A oxigenoterapia é um tratamento que mantém a saturação de oxigênio acima dos 90% no corpo do paciente. Em geral, a terapia é indicada para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, já que elas tendem a diminuir a oxigenação do corpo. Neste post, você vai descobrir como a oxigenoterapia pode ser utilizada no tratamento da pneumonia. Veja!
O que é pneumonia?
A pneumonia é uma doença respiratória causada por uma infecção no interior do pulmão. Ela é resultado de uma reação inflamatória intensa para combater o invasor. Bactérias, fungos e vírus são alguns dos agentes que podem provocar a infecção.
Quando o paciente sofre com a pneumonia, as trocas gasosas são comprometidas, o que interfere diretamente na saturação de oxigênio no corpo. Por isso, em muitos casos, a oxigenoterapia auxilia o tratamento da pneumonia.
Como a oxigenoterapia atua?
Em casos mais graves de pneumonia, a oxigenoterapia pode ser utilizada no tratamento. Isso porque será ela a terapia responsável por compensar a baixa concentração de oxigênio no organismo do paciente. O médico especializado determinará a utilização da oxigenoterapia de acordo com o quadro do paciente.
Ao normalizar a saturação de oxigênio do sangue, a oxigenoterapia ajudará o paciente se sentir mais disposto além de ajudar na manutenção da atividade cardíaca ideal para o paciente.
Oxigenoterapia: como ela é feita?
Depois de prescrita a oxigenoterapia, o paciente passará a utilizar o concentrador de oxigênio. O funcionamento do equipamento consiste em filtrar o ar do ambiente para retirar partículas de poeira, bactérias e vírus.
Em seguida, o ar é enviado para o compressor rotativo do concentrador de oxigênio para então passar pelo Filtro de Zeolite. Nesta fase, é retirado o nitrogênio do ar ambiente. Por fim, o oxigênio é levado para o reservatório, aonde será armazenado até o momento em que for enviado para as vias aéreas do paciente.
Na oxigenoterapia, quando o oxigênio é enviado para o paciente, o gás passa pelo fluxômetro do concentrador de oxigênio. Assim, é ajustada a quantidade de oxigênio que será fornecida ao paciente.
Para adquirir o concentrador de oxigênio, conte com a CPAPS! Nossa loja online possui tudo o que precisa para a oxigenoterapia. Confira nosso catálogo!
- Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMENTRO - 12 de janeiro de 2021
- Como manter o tratamento para apneia nas férias? - 30 de dezembro de 2020
- 15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono - 29 de julho de 2020
2 comentários