Apneia do sono pode matar? Entenda como a doença pode ser fatal | CPAPS

Apneia do sono pode matar? Entenda como a doença pode ser fatal

Tempo de leitura 3 minutos

A apneia do sono é um distúrbio do sono que deve ser levado a sério após o diagnóstico. Além de trazer inúmeros problemas para a saúde a longo prazo, a apneia, quando não tratada, é fatal. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 33% da população sofre com apneia do sono, e a maioria das pessoas não sabe que tem a doença, o que pode ser um risco e até mesmo matar.

Por que a apneia pode matar?

A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

+ Apneia da prematuridade: o que é, causas e tratamento para recém-nascidos

A interrupção da respiração ocorre porque a apneia obstrutiva fecha a passagem do ar pela garganta durante o sono. Dessa forma, os roncos podem indicar problemas graves. Homens e mulheres (comumente na menopausa) podem ser acometidos pelo problema, que pode ter como sintomas, além da interrupção noturna, a sonolência excessiva durante o dia, a falta de memória, problemas de concentração, irritabilidade e dores de cabeça frequentes.

As interrupções durante o sono podem variar de 10 a 30 segundos, o que dificulta a respiração da pessoa ao dormir. Com isso, os níveis cardíacos ficam elevados e a oxigenação no sangue é interrompida (já que há um problema na respiração). Em longo prazo, uma pessoa com apneia do sono é mais propensa a desenvolver hipertensão, diabetes, dentre outras doenças crônicas. No entanto, em casos mais graves, a apneia do sono pode levar à morte por parada cardíaca.

Como a morte súbita pode atingir pessoas com apneia do sono

A parada cardíaca, popularmente conhecida como “morte súbita” ocorre quando o coração para de bater de forma abrupta, de repente, por conta de alterações dos impulsos elétricos cardíacos (que causam as arritmias). 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), a morte súbita faz 300 mil vítimas por ano no Brasil. A relação entre elas está em que, durante o sono, as arritmias são mais comuns.

3 fatores de risco para a morte súbita cardíaca

A morte súbita cardíaca faz 300 mil vítimas no Brasil todos os anos | CPAPS
A morte súbita cardíaca faz 300 mil vítimas no Brasil todos os anos | CPAPS

 

Segundo estudo da Journal of the American College of Cardiology, existem 3 fatores de risco relacionados com a morte súbita cardíaca causada pela apneia do sono:

  • Ter 60 anos ou mais;
  • Ter 20 interrupções respiratórias por hora de sono; e
  • Ter níveis baixos de oxigênio no sangue (abaixo de 78%, sendo que números normais giram em torno de 95% e 100%).

Para a apneia do sono, o tratamento mais indicado é a utilização do CPAP como forma de impedir que a respiração seja interrompida. E, para isso, é necessário fazer o exame de polissonografia, para saber o tipo de apneia e outros dados necessários para o tratamento da apneia do sono. Já os níveis de oxigênio devem ser estudados por um médico especialista, como um cardiologista ou otorrinolaringologista, que pode indicar o tratamento de oxigenoterapia

O paciente diagnosticado ou com suspeita de apneia obstrutiva do sono pode realizar por conta própria uma oximetria. Ou seja, uma checagem dos níveis de oxigênio no sangue. Você pode conferir tudo sobre esse assunto clicando aqui!

LEIA TAMBÉM

+ Concentrador de oxigênio portátil e estático: qual é a melhor opção?

Fontes: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac)

CPAPS

30 comentários

  1. Eu tenho falta de ar tenho que abrir a boca para respirar nao é uma respiração normal siculo normal da respiração o meu é anormal fui me denosticada apneia do sono fiz o exame com uma máquina.
    • Ei Carlos, tudo bem? Se o diagnóstico da apneia do sono foi confirmado, é hora de partir para o tratamento. Atualmente, o método mais comum e eficaz é o uso do CPAP, que envia fluxo de ar positivo constante às vias aéreas. É importante buscar a orientação com o profissional de saúde, para que este indique o modelo correto. Aqui na CPAPS você conta com a ajuda de uma equipe especializada e capacitada para te orientar a fazer a melhor escolha, bem como entender as particularidades de cada novo usuário e analisar a viabilidade do equipamento para o tratamento!🥰 Te esperamos!!
    • Olá Rose, tudo bem? É muito importante seguir a prescrição de um médico, que identificará a necessidade de cada paciente, pois a administração de oxigênio irregular é prejudicial à saúde. Qualquer dúvida, estamos à disposição!
  2. Dia 18 de Outubro, acordei sem ar buscando a respiração até que acordei, levantei para melhora. Estava sufocada. Muito ruim!! Apineia? Agora tenho medo de dormir
  3. Desde outubro meu irmão vem sofrendo com algo que não sei se é apneia, a última vez que aconteceu ( dia 31. 01.22) ele quase falece! Ficou com sequelas um dente quebrado o lábio quebrado os olhos com sangue preso e o medo ( ele tem apenas 15 anos ) . Bom ele ficou só em casa minha mãe o acordou e ele ficou acordado porém umas 9h40 am ele deitou mexendo no celular e adormeceu, ele falou que deu o "negócio nele " : acordou atordoado sem respirar foi tentar pedir ajuda mas desmaio na cozinha quebrou o dente a boca sequelas dentro dos olhos e ao redor ( isso foi um milagre Deus o salvou) quando ele tornou ele não lembrava de nada. Isso está nos abalando muito
  4. Pois é,achava que meu caso era raro,mais infelizmente acho que não. Tenho 39 anos e já tive a sensação que ia morrer várias vezes por causa da apneia. As vezes acordo sem respirar,dispara um Alerta me acordando,porém é desisperador. Começa uma luta pra desbloquear minha garganta que pode variar o tempo que irei conseguir voltar a respirar. Fico muito triste,pois além de mim,muitas vezes presenciam essas crises minha esposa e filho. Que ambos ficam em choque também. Infelizmente tenho medo de dormir.Espero que um dia a Medicina avance ao ponto de: ajudar pessoas que como eu sofrem com esses tipos de problemas e que seja acessível para as pessoas que não podem pagar planos de saúde caros. Enquanto isso não acontece, conto apenas com a misericórdia de Deus em proteger minha vida até ele permitir.
    • Olá Jefferson, tudo bem? O uso do aparelho CPAP é o tratamento para apneia do sono com mais evidências científicas e eficiência comprovada. Uma das possibilidades que conseguimos te auxiliar é através do SUS. Adquirir um CPAP pelo SUS é o direito de todo brasileiro que foi diagnosticado com apneia do sono. Muitas pessoas precisam adquirir um CPAP pelo SUS, mas poucos sabem como iniciar o processo para ter todo o tratamento pela rede pública de saúde. No link a seguir, você encontra todas as informações para dar inicio ao processo par adquirir o CPAP pelo SUS: https://www.cpaps.com.br/blog/cpap-pelo-sus/. Qualquer dúvida, estamos à disposição e estamos à disposição para te ajudar!🙏
  5. Uma vez dormi de barriga para baixo e acordei sem fôlego, lutei muito para voltar, tenho certeza que quase morri. Não tenho certeza se foi apnéia.
  6. Minha esposa me chamou a atenção por para de respirar durante o sono por muito tempo e qndo volto a respirar é de forma abrupta. Depois de ler a matéria sobre apneia fiquei receoso.
    • Olá Isaulino, como vai? É de extrema importância que avalie os sinais, caso esteja com suspeita de apneia obstrutiva do sono, procure um médico na área respiratória para efetuar os devidos exames e acompanhar sua terapia e sintomas. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo 0800 601 9922 :)
  7. Tenho medo de dormir, acordo várias vezes na noite gritando desesperada com uma sensação de que estava morrendo. Por isso acordo gritando. .e horrível ....
    • Olá Maria, como vai? A maior parte da população sofre com pesadelos, que fazem com que se acorde durante a noite com sensações bem ruins. Os pesadelos são sonhos ruins que despertam sensações de medo, angústia, tristeza e raiva. São comuns durante a noite sono, no entanto, caso tenha com uma certa frequência e tendo sintomas que são prejudicais a sua noite de sono, é de extrema importância que busque auxílio médico para identificar o que tem ocasionado esse desconforto. Estamos à disposição!
