O cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas e mais de 50 delas são comprovadamente cancerígenas. E não pense que elas fazem mal apenas ao seu sistema respiratório. Além de prejudicar a sua saúde respiratória, o uso do cigarro pode também oferecer prejuízos ao seu sono: estudos comprovam que muitos fumantes sentem dificuldade de dormir.
Cigarro e o sono
A principal substância do cigarro, a nicotina, responsável por causar a dependência química, atua no nosso corpo como um estimulante. Dessa forma, quando uma pessoa fuma perto do horário de dormir, acaba ficando inquieta e demora mais para cair no sono. O resultado? Acaba dormindo menos e ainda possui sono menos profundo.
Em decorrência disso, sem dormir da forma correta, o corpo passa a sentir os efeitos de inúmeras formas. Com a privação do sono, faltam hormônios produzidos enquanto dormimos e que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como o hormônio do crescimento (GH) e a melatonina.
Malefícios do cigarro
Com efeitos parecidos com o álcool, o ato de fumar ainda pode ocasionar ronco, apneia e insônia crônica. Segundo o Ministério da Saúde, o fumo ainda é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer como o de boca, de laringe, estômago e de fígado.
Nos últimos meses o País tem intensificado suas leis e ações antifumo, proibindo o fumo em 100% dos ambientes fechados de uso coletivo e protegendo os trabalhadores expostos ao fumo. Cuide melhor da sua saúde e fique longe do cigarro!
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
3 comentários