível, até em cochilos durante o dia.
É difícil se acostumar com o CPAP?
É extremamente natural estranhar o uso do CPAP nos primeiros dias. Podemos comparar ao uso dos óculos de grau: no início pode incomodar, mas depois não conseguirá dormir sem o CPAP. Para garantir mais conforto no tratamento do ronco, é importante que você encontre o CPAP e máscara ideal para o seu tipo de rosto.
Por ficar em contato com o rosto, a máscara é determinante para definir a adaptação ao tratamento. Já falamos aqui sobre os tipos de máscara e como escolher a ideal para você! Conheça a CPAPS e encontre os melhores produtos para o seu tratamento respiratório.
Fonte: Clêdisson Souza – fisioterapeuta – CREFITO – 246452/ES
Excelente informações, gostaria de saber se o aparelho da Philips é bom, ou se outros aparelhos são mais aconselhável para apneia do sono. Obrigada
Olá Denise! Tudo bem?
Os aparelhos da Philips Respironics são excelentes para o tratamento da Apneia do Sono.
Modernos e discretos, esses aparelhos estão disponíveis em versões fixas e automáticas, com vários recursos de conforto.
Para maiores informações, envie uma mensagem para o nosso whatsapp comercial: (27) 995024226.
Será um prazer ajudar na escolha do kit ideal para a sua terapia do sono 😉
Muito bom!!!Obrigada, seu texto é esclarecedor!!!
Eu quero saber quando tempo é a duração do aparelho anti ronco?
Olá Maria da Penha, como vai?
A vida útil do aparelho é a mesma de um equipamento eletrônico, a maneira como armazena, higieniza e utiliza podem interferir na durabilidade.
Boa Noite!
Não estou conseguindo me adaptar ao uso do Cepap.
Acho incômodo, e não me ajuda a dormir. Pelo contrário, não estou conseguindo dormir com o Cepap.
O que fazer?
Olá Rita, bom dia! Como vai? A adaptação ao tratamento com CPAP é uma etapa muito importante da jornada de quem vai começar a usar o equipamento.Usar o CPAP durante toda a noite nas primeiras semanas pode não ser uma tarefa tão fácil para quem está começando o tratamento, pois é natural precisar de tempo para se adaptar a dormir usando uma máscara e um dispositivo. Por isso, se você tiver muita dificuldade de usar o CPAP a noite toda, comece com 4 horas por noite. Os modelos de CPAP possuem muitas configurações e, em algumas versões, as tecnologias de conforto são avançadas, permitindo o ajuste de acordo com a necessidade de cada usuário. A máscara é o acessório principal de adesão ao tratamento da apneia do sono. Como ela possui contato direto com o rosto do usuário, é necessário que ela proporcione conforto, aderência e vedação para auxiliar na adaptação e também no sucesso do tratamento com CPAP. Para maiores informações, entre em contato com o nosso time de especialistas do Suporte Pós Vendas no 0800 601 9922 opção 2!
Tô com 02 dias fazendo uso do CPAP com Máscara ,não me adaptei,não consigo dormir,será q posso fazer uso do zorbitem de 5 Mg,até começar a me adaptar?
Olá Clovis, boa tarde! Tudo bem? Nós sabemos da importância da adaptação ao tratamento com CPAP é uma etapa muito importante da jornada de quem vai começar a usar o equipamento. Aqui na CPAPS, o senhor conta com um time de especialistas em terapia respiratória para auxiliá-lo com as dúvidas que podem surgir nesse período. O nosso atendimento é 08 às 18 horas, de segunda à sexta pelo site e Central (0800 601 9922), temos o Plantão do Sono, um canal feito para tirar dúvidas, que funciona até as 22 horas. Aos sábados, ficamos disponíveis até 12h na Central e até às 14 pelo Plantão. Permanecemos à disposição!
Obrigada por sua resposta.
Vou tentar me adaptar.
Olá. Sou Patrícia Costa
Tenho apneia obstrutiva do sono grave
Uso o aparelho CPAP acordo 6 da manhã e vou trabalhar. As 10 horas da manhã já estou morrendo de sono não consigo dar mais aula para meus alunos.
O que faço
Olá Patricia, como vai? A quantidade de pressão para evitar ronco e apneia pode mudar diariamente. Se o CPAP estiver mal regulado ou desatualizado pode acabar sendo ineficaz. Seria de suma importância analisarmos as configurações do seu aparelho CPAP e o relatório clínico para verificamos o comportamento de sua terapia. Entre em contato com os nossos especialistas no 0800 601 9922! Te esperamos e se cuide, hein? 😘
Boa Noite. Meu cpap está aparecendo uma mensagem que sua vida útil acabou e manda entrar em contato com a assistência técnica, qual o procedimento a seguir ?
Olá Diego, como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para maiores informações a respeito de acionamento referente a assistência técnica, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2!
Boa noite comecei a usa o cpap a dois meses. No 4 dia na pula verdade ja tinha acostumado. Mt bom mesmo e outra qualidade de vida.
Bom dia Fábio, como vai? Que ótimo!! Ficamos muito felizes com o feedback e que houve uma melhora significativa em seu estilo de vida. Desejamos muito sucesso e no que precisar pode contar com o nosso time de especialistas do Setor Comercial e Pós Vendas da CPAPS!! ✨✨✨
Onde encontro assistência técnica para cpap icon da Fisher & Pyckel.
O defeito é quebra do botão liga e desliga.
Olá Domingos, como vai? Entre em contato com a nossa equipe de suporte, pelo telefone 0800 601 9922.
Estou usando o cpap há 2 meses e ainda não me adaptei. Agora, meu nariz amanhece entupido sempre. Ainda não tive uma noite de sono que eu pudesse dizer, foi revigorante. Acordo cedo, e por várias noites, tive insônia. O que faço para melhorar isso? Agora mesmo estou acordada desde as 3 . E fui dormir as 23 e 30.
Oi , tudo bem ? Comprei com vocês o meu cpap , tira uma dúvida estou usando a 2 meses , tudo tranquilo , só que IAH , continuam muitos altos , quanto tempo demora para abaixar ?
Obrigado
Aguardo retorno
Olá Marco, como vai? Pensando em proporcionar um tratamento para apneia do sono mais eficaz, tanto para iniciantes quanto para pessoas que realizam a terapia há mais tempo, na CPAPS disponibilizamos uma série de especialistas que ajudam no acompanhamento da sua terapia respiratória. O senhor pode estar nos contatando por nossa central 0800 601 9922, um de nossos consultores poderão te auxiliar quanto as dúvidas referente aos resultados da sua terapia! 😉
Onde comprar o aparelho mais em conta custa muito caro
Olá Nilton, como vai?
Agradecemos o seu contato! Nossa equipe de especialistas fará contato muito em breve para te apresentar os modelos disponíveis e passar mais informações quanto aos prazos e valores. Caso prefira, também pode entrar em contato conosco através da central 0800 601 9922, será um prazer te atender. Estamos à disposição!
Oi…estou usando o aparelho a 4 anos,eu me adaptei na primeira noite,estou muito bem.
Olá Claudia, como vai?
Agradecemos e ficamos muito felizes com o seu feedback, que sirva de inspiração para quem esteja iniciando a terapia com o aparelho CPAP =)
Olá. Eu uso o aparelho, há 3 meses, mas ainda não me adaptei. Geralmente acordo sem o mesmo. Tiro do rosto sem perceber
Olá Maria, como vai?
O tempo estimado para se adaptar com o uso do CPAP varia de um usuário para outro, pois cada organismo tem um ritmo próprio de adaptação. Algumas pessoas se adaptam facilmente em um período de 7 a 15 dias, mas outras podem levar de 1 a 3 meses para se acostumarem. Esse tempo também dependerá das medidas que você toma para solucionar os incômodos. O importante é sempre manter contato com o médico do sono que faz o acompanhamento e na adaptação ao tratamento. Estamos à disposição!
Sou de Belo Horizonte. Meu pneumologista pedir pra retornar ao consultório em novembro, levando o relatório da memória do cartão do Cpap para que seja avaliado por ela. Qual especialista deve procurar pra que faça essa leitura do cartão? Tem algum pra me indicar pela UNIMED?
Olá Maria, como vai?
Nós conseguimos emitir o relatório remotamente para a senhora, mediante envio dos dados compactados do cartão SD. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!
Tenho um cpap automático. Há a necessidade de calibrar a pressão dele ou o aparelho regula automaticamente? Obrigado.
Olá, José! Esperamos que você esteja bem. O CPAP automático é projetado para ajustar a pressão de acordo com suas necessidades durante o uso. Normalmente, não é necessário calibrá-lo manualmente, pois o aparelho detecta as variações na sua respiração e ajusta a pressão automaticamente. No entanto, é sempre uma boa prática consultar o seu médico ou especialista em sono para garantir que o aparelho esteja configurado corretamente para suas necessidades específicas. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a eficácia do tratamento, não hesite em procurar orientação profissional.