    • Olá Ronaldo, como vai? Para verificar se é algo relacionado ao sono, é importante buscar uma clínica especializada afim de realizar exames para identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. É muito importante também, entrar em contato com um profissional médico para verificar se os sintomas podem estar relacionados à outros fatores.
    • Olá Lene, como vai? Para verificar se é algo relacionado ao sono, é muito importante buscar uma clínica especializada afim de realizar exames para identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. Seria necessário também, entrar em contato com um profissional médico para verificar se os sintomas podem estar relacionados à outros fatores!
  8. Boa Noite, eu tenho muita dificuldade de dormir, acordo várias vezes sufocada, tenho pressão alta e tenho muito medo de dormir e não acordar. E uma sensação horrível parece que alguém está me sufocando.
    • Olá Lucia, como vai? O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o problema pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
  9. Oi boa noite, a um tempo já venho sofrendo com algo que pra mim é aterrorizante pois me deito e acordo de forma brusca com falta de ar é como se eu tivesse falecendo a memória sumindo demora segundos pra voltar em si . Vamos ver agora que vou fazer uma polissonografia e espero muito que dê pra realmente saber o que está de fato acontecendo comigo que Deus me ajude até lá.
    • Olá Adriana, como vai? O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se o problema pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
    • Olá Edivanilda, como vai? Antes de qualquer coisa, é importantíssimo entender o que pode estar causando toda essa sonolência. Uma das principais causas pode ser a apneia do sono, um distúrbio grave que provoca repetidas paradas respiratórias durante o sono, que levam a micro despertares. Isso está diretamente relacionado ao cansaço durante o dia, pois como consequência de um sono agitado, o corpo e a mente não recebem o pleno repouso, ou seja, o sono não é reparador. O que reflete na dificuldade de se concentrar em atividades diárias, como estudar e trabalhar. É muito importante buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar o exame de polissonografia e identificar qual a melhor opção de tratamento. Estamos à disposição!
  10. não sei se eh apineia do sono, mas acordo as vezes na noite com um susto como se alguem desse um soco nas minhas costas, lendo os comentarios não vi nd semelhante a isso.
    • Olá Valéria, como vai? O primeiro passo é ficar de olho nos sintomas da apneia do sono. O mais comum deles é o ronco, mas o distúrbio também traz outros sintomas que, geralmente, podem passar despercebidos como: repetidos despertares, dor de cabeça pela manhã, mau-humor, boca seca e impotência sexual. Se identificar um ou mais desses sintomas, o ideal é realizar uma polissonografia. Se não for tratada, a apneia do sono atrapalha a qualidade de vida e potencializa uma série de riscos para a saúde, como pressão alta, diabete e obesidade. Estamos à disposição!
  11. Quando tenho crise de tosse o ar falta e me desligo por algum segundos e volto um desmaio rápido ,a noite sinto muita falta de ar se eu sentar de barriga p cima e pior ,isso pode ser apneia?
    • Olá Rogério, como vai? O primeiro passo é ficar de olho nos sintomas da apneia do sono. O mais comum deles é o ronco, mas o distúrbio também traz outros sintomas que, geralmente, podem passar despercebidos como: repetidos despertares, dor de cabeça pela manhã, mau-humor, boca seca e impotência sexual. Se identificar um ou mais desses sintomas, o ideal é realizar uma polissonografia. Se não for tratada, a apneia do sono atrapalha a qualidade de vida e potencializa uma série de riscos para a saúde, como pressão alta, diabete e obesidade. Estamos à disposição!
  12. Meu esposo acordou desesperado com falta de ar, ele tem roncado muito. O que fazer no momento dessa falta de ar? Pois pensei que ele ia morrer.
    • Olá Adriana, como vai? A falta de ar e o ronco intenso podem ser sinais de problemas respiratórios, como a apneia do sono, que pode causar episódios de falta de ar durante a noite. Para uma avaliação mais detalhada e um diagnóstico preciso, é essencial que seu esposo consulte um médico, preferencialmente um especialista em sono ou um pneumologista. Eles poderão investigar a causa dos sintomas e recomendar o tratamento adequado. Se possível, registre os episódios e outros sintomas que você observou. Isso pode ser útil para o médico. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *