No dia 9 deste mês foi comemorado o Dia Nacional da Imunidade, e queremos aproveitar a data para lembrar o quanto é importante cuidar bem da sua saúde.
Você já reparou que nos últimos anos houve uma diminuição na média de duração do sono? Com rotinas cada vez mais intensas, as pessoas estão dormindo cada vez menos. E um estudo realizado no Instituto do Sono e publicado na edição de setembro da revista Sleep mostrou que a quantidade de horas de sono influencia diretamente na imunidade do nosso organismo.
De acordo com a pesquisa, comparadas a quem dorme no mínimo 8 horas por noite, as pessoas que dormem menos de 5 horas estão 5 vezes mais propensas a desenvolver problemas como resfriados e gripes. E quem dorme de seis a sete horas tem de 3 a 4 vezes mais chances de desenvolver tais problemas.
O estudo mostra, ainda, que a privação do sono diminui a produção das células de defesa, afetando a imunidade, e prejudica respostas a um desafio imunológico. Além disso, outros estudos já mostraram que dormir é importante para a metabolização de radicais livres e para a recomposição das funções cardiorrespiratórias.
Ter o sistema imunológico enfraquecido aumenta as chances de contrair doenças infecciosas, se sentir sempre cansado e ter dificuldade em se recuperar de problemas simples como gripes e resfriados. Além disso, pode aparecer herpes nos lábios, e é possível ter estomatite. A pele pode sofrer com infecções causadas por vírus ou bactérias, as unhas podem ficar fracas e os cabelos podem cair.
Por isso, é muito importante dormir bem, fortalecer sua imunidade e ficar bem longe das doenças! E se você está com problemas no sono, a CPAPS pode te ajudar! Conte com a CPAPS.com.br para ter um sono mais saudável e com qualidade. Nossos produtos auxiliam adultos e também crianças no tratamento de apneia do sono e terapia respiratória.
- Poluição de carros aumenta problemas respiratórios - 13 de novembro de 2023
- DreamStation: CPAP tecnológico da Philips Respironics - 22 de maio de 2023
- Polissonografia basal: o que é e como melhora a sua saúde? - 3 de abril de 2023
2 comentários