Como o cigarro atrapalha a qualidade do sono?

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Mundial do Combate ao Fumo visa a conscientizar as pessoas sobre os malefícios do tabagismo para a saúde, tanto física, quanto mental. E você sabia que o cigarro também pode afetar a qualidade do sono? Estudos comprovam que os fumantes apresentam maiores chances de desenvolver quadros de insônia e apneia do sono. Nós, do blog da CPAPS, preparamos um post especial com mais detalhes sobre o tema. Continue lendo e confira. 

 

Veja também! Sono e cigarro: uma relação prejudicial

 

Quais são os malefícios do cigarro para o sono?

A nicotina, principal substância do cigarro, é a responsável por causar dependência química, já que atua em nosso corpo como um estimulante. Por isso, fumar muito perto da hora de dormir pode deixar a pessoa inquieta, o que dificulta, por exemplo, a pegar no sono. Assim, quem fuma dorme mal e por um tempo menor do que o recomendado por especialistas. Enquanto dormimos alguns hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo são produzidos. Dormir mal pode trazer riscos à saúde, como estresse, falta de atenção, dores de cabeça, entre outros sintomas. 

O tabagismo, além de prejudicar a qualidade do sono, pode provocar várias doenças pulmonares, como insuficiência respiratória, enfisema pulmonar e câncer no pulmão. Essas doenças geram complicações na saúde respiratória e, nos estágios mais avançados, respirar torna-se cada vez mais difícil, havendo necessidade de adaptação à oxigenoterapia.

Qual é a relação entre o cigarro e a apneia do sono?

Segundo o Jornal Brasileiro de Pneumologia, quem fuma tem até 3 vezes mais chances de sofrer com a  apneia obstrutiva, que se caracteriza pela interrupção da respiração durante o sono. Isso acontece porque a fumaça inalada irrita os tecidos do nariz e da garganta, o que forma inchaços nessas regiões, que dificultam a passagem do fluxo de ar. 

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, ressalta a importância de parar de fumar. “O tabagismo traz inúmeros malefícios à saúde, desde a física até a saúde do sono. Por isso, é fundamental procurar ajuda para deixar esse hábito e, a partir daí, ter mais qualidade de vida e bem-estar. É importante lembrar que o processo para parar de fumar não acontece do dia para a noite, tenha paciência e, principalmente, perseverança”, afirma Partata. 

Fumantes são grupo de risco da Covid-19

Os fumantes apresentam maior chance de desenvolver os estágios graves da Covid-19, o que os tornam parte do grupo de risco da doença. Como o novo coronavírus causa uma infecção, que, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro mais grave de pneumonia. Quem fuma, por já geralmente apresentar danos no pulmão, precisa ter atenção redobrada. 

 

Conheça a CPAPS

Aqui, no blog da CPAPS, você encontra os melhores conteúdos para cuidar da sua saúde e da qualidade do seu sono. Confira outros conteúdos que podem te interessar:

Os riscos do cigarro para a saúde e o sono

Os efeitos do cigarro na qualidade do sono

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *