A oxigenoterapia é um tratamento que visa manter as taxas de oxigênio por volta de 90% no corpo, quantidade ideal para que o organismo funcione normalmente. Nós já falamos sobre os casos em que ela é indicada e neste post, vamos tirar as principais dúvidas a respeito do tratamento. Continue lendo e veja!
Por que o oxigênio é tão importante para o corpo?
O oxigênio é o personagem principal na oxigenoterapia. Mas, você sabe porque ele é tão importante para o corpo? O gás é utilizado no processo de respiração celular, fornecendo energia para o corpo junto à glicose.
Por isso, pessoas com índices de oxigênio abaixo do normal tendem a apresentar frequência cardíaca irregular, quando o corpo tenta bombear mais sangue para que o oxigênio presente nas hemácias seja espalhado através da circulação.
Oxigenoterapia: como funciona o concentrador de oxigênio?
Umas das dúvidas mais comuns sobre a oxigenoterapia, é sobre o funcionamento do concentrador de oxigênio. O aparelho é utilizado para “filtrar” o oxigênio no ar e enviá-lo purificado para as vias aéreas do paciente.
O processo acontece assim: primeiro, o ar entra no interior do concentrador de oxigênio e passa por um filtro que retira as partículas de sujeira, as bactérias e os vírus. Na etapa seguinte, o ar passa por um compressor de ar e depois vai para o Filtro de Zeolite.
Antes de explicar o que ocorre no filtro de Zeolite, é importante que você saiba um pouco sobre a composição do ar. Basicamente, ele é composto por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Nesta fase, o ar já foi purificado e vai para o Filtro de Zeolite para que seja retirado o Nitrogênio da sua composição.
Depois disso, o oxigênio será levado para o reservatório, sendo enviado para um fluxômetro que irá regular a quantidade fornecida à pessoa em oxigenoterapia.
Oxigenoterapia em casa: por que fazer?
Algumas doenças crônicas fazem com que uma pessoa necessite de suplementação de oxigênio diariamente ou até constantemente, e é para isso que a oxigenoterapia domiciliar pode ajudar e muito! Mesmo sendo feito em casa, é importante que a quantidade de oxigênio administrada deve ser determinada por um médico sempre!
Continue acompanhando o blog da CPAPS e tire suas dúvidas sobre a oxigenoterapia!
- Oxímetro de dedo 301L com ANVISA e INMENTRO - 12 de janeiro de 2021
- Como manter o tratamento para apneia nas férias? - 30 de dezembro de 2020
- 15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono - 29 de julho de 2020
4 comentários