Engasgo ao dormir: o que é e como está relacionado à apneia do sono

O engasgo durante a noite é um motivo de desespero para quem passa por isso. Além de ter o sono interrompido, a sensação de sufocamento causa, somado ao desespero momentâneo, um imenso desconforto. É por esse motivo que, muitas vezes, pacientes recorrem a especialistas (como o otorrinolaringologista) e são diagnosticados com a apneia obstrutiva do sono. Mas afinal, como essas duas coisas estão relacionadas?

Motivos para o engasgo noturno acontecer

O refluxo gastroesofágico é causado pela disfunção na válvula que separa a faringe do estômago. Dessa forma, pode ocorrer uma espécie de “vazamento” do suco gástrico (responsável pela digestão de alimentos, extremamente ácido). Isso favorece lesões no esôfago, que podem atingir a laringe e a faringe.

A azia, popularmente conhecida como “queimação”, pode induzir o corpo a arrotar e engasgar frequentemente. Com isso, os engasgos noturnos também podem acontecer, uma vez que os sintomas costumam ser mais intensos à noite, por conta do afrouxamento da musculatura da laringe e do esôfago. 

Os principais sintomas do refluxo gastroesofágico são:

  • Azia;
  • Regurgitação;
  • Sensação de dor e queimação no peito;
  • Irritação na garganta e tosses;
  • Rouquidão; e
  • Dificuldade para engolir.

Como evitar o engasgo noturno?

Por hábito, deve ser evitado o consumo de alimentos e líquidos antes de dormir. Isso inclui também a água, que deve ser ingerida, pelo menos, 1 hora antes de deitar. Para alimentos, o ideal é esperar 2 horas para a digestão. Isso é o suficiente para evitar o mal estar causado pelo refluxo, e, consequentemente, o engasgo.

Uma técnica indicada, também, é deitar do lado esquerdo do corpo. Essa é uma maneira de canalizar o ácido gástrico de forma que ele não “vaze” para o esôfago. Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente, o que contribui para a digestão. Dormir do lado esquerdo favorece, além disso, a desintoxicação do organismo, melhora a circulação sanguínea e ajuda no fluxo da bílis.

Como a apneia do sono está relacionada com o engasgo noturno?

Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo.

Além disso, os fatores de risco para a apneia do sono são semelhantes aos de risco para refluxo. Por exemplo, a obesidade, aumento da pressão intra-abdominal e o consumo exagerado de bebidas alcóolicas estão interligados a ambos os problemas. 

A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema.

Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Você pode conferir um conteúdo no qual explicamos como emagrecer pode ajudar no tratamento para apneia e outras doenças clicando aqui!

Compartilhe esse conteúdo

78 comentários

  1. Oi me chama Erica e sofro com engasgos a uns dois anos ,acordo desesperada sem conseguir respirar ,estou com medo de morrer dormindo me ajuda por favor

    • Olá Erica, como vai? Obrigado por entrar em contato. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Permanecemos à disposição!

  2. Eu moro sozinho, essa noite acordei sem ar e com refluxo, não conseguia respirar e estava engasgado, que sensação horrível!

  3. Olá me chamo Gleiciane, meu marido diz q ronco e engasgo muito e acordo sufocada pela manhã parece q n dormir nada .

    • Olá Gleiciane, tudo bem? Espero que sim! 😊 Para identificar qual distúrbio do sono possui é preciso buscar uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar os exames de polissonografia. A partir do resultado desse exame, a senhora será orientada para o tratamento. Permanecemos à disposição!

    • Olá Juliana, boa tarde! Depende bastante do que está gerando esse engasgo, pode ser algo relacionado a sua digestão ou respiração, sendo interessante procurar um gastroenterologista ou um otorrinolaringologista para análise. Caso esse engasgo esteja ocorrendo devido uma apneia obstrutiva, um quadro longo pode afetar diretamente a sua saúde pois ocorre a ausência da respiração

  4. Legal essas informações , amenos quem ja se encontra um tanto siente do seu quadro.
    Não deixa de ser mais uma bagagem.
    ( tipo sobre o engasgo) Eu pasdo por esse enfermidade mais com as orientações relacionadas a isso eu caminho bem sem tropeço .
    Abs .

  5. Boa noite mim chamo Helena sou do Ceará..28 /09/2021/também sinto esse problema de dormir e acordar engasgada sem conseguir respirar é a pior sensação de morte q a pessoa pode sentir oq fazer nessas horas por favor mim ajudem!!!agora msm mim acordei morrendo sem respirar 😭😭

    • Olá Helena, como vai? Agradecemos por entrar em contato. A Apneia do sono é um distúrbio caracterizado por breves e repetidas paradas respiratórias enquanto se dorme, no entanto é muito importante que busque uma clínica ou profissional médico especializado em sono afim de realizar o exame de Polissonografia. Durante a realização do exame de Polissonografia com Titulação de CPAP, são contabilizados todos os eventos respiratórios de Apneia e Hipopneia e divididos pela quantidade de horas dormidas. Permanecemos à disposição!

  6. Bom.dia quando acontece comigo de falta de ar e engasgo é horrível cheguei a me bater nas paredes de desespero ,agora faço.o seguinte levanto.cama ergo.os braços e em.seguida tudo se resolve e sem desespero.
    Mas é uma sensação que se vai morrer mesmo.parece afogamento.

    • Olá Clovis, como vai? Agradecemos por entrar em contato. A Apneia do sono é um distúrbio caracterizado por breves e repetidas paradas respiratórias enquanto se dorme, no entanto é muito importante que busque uma clínica ou profissional médico especializado em sono afim de realizar o exame de Polissonografia. Durante a realização do exame de Polissonografia com Titulação de CPAP, são contabilizados todos os eventos respiratórios de Apneia e Hipopneia e divididos pela quantidade de horas dormidas. Permanecemos à disposição!

  7. Eu tô passando por uma dificuldade muito séria durante a noite eu tô acordando sufocado sensação que eu vou morrer

    • Olá Luana, como vai? Agradecemos pelo contato. A Apneia do sono é um distúrbio caracterizado por breves e repetidas paradas respiratórias enquanto se dorme, no entanto é muito importante que busque uma clínica ou profissional médico especializado em sono afim de realizar o exame de Polissonografia. Durante a realização do exame de Polissonografia com Titulação de CPAP, são contabilizados todos os eventos respiratórios de Apneia e Hipopneia e divididos pela quantidade de horas dormidas. Permanecemos à disposição!

  8. Moro só.engasco.muito a noite.tem noite que acontece até 4 veses muito bom parece que vou morrer.o que devo fazer

  9. Essa noite achei q ia morrer ,tentando buscar o ar e ele não vinha,sensação horrível !!!

  10. Desde os meu 19 anos sofro de engasgos , hoje 24/10/21, com 57 anos o problema continua , ja procurei alguns profissionais de saude , já me submeti a endoscopia e ate o momento o problema continua .
    Somente agora através desse meio, que tomei reconhecimento do exame de polisonografia . Irei procurar um médico e pedir o encaminhamento para fazer esse exame. Muito obrigado

  11. Acabei de acordar engasgado e sem ar, parecia que ia morrer, gostaria de saber se esse problema é só com pessoas acima do peso, ou acontece com pessoas magrinhas também? Eu percebi que ao aumentar meu peso esses incômodos se intensificaram. boa noite.
    Eloi.

    • Olá Eloi, como vai? Agradecemos imensamente por entrar em contato. A apneia do sono é provocada por obesidade e por anormalidades anatômicas do queixo, pescoço, traqueia, e até a cavidade nasal, que dificultam ou obstruem a passagem do ar para o organismo, e causam sintomas comuns como ronco, cansaço e muita sonolência. Seria muito interessante que buscasse uma clínica ou profissional especializado em sono, afim de realizar um exame chamado Polissonografia, este é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono do paciente, através de sensores. Através deste mapeamento será possível identificar qual distúrbio do sono o paciente possui e identificar a melhor opção para o tratamento. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!😁😘

  12. Meu Deus do ceu eu fico totalmente sem ar e não sabia como resolver esta questão.
    A minha mulher fica apavorada porque eu acordo e logo levanto para procurar. É uma sensação terrível nem imaginam.
    Obrigado pelas dicas vou fazer um exame.
    Falo apartir de Luanda-Angola abraço.

  13. Olá, acordei essa noite engasgada sem poder respirar e com um ácido horrível na garganta, seu que é refluxo pelo ácido, quase me apavoro, achei q iria morrer, depois fiquei com medo de dormir e acontecer outra vez. O que devo fazer para voltar a respirar? Já marquei um gastro.

  14. Estou passando por isso. Meu filho de apenas 4 anos toda noite eu acordo com ele engasgado tentando respirar não sei mais o que fazer é desesperador

  15. Pessoal, tenho esse problema de acordar engasgado e com a sensação de morte. Já fiz todos os exames e até usei CPAP. A QUESTÃO QUE TODO MUNDO QUER SABER AQUI É O QUE FAZER, QUANDO ACORDAR E NÃO CONSEGUIR RESPIRAR, ENGASGADO. RESUMINDO: PRIMEIROS SOCORROS NA HORA DO ENGASGO. MÉDICO A GENTE SABE QUE PRECISA; AGIR NA HORA DO ACONTECIMENTO, NINGUÉM SABE E OS PROFISSIONAIS NÃO QUEREM INFORMAR! LAMENTÁVEL!!!!

    • Olá Rafael, como vai? Agradecemos por entrar em contato. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Para maiores informações, permanecemos à disposição no 0800 601 9922! 😀🤭

  16. Boa noite meu nome é Merces, nunca tinha sentido isso estava durmindo sentada no sofá com a cabeça meio inclinada e acordei sem engasgada e tusindo muito, como uso ansiolitico fiquei preocupada , o que pode ser.

  17. Olá, eu tenho refluxo laringofaringeo, me engasgava também, agora durmo com o travesseiro bem alto e melhorou bastante.

  18. Boa noite .meu nome e Alessandra vendo os comentários percebi que todas as pessoas em crusive eu estamos passando por o mesmo pobrema eu tenho medo de dormir e não acordar mas a hora deito tá tudo bem conforme começa vim o sono vai subindo uma secreção groça na garganta e é falta ar e ourives só quem passa pra saber poderias nos ajudar com respostas mas concreta do que pode ser como podemos faser prs melhorar isso nso e todo mundo que tem um facio acesso a médico é guando vamos no médico pegamos encaminhamento que pode demorar até anos pra conseguir um especialista então minha suspensão é que tentem nos ajudar com dicas que podem nos ajudar e amenizar esse sofrimento que só quem passa pra saber o como é obrigada se poder responde.

    • Olá Alessandra, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O ideal é manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. O engasgo durante a noite é um motivo de desespero para quem passa por isso. Além de ter o sono interrompido, a sensação de sufocamento causa, somado ao desespero momentâneo, um imenso desconforto. Caso persista este desconforto, Alessandra, a maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Permanecemos à disposição!

    • Olá Isac, como vai? Agradecemos por entrar em contato. O ideal é manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. O engasgo durante a noite é um motivo de desespero para quem passa por isso. Além de ter o sono interrompido, a sensação de sufocamento causa, somado ao desespero momentâneo, um imenso desconforto. Caso persista este desconforto, sr. Isac, a maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema.

  19. Acordei engasgado e sufocado a respiração não vinha pedia socorro entrei em desespero estava com sensação que ia morrer.procurei molhar a garganta com um gole de agua e fui me acalmando e voltando a respirar aos poucos logo em seguida fui pesquizar o poderia ser e encontrei todos estes relatos aqui e percebi que somos muitos que passamos por isso.
    O que fazer quando acordamos neste estado critico é que buscamos..
    Simples e objetivo..
    O que fazer nesta hora por favorrrrr….

  20. Acordei engasgado e sufocado a respiração não vinha pedia socorro entrei em desespero estava com sensação que ia morrer.procurei molhar a garganta com um gole de agua e fui me acalmando e voltando a respirar aos poucos logo em seguida fui pesquizar o poderia ser e encontrei todos estes relatos aqui e percebi que somos muitos que passamos por isso.
    O que fazer quando acordamos neste estado critico é que buscamos..
    Simples e objetivo..
    O que fazer nesta hora por favorrrrr….

  21. Olá. Gente acabei de acordar sufocada, com sensação de vômito na garganta. Achei que ia vomitar. Muito ruim. Agora estou com medo de dormir de novo e acabacar acontecendo de novo. Não conseguia respirar direito. Parece que me afoguei com vômito. Credo que sensação horrorosa. Agora nem quero dormir. Precisa fazer endoscopia mesmo? Não tem outro tipo de exame?

  22. não é seguido mas as vezes me acordo tussindo como se tivesse descendo um líquido da garganta e me falta o ar quanto mais tusso mais me falta o ar parece k vou morrer o ar não entra…isso já vem acontecendo aos três anos…e agora fiquei gripada e está acontecendo a mesma coisa tussi tanto k me engasgo sem ar parece que vou morrer … ontem além da falta de ar me trancou uma dor nos dois braços dor queimada…

  23. Estava dormindo meu esposo acordou assustado me chamando eu não respondia perdi toda a força sufocada puxando o fôlego e não conseguia respirar a minha cunhada fez aquele procedimento para desenrascar na 3 vez ela conseguiu voltei o normal nao senti mais nada como se nada estivesse acontecido mais fiquei com medo eu tive uma queda 15dias atrás pode ser do rombo bati a cabeça deu 8 pontos não tive problema nenhum fico com medo de ser por causa do rombo me da uma orientação por favor

  24. Bom dia.. Meu filho está sofrendo disso, estamos investigando a causa, porém ele tem engasgado e fica meio paralisado… A boca dele começou a entortar, muito desesperador…. Não sei oq faço… Me ajuda por favor…

    Já passamos ele com neuro… Fizemos eletroencefalograma e não deu nada graças a Deus… Polisssonografia… Tomografia…

    Me ajudem

  25. fui diagnosticada com refluxo a anos u me a endoscopia não me encaminharam para travamento agora estou pior estou tentando crises de engasgo dormir , vejo a morte de perto ,estou com medo de morrer dormindo ,sem saber o que fazer…

  26. Estou buscando ajuda
    Mas acordei assim parecia que ia morrer
    Nossa sem ar sem conseguir engolir
    Estou com exames marcados para ver o que pode ser.
    Parecia que não passava durou uma meia hora o desespero 😢
    Mas meu marido me ajudou e oramos juntos e Deus nos progeu. no outro dia já estava no médico buscando a ajuda ele acha que pode ser refluxo mas vou fazer exames mais detalhado.

  27. Estou lendo todo estes comentários, tive exatamente alguns destes sintomas ultimamente, hoje acordei desesperada , com engasgo tossindo muito , vindo o catarro porque estou gripada , é uma sensação horrível de falta de ar ,e a garganta arranhando, o que fazer neste momento ,na hora fico fazendo massagem no peito ,aí vai aliviando até passar

  28. Boa noite tenho dificuldade pra dormir quando começo a dormir me engasgo parece que vou morrer me sufoca e meu marido disse ronco muito alto tbm como posso melhorar isso me ajude

    • Olá Alessandra, como vai? O primeiro passo para evitar e tratar o ronco é descobrir a sua causa, ou seja, ir atrás da raiz do problema. O ronco costuma se apresentar como sintoma de algo que já vai mal na saúde, e, ainda que seja comum, não é algo normal. Para avaliar a gravidade do problema e ir atrás de sua causa, é necessário consultar um médico para a realização de uma polissonografia, que é conhecida como o “exame do sono”. Esse exame tem como objetivo medir a atividade respiratória, a intensidade do ronco e se há interrupções durante uma noite de sono. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo 0800 601 9922 opção 2! 🙂

  29. Oi já é a quarta vez que acordo afogada sem respiração estou muito nervosa com isso. Meu Deus o que devo fazer

    • Olá Maria, como vai? É ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. É de extrema importância que procure auxílio médico para efetuar os exames e identificar o motivo do seu engasgo noturno. Estamos à disposição 🙂

  30. Eu não ronco…a minha boca fica seca a noite e tento tomar água mas não consigo, pq quando vou tomar água eu me engasgo… Mas não é só tomar água, mesmo se eu for comer alguma coisa a noite, não consigo, porque também me engasgo! Diante do problema, já fico apreensivo ao tentar comer qualquer coisa a noite , com medo de me engasgar…

    • Olá Ubirajara, como vai?

      Para que possa verificar se esse sintoma é algo relacionado ao sono, é muito importante buscar uma clínica especializada afim de realizar exames para identificar se possui algum distúrbio do sono e quais são os melhores tratamentos. Seria ideal também, entrar em contato com um profissional médico para verificar se esse sintoma pode estar relacionado à outros fatores!

  31. Acordei desesperada parecia que estava engolindo a língua. parecia sufocar. durmo de lado, consegui. movimentar a boca e a língua voltou ao lugar. ronco ao dormi , respiro muito pela boca. foi a primeira vez que isso aconteceu. sinto até o tamanho da língua quando lembro. que fazer? estou com medo de dormi e até da minha língua. SOS. Tenho 73 anos. 08/03/2023

    • Olá Ana, como vai?

      O engasgo durante a noite é um motivo de desespero para quem passa por isso. Além de ter o sono interrompido, a sensação de sufocamento causa muito desconforto. A maneira mais indicada para solucionar o problema, é procurar orientação médica ou uma clínica especializada, afim de realizar exames para buscar quais as causas dos eventos relatados, e se a apneia do sono pode estar atrelada à esses ocorridos.

  32. Realmente é ruim essa sensação de engasgo pois é segunda vez que acontece mas no meu caso já notei que está ligado exatamente a minha alimentação pois comer algo com muito tempero apimentado ou alimentos cítricos é as duas vezes levantei e sentei um pouco e foi passando isso tem que manter a calma após sentir que já estava bem voltei a dormir mas agora em diante cuidarei mais oque vou comer e horários com no mínimo 2 a 3 horas antes de deitar para dormir fica dica!

    • Olá Gabriel, como vai?

      Realmente deve ser evitado o consumo de alimentos e líquidos antes de dormir. Isso inclui também a água, que deve ser ingerida, pelo menos, 1 hora antes de deitar. Para alimentos, o ideal é esperar 2 horas para a digestão. Isso é o suficiente para evitar o mal estar causado pelo refluxo, e, consequentemente, o engasgo. Lembrando que é muito importante buscar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Estamos à disposição!

  33. Boa noite pra todos.. Gente do céu.. hoje fui para o outro lado e voltei.. Coração acelerou tanto, parecia a bateria da escola de samba.. Quase morri.fazia tempo que eu não tinha..Já fiz endoscopia,apareceu hérnia de hiato..Mas eu observei que quando como feijão a noite, couve 🌹 r, brócolis e café piora..Além disso vem acompanhado com crises de ansiedade e noite,mal dormida..Começa sempre com uso de leite,,depois barriga e da crise..
    .

    • Olá Ivone, como vai?

      É muito importante buscar um profissional médico, afim de realizar exames para compreender a origem dos sintomas relatados e identificar quais são os melhores tratamentos. E também, se necessário, o direcionamento para outro profissional especializado. Estamos à disposição!

  34. Tbm sofro com esse ENGASGO, gostaria de saber se bater nas costas, no primeiro momento adianta.

    • Olá Marcia, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. Por hábito, deve ser evitado o consumo de alimentos e líquidos antes de dormir. Isso inclui também a água, que deve ser ingerida, pelo menos, 1 hora antes de deitar. Para alimentos, o ideal é esperar 2 horas para a digestão. Isso é o suficiente para evitar o mal estar causado pelo refluxo, e, consequentemente, o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Estamos à disposição!

  35. Boa noite, todos os relatos são os mesmos, as respostas tbm…..mas o que procuramos aqui é um socorro imediato, o que fazer na hora H???
    Como tenho com frequência, tento….tento me acalmar, levanto bem a cabeça, levanto bem os bracos para cima, vou forçando a respiração pelo nariz……. vou falando comigo mesma……..” preciso manter a calma, calma, respira, calma……” Se tiver alguém peço pra bater nas minhas costas.
    Bem, é isso que eu faço, sei que é difícil, a sensação é horrível, mas na hora é Deus e Eu.

    • Olá Vilma, como vai?

      O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se a senhora possui algum distúrbio do sono ou se as queixas relatadas podem estar atreladas a outro fator. Estamos à disposição!

  36. Meu filho também essa noite acordou engasgado tava dormindo, parecia que estava sem falta de ar nossa levei um susto. Qual médico devo levar ele.

    • Olá Karine, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Estamos à disposição!

  37. Tbm já tive esse engasgo sensação que vai morrer é horrível a gente não consegue respirar vou procurar um profissional da area

    • Olá Fatima, como vai?

      O ideal é consultar um profissional médico e, caso necessário, algum especialista do sono, para identificar se possui algum distúrbio do sono ou se a situação relatada pode estar atrelada a outro fator. Estamos à disposição!

  38. Eu realmente gostaria de saber se na hora q acorda engasgado sem ar, o que devo fazer tentar respirar ou tentar se acalmar, o desespero vem junto. Me chamo Ana de São Paulo.

    • Olá Ana, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Estamos à disposição!

  39. Olá, boa noite! Me chamo Kennedy e venho sofrendo com esse engasgo que geralmente acontece, logo depois que bebo água e deito, dormindo em seguida. O refluxo vem e tampa as vias respiratórias e em seguida o sufocamento. Terrível pois acho que vou morrer. Estou com medo de investigar isso pois tive um tio que faleceu devido a um câncer de esôfago. O que tenho feito é evitar líquidos e comida a noite e principalmente a comida . A sensação é que respiro o líquido. Certa vez no desespero virei a cabeça para baixo e aí parece que o líquido saiu das vias respiratórias. Bem já cheguei a conclusão que não posso me descuidar. Perdi dois parentes devido a isso. Uma prima com 21 anos e um tio com 90, este último após ingerir sopa e dormir. Que Deus nos guarde e proteja contra esse mau

    • Olá Antônio, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Estamos à disposição!

  40. Tive engasgo essa noite acordei apavorada mas passou e consegui respirar novamente só fiquei com a garganta arranhando gracas a Deus estou bem!!! Mas fiquei com muito medo

    • Olá Maria, como vai?

      Além do refluxo esofágico, o engasgo noturno pode estar relacionado, também, com a apneia obstrutiva do sono. Isso pode ocorrer porque, com o relaxamento dos músculos da garganta (assim como favorece o refluxo), o caminho do ar pode ser estreitado entre as paredes da faringe e a língua. Dessa forma, a pessoa pode acabar tendo a passagem de ar obstruída, causando roncos, dificuldade de respiração e até mesmo o engasgo. A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Estamos à disposição!

  41. Olá sou a joanna m g coneglian trabalho a noite e tenho refluxo não posso ingerir líquido para dormi acordo apavorada sem ar oque fazer?

    • Olá Joanna, como vai?

      A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Estamos à disposição!

    • Olá Maria, como vai?

      A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia. Dessa forma, é possível identificar quais as causas do refluxo, se existem lesões no organismo, e se a apneia do sono está atrelada ao problema. Em seguida, é ideal manter uma alimentação balanceada e com horários regulares, evitando comer e ingerir líquidos momentos antes de dormir. Estamos à disposição!

  42. Meu filho de 16 anos tem 3 dias que seguidos que se engasga primeiro dia foi na hora da janta engasgo com o alimento, no segundo dia engasgo com suco e terceiro dia engasgo durante a madrugada com a própria saliva. O que pode ser?

    • Olá Katia, como vai?

      Engasgos frequentes podem ser um sinal de várias condições, desde problemas com a deglutição até questões respiratórias. É fundamental levar seu filho a um médico o quanto antes para que ele possa fazer uma avaliação detalhada e identificar a causa desses engasgos, até lá, observe se há outros sintomas associados. Estamos à disposição!

  43. Bom dia! Acabei de acordar com esse engasgo, queimação na garganta, gosto ruim do alimento que tinha jantado horas antes, a sensação realmente é de morte. Porém anos atrás fui diagnosticado com REFLUXO, HERNIA DE HIATO, ESTOU ACIMA DO PESO, Porém não fiz nenhum tratamento. Tenho uma alimentação muito desregrada, muito refrigerante, e nesse dia acabei de comer, beber e fui dormir como de costume. Nunca tinha acontecido. É provável que o ocorrido seja por esse motivo de eu me alimentar e logo e dormir, e já que tenho refluxo, acima do peso mais gordura abdominal ter acontecido tal fato??? Tenho 57 anos. O pior que depois que acontece vc fica com medo de voltar a dormir. Sensação horrível de eminência de morte. Obrigado!!

    • Olá, Neto! P

      Olá, Neto! Para evitar novos episódios, recomenda-se evitar refeições pesadas à noite, não se deitar logo após comer, reduzir o consumo de refrigerantes e alimentos gordurosos, elevar a cabeceira da cama e buscar perder peso. Além disso, é importante procurar um gastroenterologista para avaliar a necessidade de medicamentos e acompanhamento adequado. Essas medidas costumam melhorar bastante o quadro e trazer mais segurança e tranquilidade ao dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *