Ostentar uma barba ou um bigode bem denso é um fenômeno que ganhou força no Brasil nos últimos anos. Especialistas em transplante capilar observaram um aumento de 40% na procura por esse tipo de intervenção cirúrgica nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, ao redor do mundo, de 2014 a 2016, os procedimentos estéticos voltados para o transplante capilar na região da face aumentaram em 101%. Desses, o Oriente Médio foi a região que contabilizou o maior número de cirurgias desse tipo.
No entanto, ainda que seja muito popular entre os homens, a barba pode criar uma barreira e causar sérios problemas de adaptação da máscara de CPAP, para aqueles que realizam a terapia respiratória ou tratamento para apneia do sono.
Isso acontece porque 80% da adaptação depende da qualidade do ajuste da máscara, que só oferece uma boa vedação quando a almofada está em contato diretamente com a pele. Por isso, quanto mais cheia for a barba ou o bigode, maior será o desconforto e a ocorrência de vazamentos. E, consequentemente, isso diminui a eficácia do tratamento.
O fato de não existir nenhuma máscara projetada especialmente para pacientes que usam barba ou bigode dificulta e limita as opções, mas não pode ser motivo para desistir do tratamento e deixar os sintomas da apneia prejudicarem sua saúde.
Manter a barba sempre aparada ou o rosto completamente liso é o caminho mais fácil. Mas, se você é o tipo de paciente que não abre mão de ser barbudo, continue a leitura, pois a seguir vamos apresentar diversas máscaras de modelos diferentes com maior probabilidade de dar certo.
Leia também:
- 5 chás que podem te ajudar a dormir melhor com CPAP
- Acordei com o coração acelerado e falta de ar: o que pode ser?
Quais máscaras de CPAP combinam com barba?
Dentre as máscaras de CPAP, as almofadas nasais podem ser mais confortáveis para os homens que usam barba. Isso porque, como não tocam o rosto, a vedação fica totalmente restrita às narinas, e evita que haja o escape da máscara.
Portanto, as máscaras que possuem essa característica e podem funcionar para você são:
Dentre essas, explicamos, em especial, sobre os benefícios da Swift FX Resmed nesse conteúdo aqui. Campeã de vendas por sua praticidade e elegância, ela se destaca por seu modelo confortável e ergonômico, garantindo noites tranquilas e bem dormidas.
Além disso, as máscaras nasais são excelentes formas de resguardar a possibilidade de assistir TV ou ler antes de dormir. Afinal, por serem concentradas na região do nariz, elas garantem o campo de visão livre, o que é mais um atrativo e menos um impedimento.
Máscaras nasais
Como o bigode é o principal causador de vazamento quando o paciente precisa usar uma máscara nasal, é essencial manter os pelos bem aparados.
Bons resultados podem ser obtidos com as máscaras de almofada em gel, pois esse tipo de material adere os contornos e os pelos faciais fornecendo uma vedação mais eficaz.
As máscaras que entram nessa lista são:
- Comfortgel Blue Philips Respironics
- Wisp Philips Respironics
- EasyLife Philips Respironics
- Mirage Softgel Resmed
Máscaras faciais (oronasais)
A máscara facial (oronasal) é o modelo que abrange boca e nariz. Por isso, o grande vilão não é tanto o bigode, mas sim a barba. Novamente, as almofadas em gel são as mais adequadas. Tente experimentar uma das máscaras baixo:
- Amara Gel Philips Respironics
- Comfortgel Blue Full Philips Respironics
- Quattro Air Resmed
- FitLife Philips Respironics
Dicas para deixar a barba bonita sem prejudicar o tratamento da apneia
Em geral, cuidados com a barba podem envolver uma rotina rigorosa, com os melhores produtos. No entanto, quando se trata de tratamento com a apneia e o uso das máscaras, algumas dicas podem promover maior conforto durante o sono. Para isso, você deve fazer algumas pequenas adaptações.
Por exemplo, evitar o uso de óleo para barba ou produtos para barba que levam em sua composição silicones ou géis antes de dormir. Ainda que esses produtos sejam excelentes no dia a dia, e que te rendem a famosa “barba de respeito”, esses componentes, em conjunto com o suor que expelimos enquanto dormimos (o que é algo normal, tendo em vista que os pelos e cabelos abafam a pele quando há algo sobre ela), podem possibilitar que a máscara não fique no lugar.
Portanto, antes de dormir, considere lavar o rosto e a barba para garantir a aderência da máscara. Se você faz uso de produtos de skincare, procure utilizar tônicos hidratantes e adstringentes para possibilitar a limpeza e deixar a pele limpa, sem quaisquer resíduos de oleosidade.
Em outros casos, dependendo do estilo de bigode, alguns pêlos podem tocar o lábio superior, assim como a barba fica. Então, procure aparar regularmente, já que, com a pressão da máscara, os pelos podem fazer a pele coçar e pinicar.
Agora que você já sabe quais máscaras de CPAP dão mais certo para homens que usam barba ou bigode, escolha a sua! Mas lembre-se que a escolha do modelo da máscara (nasal, facial ou de almofadas) deve sempre respeitar a indicação do médico para que o tratamento com CPAP tenha o efeito desejado.
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
2 comentários