Ter uma saúde respiratória boa, sem sombra de dúvidas, é uma das melhores formas de garantir uma boa qualidade de vida. Por isso, é indispensável que cuidemos do nosso sistema respiratório para nos mantermos saudáveis sempre. Mas como podemos fazer isso? Neste post, trouxemos 10 dicas incríveis para te ajudar a cuidar melhor da sua saúde respiratória e sistema respiratório. Confira agora mesmo!
1. Evite fumar
Embora poucas pessoas pensem dessa forma, o tabagismo é uma doença e merece atenção. A dependência da nicotina, ainda, tem relação com cerca de 50 enfermidades, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dentre os problemas acarretados pelo cigarro, estão inúmeros tipos de cânceres, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.
Ainda de acordo com o afirmado pela instituição, aproximadamente 157 mil pessoas morrem precocemente em detrimento às doenças causadas pelo consumo de cigarro. Além disso, os fumantes tendem a adoecer com mais frequência, chegando a ser duas vezes maior do que em pessoas que não fumam.
Como parar de fumar
Se o seu objetivo é parar de fumar, precisa ter em mente que o caminho pode não ser tão fácil. Contudo, existem algumas formas de fazer isso e tornar o caminho mais fácil. Por sorte, aqui em nosso blog, temos um artigo completo que está recheado de muitas informações interessantes e dicas que vão te ajudar a parar de fumar ainda este ano. Clique aqui e confira com dizer adeus à dependência do cigarro!
2. Cuidado com o ar-condicionado
Nós sabemos que ele pode ser muito tentador, principalmente em dias mais quentes, mas o ar-condicionado pode ser um grande vilão da sua saúde respiratória. Isso acontece porque eles acabam diminuindo muito a umidade do ar. Dessa forma, sofremos um ressecamento das vias aéreas que é muito prejudicial para a saúde respiratória.
Contudo, caso opte pelo uso dos condicionadores de ar, é importante que você se atente bem à limpeza dos aparelhos. Geralmente, o ar-condicionado absorve toda a sujeira presente no do espaço, o que o torna um ambiente muito propício à formação de colônias de fungos, bactérias e ácaros que acabam sendo lançados no espaço, ocasionando diversos problemas respiratórios.
3. Umidifique os ambientes de casa
Um tempo mais seco pode acabar prejudicando o seu sistema respiratório e, por isso, o melhor a se fazer é umidificar os ambientes da sua casa. Atualmente, você pode encontrar diversas opções de umidificadores de ar para comprar. No entanto, você também pode optar por formas caseiras de umidificar o ar da casa, como bacias de água no ambiente ou toalhas molhadas – com evaporação elas vão ajudar a umidificar o ambiente.
4. Evite respirar pela boca
A respiração pela boca não é a indicada pelos especialistas, mas sim a respiração nasal. O nosso nariz conta com estruturas responsáveis por filtrar, umidificar e aquecer o ar que respiramos. Dessa forma, ao respirarmos pelo nariz, possibilitamos que o ar chegue de forma mais adequada ao pulmão.

Contudo, durante a noite, se controlar para respirar pelo nariz não é possível, afinal, estamos dormindo. Neste caso, você pode investir em queixeiras ou travesseiros que impedem que você abra a boca durante a noite e acabe respirando por ela. Além disso, isso ajuda a diminuir a incidência de ronco.
5. Pratique mais atividades físicas
Tirar um tempo do seu dia para realizar atividades físicas ao ar livre é muito importante para manter uma boa saúde respiratória. De acordo com especialistas em saúde, o fortalecimento muscular é indispensável para ter um melhor fluxo de oxigênio pelas vias aéreas.
No entanto, assim que começa a prática de exercícios, é comum que o paciente possa apresentar diversos problemas para a realização das atividades e maior cansaço. Isso se deve à falta de hábito de prática de exercícios, que melhora de acordo com o tempo.
6. Mantenha a casa arejada
É comum que em dias mais frios ou quando temos um ar-condicionado em casa, acabemos ficando com as janelas e portas mais tempo fechadas. Isso impede que o ar circule pela casa, o que – para quem sofre com problemas respiratórios – pode ser muito prejudicial. O ideal é que a ventilação de casa seja constante.
7. Cuide da sua alimentação
Ter uma alimentação mais saudável e equilibrada é indispensável para a manutenção de uma boa saúde e fortalecimento do seu sistema imunológico. Dessa forma, ao cuidar da sua alimentação, você está prevenindo o aparecimento de diversas enfermidades, e isso inclui as doenças respiratórias.
8. Lembre-se da hidratação
Pode até parecer que saúde respiratória não tem relação com a quantidade de água que você bebe, mas tem sim! Beber água também é importante para manter o seu sistema respiratório equilibrado e saudável.
Isso porque a água torna as mucosas mais úmidas e as secreções do seu corpo ficam mais líquidas. Dessa forma, são eliminadas mais facilmente e levam diversos vírus e bactérias com elas.
9. Fique com as vacinas em dia
Anualmente acontece a campanha de vacinação contra a gripe. Caso você faça parte do grupo que pode se vacinar, é importante que deixe sua vacinação em dia. Dessa forma, fortalecerá o seu sistema imunológico e evitará doenças respiratórias em um possível diagnóstico.
Além disso, é importante que faça a vacinação contra a Covid-19, assim como deve tomar a sua dose de reforço. Dessa forma, as chances de você apresentar sintomas graves da doença é menor. Vacine-se!
10. Faça acompanhamento médico
Por fim, mas não menos importante, a nossa última dica diz respeito à importância do acompanhamento médico para manter uma boa saúde. Só assim você ficará 100% por dentro de como anda a sua saúde, tomar os cuidados necessários e prevenir o desenvolvimento de diversos problemas de saúde. Por isso, lembre-se de se consultar regularmente com seu médico de confiança!
Poderiam mudar o titulo para 7 dicas e retirar a 7( principalmente) a 9 e a 10!!!