Blog CPAPS

Ressecamento nasal com CPAP: dica, truques e produtos

ressecamento-nasal-ao-dormir-com-cpap
  • CPAPS
  • 2 de julho de 2019

Lidar com ressecamento nasal pode tornar negativa, a experiência de uso do CPAP durante o sono. O ressecamento nasal é incomodo e problemático, além de trazer desconforto, é comum que algumas pessoas apresentem até congestão nasal. Se você se identificou com essa situação, confira as dicas e soluções que vamos compartilhar com você!

Sintomas do ressecamento nasal com CPAP

O fluxo de ar frio enviado pelo CPAP é pressurizado e contínuo, o que, às vezes, pode dificultar a via aérea nasal a manter a umidade e calor na respiração. Consequentemente, o usuário pode, eventualmente, ter sintomas de inflamação e ressecamento no tratamento da apneia do sono, como:

  • Nariz seco
  • Sangramento nasal
  • Boca seca
  • Garganta seca
  • Lábios rachados e secos

Em casos extremos, no tratamento da apneia do sono, pode apresentar infecção de garganta, nos seios da face, além da congestão nasal.

Causas do ressecamento nasal

A via aérea nasal é repleta de veias e vasos sanguíneos, que se esfriam facilmente com o fluxo de ar do CPAP. Além disso, no ciclo respiratório comum, sem o uso de equipamentos, as cavidades nasais conseguem aquecer e umidificar o ar antes de chegar ao pulmão. E por isso, o nariz não fica ressecado.

Com o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono, esse processo não é feito, pois o fluxo de ar intenso e constante, não oferece tempo hábil para esse aquecimento e umidificação serem feitos.

Truques para acabar com o ressecamento nasal

  1. Ajuste da máscara de CPAP: O ressecamento nasal pode acontecer devido ao vazamento de ar pela máscara. É importante conferir se o ajuste da máscara está adequado ao seu rosto
  2. Lavagem nasal com soro fisiológico: Procedimento muito recomendado por médicos, além de hidratar a mucosa, a lavagem nasal pode amenizar os incômodos de ressecamento no nariz
  3. Utilize um descongestionante nasal: O descongestionante pode te ajudar a respirar melhor nos primeiros dias do tratamento, além de aliviar os sintomas de ressecamento nasal.

Dicas e produtos para acabar com o ressecamento nasal

Umidificador para CPAP

O uso do CPAP, em alguns casos, pode causar irritação e isso levar ao ressecamento nasal, em alguns casos mais graves, pode até sangrar. Ou, as cavidades nasais podem produzir muco em excesso para proteger as passagens nasais, resultando na famosa congestão nasal.

Essa irritação nasal pode se desenvolver e se não tratada, pode se tornar acumulativa. Consequentemente, uma porta aberta para infecções!

Ao usar o umidificador de CPAP, além de eliminar a irritação e adicionar umidade ao ar, ele é capaz de ajudar a tornar a respiração mais natural, evitando o ressecamento, além de ajudar na hidratação da mucosa.

O umidificador é um equipamento que pode ser acoplado ao CPAP. O tubo passa a ser conectado ao umidificador, que por sua vez, é encaixado à máscara. No umidificador de CPAP é possível ajustar facilmente o nível de umidade que deseja receber, assim você pode adequar de acordo com o clima da sua região, e a estação do ano.

A umidificação é feita a partir de uma base com placa de metal que aquece, transferindo o aquecimento para o recipiente de água. A água passa do estado líquido para gasoso, gerando a umidade ideal ao usuário, favorecendo o conforto e sono tranquilo no tratamento da apneia do sono.

Máscara oronasal

Se além do ressecamento nasal, você sentir ressecamento na boca ou na garganta, provavelmente você precisa usar uma máscara oronasal. Ela abrange a boca e o nariz, evitando qualquer possível vazamento do fluxo de ar enviado pelo CPAP.

Em muitos casos, apenas utilizar o umidificador para CPAP não soluciona o problema de ressecamento, devido o vazamento de ar – conforme mencionamos logo mais acima nesse post – sendo necessário a adaptação da máscara oronasal.

Tubo aquecido

O tubo aquecido é um acessório que está disponível somente em algumas marcas, e é necessário ter o umidificador para que realmente funcione. O tubo aquecido ajuda a fornecer a umidade ideal na máscara.

Por exemplo, quem mora em regiões de clima frio e usa CPAP com umidificador e um tubo tradicional, pode acordar pela manhã e ver o tubo com gotículas de água. E isso acontece devido à quebra de temperatura do ar que está dentro (que é mais elevada) em relação com a de fora do tubo (que é mais baixa). Isso leva a condensação de água no tubo padrão.

A principal função do tubo aquecido é evitar essa condensação, pois em sua extremidade contém sensores capazes de controlar a temperatura interior do tubo. Para compreender melhor o funcionamento do tubo aquecido acesso o post “Qual a Função dos Tubos Aquecidos de Umidificador?”

As dicas e truques podem ser muito efetivos no seu tratamento da apneia do sono, mas se você continuar com a secura nasal e na boca, mesmo depois de seguir todas essas orientações, orientamos a consultar o médico especialista que faz acompanhamento do seu tratamento da apneia do sono.

É importante investir no seu tratamento da apneia do sono, dormir bem vai além de uma noite de sono, o descanso pleno, do corpo e da mente influenciam e muito, na sua saúde.

Aqui na CPAPS você conta com uma equipe de especialistas para te orientar e oferecer o suporte que você precisa no tratamento da apneia do sono. Através do telefone 0800 601 9922 você pode obter informações e dicas, ou então conversar com um especialista por whatsapp, clicando aqui.

Separamos alguns temas que podem te interessar:

Máscara nasal e ar-condicionado: Dicas para ter mais conforto
Máscara nasal e oronasal para CPAP: Entenda a diferença entre as duas
Como umidificador ajuda na adaptação ao CPAP

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'Ressecamento nasal com CPAP: dica, truques e produtos' 2 Comentários

  1. 23 de abril de 2020 @ 23:28

    Comprei um cpap com umidificador, mas estou sentindo dificuldades, pois estou sentindo dor no peito para respirar durante o dia, alem de minha respiração estar totalmente alterada,o que fazer?

    • 24 de abril de 2020 @ 12:15

      Oi Maria,

      É muito importante que as configurações do aparelho CPAP estejam ajustadas para o seu tratamento. Estou me referindo à pressão de ar que o CPAP envia para manter suas vias respiratórias desobstruídas. Se você tem um CPAP automático significa que a quantidade de pressão será ajustada dinamicamente de acordo com a sua necessidade, mas mesmo assim pode ser necessário fazer adaptações para que você se sinta confortável. Nesse caso, você deve entrar em contato com o médico que te recomendou o tratamento para obter o ajuste necessário. Se você comprou seu aparelho com a CPAPS.COM.BR e tem os resultados dos seus exames em mãos, você também pode entrar em contato com o nosso atendimento no 0800 601 9922.

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook