dirigir com sono

Dirigir com sono nunca é uma boa opção: entenda os riscos

Tempo de leitura 3 minutos

Você sabia que dirigir com sono pode causar consequências irreparáveis? Embora muito divulgado pela mídia, poucas pessoas se atentam e conscientizam sobre os riscos da combinação entre uma noite mal dormida e o volante do carro. Contudo, é possível ver diariamente nos noticiários, seja na televisão ou internet, todas as consequência da direção combinada ao sono

No entanto, todos nós podemos ter dormido mal em uma noite, mas a privação do sono prejudica caminhoneiros, motoristas particulares, motoristas de transporte, condutores de aplicativo e diversos outros motoristas que trabalham pelas estradas do Brasil. Apenas um breve cochilo pode causar um acidente grave.

Conforme dados recentemente divulgados pela ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), a má qualidade do sono é responsável por 42% dos acidentes de trânsito no Brasil. A pesquisa feita em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia e o Conselho Regional de Medicina afirma que a privação de sono torna a reação a estímulos mais lenta.

Quando não conseguimos dormir pelo tempo necessário para que o corpo se recupere, desenvolvemos os sintomas da fadiga. Dessa forma, os nossos reflexos ficam mais lentos e, com menor concentração na direção, os riscos de acidentes aumentam. Portanto, cabe um alerta muito importante: o sono causa efeitos tão perigosos quanto a ingestão de álcool.

+ Melatonina: descubra tudo sobre o hormônio do sono

Entenda a relação entre apneia, sono saudável e direção

A apneia obstrutiva do sono (AOS), como o próprio nome já diz, é um distúrbio que afeta a qualidade do sono, causa paradas respiratórias e pode ocasionar diversos malefícios para a vida das pessoas que dirigem. Esse distúrbio se caracteriza pelo entupimento das vias respiratórias superiores, ocasionando a interrupção do fluxo de ar e, consequentemente, acarretando em um sono superficial, ronco e engasgos noturnos.

aparelho CPAP
O tratamento da apneia do sono pede a utilização de um aparelho CPAP.

Contudo, um dos principais sintomas demonstrados por apneicos é a sonolência diurna excessiva e uma sensação de fadiga constante, reduzindo a concentração e atenção nas atividades – sendo muito perigosa para pessoas que precisam ou trabalham dirigindo. Nesses casos, o tratamento é feito geralmente com o uso do CPAP, que restabelece o sono saudável.

+ A apneia do sono tem cura? Descubra agora mesmo!

5 dicas para evitar dirigir com sono

Em casos onde seja necessário dirigir por longos períodos, alguns cuidados podem ser tomados para espantar a sonolência por algum tempo – diminuindo as chances de acidentes por dormir ao volante ou falta de atenção. Contudo, antes de pegar no volante, o ideal é ter dormido de 7 a 8 horas à noite. Veja alguns cuidados que podem reduzir o número de acidentes em função disso:

  1. Interrompa a viagem a cada 2h e alongue, caminhe e converse um pouco;
  2. Evite dirigir por mais de 6h seguidas;
  3. Faça refeições leves evitando frituras e excessos de carne;
  4. Beba água para manter a hidratação natural;
  5. Assim que sentir sono ou fadiga, durma.

Contudo, vale lembrar que a melhor forma de evitar problemas no trânsito é descansando bem e, claro, em caso da presença de apneia do sono, o início do tratamento o quanto antes. Não há receitas de bolo ou fórmulas mágicas de espantar o sono ao volante. A forma certa, sobretudo, é descansar bem e ter a consciência de não dirigir quando está muito cansado ou com sono.

Conte com a CPAPS para o seu tratamento

Como você viu neste conteúdo, a apneia do sono pode ser bem danosa para a sua vida e, inclusive, pode ser um dos fatores precursores para um acidente. Por isso, o tratamento deste problema é indispensável para uma vida mais tranquila. Essa é a nossa especialidade! Clique aqui e confira todos os produtos do nosso site que são voltados para o tratamento da apneia do sono.

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *