A apneia do sono é um distúrbio cada vez mais comum que afeta milhões de pessoas no mundo todo e compromete diretamente a qualidade do descanso. Se você já acordou com a sensação de cansaço e boca seca, mesmo após horas de sono, ou ouviu reclamações sobre seu ronco frequente, fique atento.
Descubra agora com a CPAPS 4 curiosidades sobre esse distúrbio do sono. Boa leitura!
Leia também – Ozempic serve para tratar a apneia do sono?
O que é a Apneia do Sono?
A apneia do sono se caracteriza por interrupções recorrentes da respiração durante o sono. Essas paradas podem ser parciais ou completas e resultam em noites de sono que não oferecem o repouso necessário. Os sintomas mais comuns incluem o sono não reparador, dificuldades de concentração, dores de cabeça pela manhã, e até a sonolência excessiva durante o dia.
A falta de oxigenação adequada causada pela apneia pode, a longo prazo, provocar complicações mais sérias, como arritmias cardíacas e até agravar doenças crônicas, incluindo hipertensão e diabetes.
Leia também: Apneia do sono: o que fazer após o diagnóstico?
Curiosidades
- Distúrbio comum e subdiagnosticado: a apneia do sono afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, mas muitos não sabem que possuem a condição, o que a torna um dos distúrbios de sono mais subdiagnosticados.
- Ronco e Apneia: nem toda pessoa que ronca tem apneia, mas o ronco frequente e alto, acompanhado por interrupções na respiração, é um dos principais sinais do distúrbio.
- Impacto no coração: a apneia aumenta o risco de doenças cardíacas, incluindo arritmias e infartos, devido à baixa oxigenação do sangue durante o sono.
- Afeta o sono do parceiro: o ronco e as interrupções na respiração de uma pessoa com apneia podem afetar quem está dormindo ao seu lado, comprometendo também a qualidade do sono de familiares ou parceiros.
+Leia mais: Mitos e verdades da apneia do sono
Tratamento da Apneia do Sono
O tratamento da apneia deve ser orientado por um médico especializado. O exame indicado para diagnosticar o paciente é a polissonografia, que também identifica várias outras disfunções do sono.
+Leia mais: Polissonografia: saiba tudo sobre o exame
O tratamento mais utilizado para a maioria dos casos é feito com o aparelho CPAP, que gera um fluxo de ar, entregue através de uma máscara ajustada no rosto do paciente. É um tratamento muito eficiente para a apneia obstrutiva do sono, que oferece benefícios imediatos para a saúde e qualidade de vida.
Na CPAPS, oferecemos o que há de mais moderno para o tratamento da apneia. Conte com a gente para garantir um sono de qualidade e uma vida mais saudável!
Tenha mais bem-estar com a CPAPS
O que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Estresse e apneia do sono: conheça a relação
Energético causa efeitos que agravam a apneia
Como um CPAP de última geração pode transformar seu sono
Fontes: Folha de Pernambuco / Biologix
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023
2 comentários