A sintonia do casal vai além do que se pode imaginar! Estudos revelam que casais que dormem juntos podem ter uma melhor qualidade do sono. Dormir acompanhado aumenta a fase REM, o estágio mais profundo do sono, o que traz inúmeros benefícios à saúde. Quer saber mais sobre a pesquisa e que uma boa noite de sono com o (a) parceiro(a) pode trazer? Confira neste post!
Veja também! Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas
Dormir junto: um bom jeito para dormir bem
Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Psychiatry revela que casais conseguem sincronizar o sono. O hábito de dormir junto ajuda aumentar o estágio mais profundo do sono, que pode chegar a 10% a mais duração da fase chamada REM.
Os pesquisadores observaram 12 casais, todos sem transtornos do sono, jovens, heterossexuais e que haviam passado pelo menos três meses dormindo juntos ao longo de quatro noites seguidas. A polissonografia dupla simultânea foi o método utilizado no trabalho, assim, detalhes como as ondas cerebrais, os movimentos, a respiração, a tensão muscular e a atividade cardíaca puderam ser capturados durante o estudo. O aumento da duração da fase REM beneficia o sistema cognitivo, a memória, a regulação das emoções, a interação social e a criatividade.
Um outro estudo confirmou que as características do relacionamento estão ligados à sincronização do sono. Durante 10 noites, foram monitorados, minuto a minuto, o sono de casais e também seus gestos. A conclusão revela 75% de sincronia entre eles. E foi notada que é muito mais forte em casais consolidados.
5 vantagens de dormir bem
Dormir bem também é saúde! Acompanhe abaixo as vantagens de ter uma boa noite de sono:
- Controla o apetite: dormir bem ajuda a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite;
- Melhora o humor: uma boa noite de sono é renovadora! Quem dorme bem está sempre de bom humor e mais disposto durante o dia. Pois, um sono ruim provoca agitação e mau humor no dia seguinte;
- Reduz o estresse: é no momento do sono que o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, o que causa a diminuição do estresse;
- Ativa a memória: o sono permite que o cérebro processe melhor e consolide as experiências vividas durante o dia, melhorando a memória;
- Rejuvenesce a pele: dormir bem ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, porque é durante a noite que as células da pele renovam-se e descansam, além de produzir a melatonina, que ajuda a prevenir o envelhecimento.
Teste do sono: faça agora mesmo!
Uma das ferramentas para avaliar a qualidade do sono é a Escala de Sonolência de Epworth, desenvolvida pelo Dr. Murray Johns. Com base nela, a CPAPS disponibilizou um Teste do Sono para que você possa ver se o seu sono está sendo de qualidade ou não. De qualquer forma, lembre que este teste é baseado em sintomas, e não anula a necessidade de buscar um profissional. Faça o teste e descubra como está a qualidade do seu sono!
Conheça a CPAPS!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar! Confira abaixo:
Saiba como a posição para dormir pode interferir nos seus sonhos
Mulheres na pós-menopausa correm mais risco de ter distúrbios do sono?
Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
2 comentários