Imagem representa uma mulher dormindo, talvez no tempo de sono necessário para a sua idade.

CPAPS responde: qual o tempo ideal de sono?

Tempo de leitura 2 minutos

A importância do sono todo mundo já sabe! Enquanto dormimos o nosso organismo exerce as principais funções restauradoras, como a síntese de proteínas, o crescimento muscular e o reparo dos tecidos. Além disso, durante este momento, é possível regular o metabolismo e repor todas as energias do corpo — quando o sono é de qualidade, claro.

Por isso, dormir bem é indispensável para a saúde. Contudo, um sono de qualidade nem sempre significa um tempo longo demais dormindo. Existem recomendações médicas quanto à quantidade de horas ideal de sono de acordo com a idade. A seguir contamos para você qual é o tempo ideal que deve dormir para manter a saúde. Confira!

Leia também – Dormir de barriga para cima causa apneia do sono?

Descubra qual o tempo ideal de sono para você

Cada pessoa tem o seu próprio relógio biológico, além de uma quantidade de sono específica que ela precisa. O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que o sono é individual e que mais importante do que a quantidade é a qualidade do sono. “Dormir bem é importantíssimo para a consolidação da memória, assim como para a produção de hormônios como o cortisol, que só é produzido durante o sono e atua controlando o nível de açúcar no sangue e o stress”, completa.

Contudo, por mais que seja importante entender o seu próprio corpo e qual a sua quantidade de sono ideal, existem algumas recomendações. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, criou uma tabela com os períodos de sono médios para cada faixa etária. Veja qual é a média ideal para você:

  • Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia;
  • Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia;
  • Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia;
  • Idade pré-escolar (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia;
  • Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia;
  • Adolescentes (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia;
  • Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia;
  • Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia;
  • Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia.

Vale ressaltar que, como citamos anteriormente, isso não é uma regra! A quantidade de horas de sono pode variar de acordo com a pessoa. Algumas precisam mais e outras menos. O importante é você avaliar a qualidade do seu sono. Ao acordar, avalie quantas horas dormiu e se está se sentindo bem descansado, bem como flui o seu dia.

Saiba tudo sobre saúde do sono na CPAPS

Aqui em nosso blog, trazemos vários temas interessantes relacionados à saúde respiratória e à saúde do sono. Caso queira saber mais sobre como ter um sono mais saudável, basta clicar aqui e ler mais conteúdos em nosso blog relacionados à insônia. Todos estão repletos de dicas sobre o assunto!

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Qual a relação entre a saúde do coração e o sono?

Sono é mais importante para a saúde do coração que os exercícios

Fonte: Copass Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *