Acordar com o coração acelerado e falta de ar, sem motivos aparentes, é uma das reclamações mais comuns de quem sofre com a apneia do sono. Segundo especialistas, isso ocorre porque, ao provocar breves e repetidas interrupções respiratórias durante uma noite de sono, o cérebro “acorda” para que o reflexo da respiração seja retomado. Continue a leitura para entender melhor!
Entenda o motivo de acordar com o coração acelerado
Essa arritmia cardíaca (ou frequência cardíaca acelerada), causada pela dificuldade para respirar, pode ser um dos sintomas de distúrbios do sono. Ao sentir a falta de ar, o paciente apneico pode, também, ter a sensação de dor no peito.
Com a obstrução da passagem de ar, a pessoa pode acordar com a sensação de estar sendo asfixiada. As paradas respiratórias, características da apneia do sono, ocorrem quando a musculatura da garganta relaxa e comprime as vias respiratórias, dificultando a passagem de ar. Cada episódio de apneia pode ocorrer entre 10 e 40 segundos por hora de sono, a depender da gravidade do problema.
Esse processo faz com que o cérebro detecte a deficiência e dispare adrenalina no organismo, fazendo com que a pessoa acorde subitamente e respire com muita força. Então, o coração bate mais forte para suprir a circulação sanguínea e as trocas gasosas para os tecidos e órgãos vitais, como pulmões e o cérebro.
“A falta de ar e o aceleramento dos batimentos cardíacos são sinais de alerta para doenças cardíacas e respiratórias. No caso da apneia do sono, o método mais utilizado para tratar o distúrbio é o uso de CPAP, pois o aparelho envia fluxo de ar positivo e constante para as vias aéreas, mantendo-as abertas durante toda a noite e evitando esses problemas”, explica Eduardo Partata, fisioterapeuta da CPAPS.
Além disso, o nível de oxigênio de um paciente apneico, que lida com o coração acelerado e falta de ar, é comprometido. E, assim, outras doenças podem surgir, como a insuficiência de alguns órgãos, e até mesmo gerar um acidente vascular cerebral (AVC), dada a carência de oxigenação.
Além de acordar com o coração acelerado e com falta de ar, a apneia do sono é a causadora do ronco, o principal sintoma da doença. Ele ocorre quando o indivíduo força o ar através das paredes obstruídas, que vibram e geram o som do ronco.
Em alguns casos, pode ser resolvido com simples mudanças de hábitos, como o lado o qual o paciente se deita, uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, que promovem o bem-estar e possibilitam maior qualidade do sono.
Conte com a CPAPS para seu tratamento!
Em nossa loja online você encontra todos os equipamentos necessários para tratar a apneia do sono e ter noites melhores. Isso pode ajudar e muito no seu ânimo durante o dia a dia. Para conhecer todos os nossos produtos, basta clicar aqui e ir para a nossa loja online agora mesmo.
Fonte: Viva Bem
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
86 comentários