Você já deve ter ouvido falar da relação da hipertensão arterial com o consumo de sal e gorduras durante a vida. Mas você sabia que esta doença e a apneia do sono também têm ligação? De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Paulista de Medicina, quem sofre de apneia do sono possui maior risco de desenvolver hipertensão, o aumento da pressão arterial. Nesse post, a CPAPS vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é hipertensão?
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma doença cardiovascular crônica. Por definição, a hipertensão ocorre quando a pressão sanguínea é elevada, a partir de 140/90 mmHg (ou seja, 14 por 9). Ela é considerada grave quando está acima de 180/120 mmHg (18 por 12).
Segundo dados do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a hipertensão é uma doença comum no Brasil. Em média, 2 milhões de pessoas são diagnosticadas com essa condição todos os anos. Por ser um problema de saúde crônico, deve ser acompanhada por toda a vida do paciente, com uso de medicamentos específicos para o controle. Em alguns casos, é possível deixá-la estabilizada por algum tempo, mas, em geral, o paciente precisa realizar visitas frequentes a um médico especialista.
Muito se pergunta:
- Qual o remédio para hipertensão?
- Existe dieta para hipertensão?
Todas essas dúvidas você deve conversar diretamente com o profissional capacitado para realizar consultas e exames para iniciar o seu tratamento para hipertensão.
Como a apneia influencia na hipertensão
Um artigo de revisão publicado na Revista Brasileira de Hipertensão explica que a apneia obstrutiva do sono é diagnosticada em 35% dos hipertensos, chegando a 70% em casos de hipertensão arterial refratária.
Em geral, estudos epidemiológicos demonstram que a apneia obstrutiva do sono acomete 4% dos homens e 2% das mulheres na população geral. No entanto, o sexo masculino, a ocorrência de obesidade, anormalidades estruturais das vias áreas superiores (anatomia e fisiologia), o uso abusivo do álcool e histórico familiar são as principais causas para a doença.
A elevação da pressão pode ocorrer apenas durante o sono, mas, com o tempo, pode tornar-se permanente. Assim, é necessário o tratamento com medicação para hipertensão. Caso contrário, pode haver complicações cardiovasculares, como infarto agudo, acidente vascular cerebral, arritmia e taquicardia.
Além disso, durante os eventos da apneia do sono há uma queda da concentração de oxigênio no sangue arterial. Com isso, o órgão tende a aumentar os batimentos cardíacos, na busca de elevar a oxigenação para que todo o organismo receba a quantidade necessária de sangue para seu funcionamento independente.
LEIA TAMBÉM
+ Apneia do sono pode matar? Entenda como a doença pode ser fatal
+ Falta de oxigênio: causas, consequências e tratamentos
+ Paralisia do sono: o que é, como evitar e relação com a apneia
Sendo assim, os pacientes com apneia obstrutiva do sono, por sofrerem repetitivas interrupções respiratórias, que ocasionam o aumento da pressão arterial, estão mais propensos no que diz respeito à hipertensão, sendo considerado um risco aumentado para o surgimento dessa e de outras doenças cardiovasculares.
Opções de tratamentos
O tratamento com CPAP é o mais eficaz e com maior comprovação científica para a apneia do sono. Como a pressão positiva contínua fornecida pelo aparelho, o número de paradas na respiração durante o sono diminui, atenuando os fatores que levam ao aumento da pressão arterial. Em nosso site CPAPS.com.br, você encontra diversas opções de produtos para o tratamento da apneia.
Aqui, sempre ressaltamos a importância de uma boa noite de sono para sua saúde. Então, se você sofre com algum distúrbio do sono, procure um médico e conte com a gente para tirar suas dúvidas via chat online ou através dos telefones 4007-2922 e 0800 601 9922.
Faz 10 dias que estou usando senti uma melhora geral no meu organismo.Tenho asma e senti que minha respiração melhorou muito
MINHA MÃE ESTÁ COM PROBLEMAS DE ALTERAÇÃO EM SUA PRESSÃO ARTERIAL HÁ 20 DIAS JÁ E MEU IRMÃO QUE É CARDIOLOGISTA EM SÃO PAULO, ORIENTOU-A A ADQUIRIR UM CPAP PARA QUE SE TENTE OBTER UMA MELHORA NO SEU QUADRO, ELA É IDOSA, TEM 87 ANOS E ESTÁ FICANDO PREOCUPADA HA CADA DIA; QUAL SERIA A SUGESTÃO DOS SR’S. COM RELAÇÃO A AQUISIÇÃO DE UM APARELHO PARA A MINHA MÃE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE O SEU PODER AQUISITIVO É BAIXO !! AGRADEÇO DESDE JÁ POR SUA ATENÇÃO E FICO AGUARDANDO SEU RETORNO, O MAIS BREVE POSSÍVEL !!
Olá George, boa tarde!
Para podermos identificar o equipamento mais indicado para sua mãe, poderia nos encaminhar os exames já realizados? O nosso e-mail -e o vendas@cpaps.com.br.
Qualquer dúvida, nos mantemos à disposição!