Blog CPAPS

Epilepsia e Sono: Entenda a ligação

epilepsia-e-sono-entenda-a-ligacao
  • Anelise Marques
  • 8 de outubro de 2019

A epilepsia e o sono têm uma relação mútua e complexa, pois o sono já é conhecido como um ativador de diferentes crises, que podem levar a disfunções de alguns órgãos, podendo se estender também a convulsão durante o sono. Mas, o tratamento da epilepsia também tem efeitos sobre o sono, alterando as fases do sono e provocando um sono fragmentado.

A apneia do sono, por sua vez, uma síndrome que causa interrupção da respiração durante o sono, pode ter uma relação com a epilepsia, confira mais a seguir!

APNEIA DO SONO CAUSA CONVULSÃO

De acordo com a Fundação Epilepsia, constatou-se que 40% das pessoas que possuem crises convulsivas também têm apneia do sono. O tipo ou gravidade da epilepsia parece não afetar a prevalência da apneia do sono.  Entretanto, a falta de sono pode contribuir para a convulsão durante o sono, de várias maneiras.

As crises epilépticas podem acontecer durante o sono, devido as mudanças hormonais que acontece enquanto se dorme, e na atividade elétrica do cérebro durante o ciclo sono/vigília. Em algumas pessoas, a falta de sono pode interromper esses sinais, também ocasionando uma convulsão.

O tempo ideal para o descanso do corpo e da mente, é muito individual e varia conforme a idade. Mas, um adulto necessita em média de 7 a 8 horas de sono por dia para se sentir descansado. Esse período de sono é subdividido em fases, duas delas são conhecidas por REM (movimentos oculares rápidos) e NREM (sem movimentos rápidos oculares).

O NREM é composto por quatro estágios progressivos, sendo do sono mais leve ao mais profundo. Já o sono REM é caracterizado pela inativação muscular e de movimentos oculares rápidos. O ciclo de sono REM-NREM ocorre por um período aproximado de 90 minutos, o estágio REM pode ter a duração e 5 a 15 minutos, com uma média de 5 repetições por noite.

Na fase do sono REM há um relaxamento na musculatura respiratória, em algumas pessoas, esse relaxamento é intenso, ocorrendo a interrupção do fluxo de ar para o pulmão, mais conhecido como apneia do sono. Desta forma, após o despertar noturno, o sono retorna a fase de vigília NREM.

É considerado apneia quando a pessoa tem, pelo menos, de 5 a 15 quadros grau leve, de 15 a 30 moderado e acima de 30 grave. A apneia do sono pode levar a privação de sono, um fator predisponente para crises convulsivas. Entretanto, as crises epiléticas também podem trazer alterações no ciclo do sono, resultando numa fragmentação do sono nas pessoas com epilepsia.

Quem sofre com epilepsia e apneia do sono, apresenta um aumento do número de despertares e diminuição nos estágios do sono e NREM. Apesar das drogas antiepiléticas (DAE) serem eficazes no controle das crises, o uso pode agravar as apneias pela redução do tônus muscular das vias aéreas superiores e causar sonolência como efeito colateral.

Os distúrbios de sono podem coexistir com as crises convulsivas, sendo assim, os mesmos devem ser diagnosticados, distintos das crises epilépticas e tratados adequadamente para diminuir sua fragmentação, melhorando por fim, o controle da convulsão durante o sono nessas pessoas.

SINTOMAS DA APNEIA DO SONO

A apneia do sono é mais frequente em adultos de idade avançada. Embora a idade para o diagnóstico da epilepsia seja antes dos 10 anos, o segundo período de vida em que as pessoas desenvolvem epilepsia mais comum é de 55 ou mais. O diagnóstico e o controle da apneia obstrutiva do sono levam a um melhor controle das crises, entretanto, muitos médicos ainda não examinam seus pacientes com epilepsia para apneia do sono.

Se você apresenta algum dos sinais ou sintomas abaixo, você pode ter apneia do sono:

  • Ronco;
  • Interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono;
  • Agitação ao dormir;
  • Sonolência diurna excessiva;
  • Sensação de sufocamento ao despertar;
  • Impotência sexual;
  • Irritabilidade;
  • Boca seca;
  • Dor de garganta;
  • Dores de cabeça matinais;
  • Sufocando ou ofegando enquanto dorme;
  • Um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

Alguns fatores de risco estão direta e indiretamente ligados a apneia obstrutiva do sono e à sua mortalidade, agravando o quadro clínico e piorando o prognóstico do paciente, como: hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiopulmonares, obesidade e o hipotireoidismo.

Se você tiver algum destes sintomas, seu médico poderá solicitar exames que são necessários para determinar se você está dormindo adequadamente.

TRATAMENTO PARA APNEIA

O tipo de tratamento para apneia deve ser orientado pelo médico que fez acompanhamento. Pois o médico avaliará a gravidade da doença, as alterações anatômicas das vias respiratórias, idade e condições sistemáticas do paciente. Considerando outras síndromes e doenças que já acompanham o portador da apneia.

Existem várias soluções de tratamento para apneia, desde exercícios fonoaudiológicos, até uso de aparelhos e cirurgias. Além disso, a maioria das pessoas com apneia precisam passar por mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, reeducação alimentar, perda de peso, evitar álcool ou parar de fumar.

Um dos tipos de tratamento para apneia, que tem sido divulgado, é o uso do aparelho CPAP durante o sono. Além de eficazes no tratamento da apneia do sono, o dispositivo é capaz reeducar a respiração, evitar a apneia e ronco durante o sono, promovendo a qualidade do sono.

O CPAP é um equipamento injetor de ar pressurizado, através de uma máscara, que mantém as vias respiratórias desobstruídas, para evitar os episódios de apneia e ronco. Como resultado, a pessoa não vai passar mais pelas interrupções do sono causados pela apneia.

Estudos demonstram que, antes do tratamento, os portadores de apneia em graus variados sofriam de algum tipo de prejuízo em suas funções vitais. Após o tratamento com CPAP, foram evidenciadas redução na sonolência diurna e melhora na qualidade de vida dos pacientes, corroborando o benefício do tratamento da SAOS.

Se quiser saber mais sobre o tratamento da apneia do sono com CPAP e BiPAP, acesse o nosso post “”

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook