Blog CPAPS

Apneia do sono é hereditário? Entenda os fatores de risco

apneia-do-sono-e-hereditario-cpaps.com.br

A apneia do sono pode ser hereditária, inclusive, é um dos fatores que podem determinar se uma pessoa é propensa a desenvolver a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

Apesar de cada pessoa ser única, todas têm suas próprias características físicas, porém herdando geneticamente 50% dos genes do pai e 50% da mãe. Sendo a composição genética repleta de desenhos que desenvolvem nossa forma física, estrutura e até predisposição a desenvolver certas doenças.

Apneia do sono e fatores genéticos

Devido a questão genética na família, é comum que avós, pais e filhos, e até sobrinhos e tios, sofram desse distúrbio do sono. Já reparou como pessoas de uma mesma família tem muitas características físicas e anatômicas parecidas?

Embora cada pessoa seja única, a composição genética da família é repleta de desenhos que desenvolvem nossa  estrutura e forma física.  Além da predisposição a desenvolver certas doenças, como a apneia do sono.

O ronco é causado pela vibração de certas estruturas localizadas na via aérea superior. Quando o ar passa por elas, enquanto o indivíduo está dormindo, gera uma vibração e causa um assovio, mais conhecido como ronco. Pessoas com histórico familiar de ronco têm maior predisposição a ter roncopatia do que pessoas sem histórico na família. Vários são os estudos que apontam essa ligação.

Como a apneia do sono acontece

A apneia do sono, do tipo obstrutiva, acontece quando os tecidos moles da boca e garganta colapsam durante o sono, bloqueando e impedindo a passagem de ar parcial ou completamente pelas vias aéreas de uma pessoa. Esse bloqueio impede que o fluxo de ar chegue até os pulmões, resultando em baixa oxigenação no sangue, prejudicando o suprimento de O2 a todos nossos órgãos e tecidos, resultando em diversos problemas graves de saúde.

Fatores de risco da apneia do sono

Quando uma pessoa tem risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono, na maioria das vezes, os fatores de risco a seguir estão presentes:

– Obesidade

– Histórico familiar

– Alterações anatômicas na face

– Circunferência do pescoço superior a 40cm

– Amigdalas grandes

A apneia do sono também atinge mais as pessoas do sexo masculino, entretanto, mulheres pós-menopausa, também estão propensas a ter esse distúrbio. O hipotireoidismo (baixos níveis de hormônio tireoidiano) e acromegalia (altos níveis de hormônio de crescimento) também podem levar ao desenvolvimento da apneia do sono.

O consumo de álcool, o uso de medicamentos para dormir e relaxante muscular ainda podem colaborar para os quadros obstrutivos da apneia do sono acontecerem.

Alguns desses fatores de risco, como consumo excessivo de álcool por exemplo, estão relacionados ao estilo de vida do indivíduo, porem outros, a pessoa infelizmente, não pode controlar.

Características físicas de quem tem apneia do sono.

Retração do queixo/mandíbula

Essa é uma das características físicas observadas nos indivíduos que desenvolvem a apneia do sono por hereditariedade. Essa característica resulta num estreitamento anatômico da faringe, e reduzindo o espaço de passagem do ar.

Circunferência do pescoço

Uma circunferência cervical acima de 40cm está associada a um risco aumentado para apneia do sono, mesmo na ausência da obesidade.

Obesidade

Embora a relação entre obesidade e apneia do sono e ronco não seja completamente entendida, compreende-se que o aumento de tecido de gordura em volta do pescoço colabora para a compressão das vias respiratórias, colaborando para a obstrução da passagem do ar.

Relaxamento de músculos da faringe

Algumas pessoas tem a musculatura da laringe um pouco mais relaxada do que outras, e durante o sono, cujo é um momento onde nossos músculos estão ainda mais relaxados, isso acaba causando o ronco e apneia.

Amigdalas grandes

O aumento dessa estrutura pode resultar em aumento da resistência da via aérea superior, e consequentemente uma maior resistência a passagem de ar, resultando na apneia do sono.

A retração de mandíbula, amigdalas grandes, um aumento na circunferência do pescoço ou ter uma musculatura de via aérea superior mais relaxada, são características genéticas e podem levar ao desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono mais tarde na vida.

A obesidade também tem uma predisposição genética, porém temos um certo controle sobre esse fator de risco, embora possa variar drasticamente de uma pessoa para outra.

Portanto, a apneia do sono é hereditária sim!

Como que o tratamento com CPAP evita o ronco e apneia do sono

O tratamento para ronco pode ser feito com CPAP, uma máquina pequena, parecida com um compressor de ar, que emite, de maneira contínua, um fluxo de ar para o usuário, mantendo as vias aéreas superiores abertas.  consequentemente, impedindo a obstrução das vias aéreas e consequentemente a apneia.

CPAP é a abreviação da sigla em inglês Continuous Pressure Airway Positive, traduzindo para o português significa Pressão Positiva Continua nas Vias Aéreas, é considerado nível 1 de evidência científica no tratamento para ronco e apneia do sono.

Como comprar o CPAP

A compra do CPAP para começar o tratamento para ronco, é feita a partir de uma orientação médica. Dessa forma, é necessário fazer o diagnóstico através de o exame do sono, a polissonografia. Com a receita em mãos, você poderá  adquirir o seu CPAP através de nossa loja online , conversando com um de nossos consultores especialistas, ou através de nossas lojas físicas.

Separamos alguns temas que podem te interessar:

POR QUE TRATAR A APNEIA DO SONO?

O QUE ACONTECE SE NÃO TRATAR A APNEIA DO SONO?

COMO PARAR O RONCO E DORMIR MELHOR?

 

Fonte: Aline Erika A. dos Santos – Fisioterapeuta – CREFITO – 8/192752-F

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook