Você costuma sentir muito sono durante o dia e até mesmo um cansaço excessivo? Sente dificuldade para estudar, trabalhar ou focar em alguma outra atividade? Caso tenha respondido sim para estas perguntas, este post foi feito especialmente para você. Separamos 4 dicas que te ajudarão a ter mais energia no dia a dia e acabar com a sonolência diurna. Continue lendo e confira!
Veja também: Por que sinto tanto cansaço e desanimo?
Entenda qual a possível causa da sonolência diurna
Antes de qualquer coisa, é importantíssimo entender o que pode estar causando toda essa sonolência diurna e cansaço excessivo. Uma das principais causas pode ser a apneia do sono, um distúrbio grave que provoca repetidas paradas respiratórias durante o sono, que levam a microdespertares.
Isso está diretamente relacionado ao cansaço durante o dia, pois como consequência de um sono agitado, o corpo e a mente não recebem o pleno repouso, ou seja, o sono não é reparador. O que reflete na dificuldade de se concentrar em atividades diárias, como estudar e trabalhar.
Veja como acabar com a sonolência diurna
1- Alimentos estimulantes: consuma alimentos ricos em cafeína – conhecidos como estimulantes: café, açaí, chocolate, chá verde e chá de gengibre. Estes aumentam a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea.
2- Alongamentos: exercícios que estimulam a circulação sanguínea, como o alongamento, são muito eficazes para render uma energia extra durante o dia. Alongue-se a cada 30 minutos.
3- Exercício de respiração: inspire fundo o ar pelo nariz, segure por 2 segundos e depois solte pela boca. Repita até 10 vezes. Esses exercícios ajudam a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, podem combater a sensação de sonolência diurna.
4- Lanches saudáveis: comer pequenos lanches saudáveis, como iogurte com cereais, enquanto trabalha ou estuda pode ajudar a combater o sono. Isso porque, eles são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro.
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:
Veja também:
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
25 comentários