Dormir de barriga para cima não é uma posição ruim para o corpo, mas não é a mais indicada. Apesar de promover o relaxamento satisfatório das articulações, impedindo dores ou torções, a decisão de dormir de barriga para cima pode favorecer o ronco e a apneia do sono.
Como isso pode acontecer? Continue a leitura deste conteúdo que nós, da CPAPS, respondemos tudo o que você precisa saber!
Leia também – Qual a relação entre a saúde do coração e o sono?
Como dormir de barriga para cima favorece o ronco?
Existem fatores que limitam a entrada do fluxo de ar nas vias aéreas e um deles é a posição de dormir. Dormir de barriga pra cima promove flacidez da musculatura, fazendo com que a língua – um músculo totalmente independente – relaxe sobre a entrada da garganta. Essa ação involuntária reduz a passagem do fluxo de ar local e, assim, esta posição favorece o ronco. A posição mais indicada para dormir é de lado.
Isso significa que quem dorme de barriga para cima pode ter mais apneias?
Assim como a ingestão de bebida alcoólica em excesso ou horas antes de se deitar, dormir de barriga para cima é um comportamento que pode favorecer o aumento no número de episódios constantes e frequentes de apneias do sono.
Isso não significa que a apneia do sono vai se desenvolver apenas pelo fato de dormir de barriga para cima. Contudo, quem já possui o diagnóstico deste distúrbio do sono precisa se atentar ao agravamento dos sintomas em decorrência da posição adotada para dormir à noite.
Além de evitar dormir de barriga para cima, algumas mudanças nos hábitos e estilo de vida podem ser fatores determinantes para diminuir o número de episódios de apneia do sono.
Como aliviar a tensão nos músculos por dormir na posição errada?
Dormir na posição errada não só vai favorecer a ocorrência dos roncos, como também vai causar dor muscular e desconforto no outro dia ao acordar. Nesses casos, é indicado que se realize exercícios de alongamento pela manhã, restabelecendo um alongamento normal da musculatura e reduzindo o nível da dor.
Dá para mudar a posição em que durmo?
Com uma reeducação postural adequada, tudo é possível acontecer em benefício da qualidade do seu sono. Essa reeducação deve ser aplicada para que se obtenha um novo hábito na hora de dormir e, para quem é habituado a dormir de barriga para cima, o mais indicado é começar a dormir de lado em algumas noites para intercalar com a posição da barriga para cima.
Além de dormir de lado, recomenda-se utilizar um travesseiro entre as pernas para não haver sobrecarga na coluna lombar. Ao adquirir a mudança de posição nem que seja pelas horas iniciais, aos poucos vai ser mais fácil permanecer assim durante toda a noite de sono.
Veja também – Você sabe como a apneia do sono atrapalha a saúde da mulher?
Dicas para reduzir os episódios de apneia do sono
Além de não dormir de barriga para cima, o uso do CPAP ou BiPAP é importante para tratar a apneia do sono, mas existem outros métodos que podem ser conciliados para reduzir a apneia e aumentar a qualidade do sono.
Conheça algumas dicas para amenizar os sintomas da sua apneia do sono:
- Reduza a ingestão de álcool e sedativos;
- Consuma menos alimentos fritos ou doces;
- Pratique exercícios físicos (aeróbicos são os melhores para promover o relaxamento do corpo e melhorar a qualidade do sono);
- Trate problemas respiratórios, como rinite alérgica e sinusite, com um otorrinolaringologista;
- Evite o tabagismo.
E o que fazer quando ronco mesmo usando o CPAP?
Se você continua roncando mesmo com o uso do CPAP, é preciso avaliar o equipamento. Afinal, o principal objetivo desse dispositivo é tratar a apneia do sono e eliminar o ronco. Portanto, confira abaixo o que fazer de acordo com algumas situações comuns e contate o seu especialista para solucionar os problemas do seu aparelho:
- A pressão pode ser insuficiente: A pressão é uma configuração do CPAP que deve ser feita de acordo com a recomendação médica, pois necessita de avaliação do quadro clínico do paciente. Nessa situação, o usuário do CPAP pode questionar se o fluxo de ar está fraco ou se está com falta de ar.
- A máscara está mal posicionada: Existe uma sequência correta de ajustes a serem feitos na máscara para que fique bem ajustada e posicionada no rosto. Se estiver com ajustes inadequados ou posicionada incorretamente, poderá causar vazamento de ar. Consequentemente, o usuário pode continuar tendo apneias e ronco.
- Respiração bucal com máscara nasal: Quem tem rinite alérgica, desvio de septo ou relaxamento demasiado da mandíbula tem uma forte tendência a abrir a boca durante o sono. Se você se encaixa nesse tipo de situação e utiliza uma máscara nasal (abrange apenas o nariz), você precisará adquirir uma queixeira, um acessório que ajuda a manter a boca fechada, ou adquirir uma máscara facial (cobre boca e nariz).
- CPAP muito antigo e sem manutenção: Dispositivos adquiridos há 10 anos ou mais são considerados antigos, especialmente se não passaram por revisão nos últimos 12 meses e os filtros do equipamento não forem trocados com frequência. Logo, é provável que o seu dispositivo não esteja funcionando perfeitamente ou que não possua a mesma eficiência de quando era novo.
Acompanhe a CPAPS
Agora que você descobriu a posição mais adequada para evitar que os episódios da sua apneia sejam constantes e frequentes, que tal conhecer algumas dicas para aprimorar a qualidade do seu sono com a CPAPS?
Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem dicas, novidades e tendências relevantes para melhorar sua qualidade de vida e de sono. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
8 comentários