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Dormir de barriga para cima causa apneia do sono?

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  • Anelise Marques
  • 5 de dezembro de 2019

Dormir de barriga para cima não é tão ruim para o corpo, mas não é a mais indicada. Apesar de promover o relaxamento satisfatório das articulações, impedindo dores ou torções, essa posição pode favorecer o ronco e a apneia do sono. Entenda a seguir, como isso pode acontecer.

COMO DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA FAVORECE O RONCO

Existem fatores que limitam a entrada do fluxo de ar nas vias aéreas, sendo um deles a posição de dormir. Dormir de barriga pra cima promove flacidez da musculatura, fazendo com que a língua – um músculo totalmente independente – relaxe sobre a entrada da garganta, reduzindo a passagem do fluxo de ar local. Sendo assim, esta posição vai favorecer o ronco, portanto, recomenda-se dormir de lado.

QUEM DORME DE BARRIGA PARA CIMA PODE TER MAIS APNEIAS?

Assim como a ingestão de bebida alcóolica pode colaborar para o aumento das apneias, dormir de barriga para cima é um comportamento que pode aumentar o número de apneias, sim.

Vale lembrar que a pessoa não vai desenvolver apneia do sono somente por deitar de barriga para cima, entretanto, aqueles que já são diagnosticados com esse distúrbio, podem apresentar uma piora do quadro devido a posição adotada durante o sono.

Embora o tratamento da apneia obstrutiva do sono tenha o objetivo de impedir a obstrução da passagem do ar durante o sono, algumas mudanças no hábito de vida ou comportamento durante o sono pode ser um fator determinante.

COMO ALIVIAR A TENSÃO NOS MÚSCULOS POR DORMIR NA POSIÇÃO ERRADA?

Dormir na posição errado não só vai favorecer a ocorrência dos roncos, como também vai causar dor muscular e desconforto no outro dia ao acordar. Nesses casos é indicado que se realize exercícios de alongamento pela manhã, reestabelecendo um alongamento normal da musculatura e reduzindo o nível da dor.

DÁ PARA MUDAR A POSIÇÃO EM QUE DURMO?

No início pode ser difícil, mas é possível fazer uma reeducação postural. Ela deve ser aplicada para que se obtenha um novo hábito na hora do sono. No caso das pessoas que estão habituados a dormir de barriga para cima indica-se que aos poucos troque para a posição de decúbito lateral, o famoso dormir de lado.

Além de dormir de lado, recomenda-se utilizar um travesseiro entre as pernas para não haver sobrecarga na coluna lombar. Ao adquirir a mudança de posição nem que seja pelas horas iniciais, aos poucos vai ser mais fácil permanecer assim durante toda a noite de sono.

DICAS PARA DIMINUIR A APNEIA

Além de não dormir de barriga para cima, o uso do CPAP ou BiPAP é importante para tratar a apneia do sono, mas existem outros métodos que podem ser conciliados para reduzir a apneia e aumentar a qualidade do sono. Afinal, a apneia do sono pode estar relacionada a um estilo de vida, portanto:

– Reduza a ingestão de álcool e sedativos
– Consuma menos alimentos fritos ou doces
– Pratique exercícios físicos (aeróbicos são os melhores para promover o relaxamento do corpo e melhorar a qualidade do sono)
– Trate problemas respiratórios como rinite alérgica e sinusite com um otorrino
– Perca peso se estiver com obesidade
– Evite o tabagismo

RONCO MESMO USANDO CPAP

Se você continua roncando, mesmo com o uso do CPAP, com certeza há algo de errado e que precisa ser avaliado para corrigir. Afinal, o principal objetivo desse dispositivo é tratar a apneia do sono e eliminar o ronco. Portanto, siga abaixo algumas situações que podem estar acontecendo, e ao se identificar, contate o seu médico, fisioterapeuta ou a loja que lhe forneceu o produto, para obter suporte:

  • A PRESSÃO PODE ESTAR INSUFICIENTE: A pressão é uma configuração do CPAP, que deve ser feita de acordo com a recomendação médica, pois necessita de avaliação do quadro clínico do paciente. Nessa situação, o usuário do CPAP pode questionar que o fluxo de ar está fraco ou está com falta de ar.

 

  • A MÁSCARA ESTÁ MAL POSICIONADA: Existe uma sequência correta de ajustes a ser feito na máscara, para que fique bem ajustada, e posicionada no rosto. Se estiver com ajustes inadequados, ou posicionada incorretamente, poderá causar vazamento de ar. Consequentemente, o usuário pode continuar tendo apneias e ronco.

 

  • RESPIRAÇÃO BUCAL COM MASCARA NASAL: Quem tem rinite alérgica, desvio de septo ou relaxamento demasiado da mandíbula, tem uma forte tendência a abrir a boca durante o sono. Se você se encaixa nesse tipo de situação, e utiliza uma máscara nasal (abrange apenas o nariz), você precisará adquirir uma queixeira, um acessório que ajuda a manter a boca fechada, ou trocar de máscara, adquirir uma facial (cobre boca e nariz).

 

  • CPAP MUITO ANTIGO E SEM MANUTENÇÃO: Dispositivos adquiridos há 10 anos ou mais, são considerados antigos. Se não passaram por revisão nos últimos 12 meses, e os filtros do equipamento não forem trocados com frequência. É provável que o seu dispositivo não esteja funcionando perfeitamente, ou na mesma eficiência de quando era novo. Leve a uma loja para fazer avaliação.

 

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