Blog CPAPS

6 fatores que causam ronco e apneia

mulher-com-rinite

A apneia do sono é um distúrbio que pode ser ocasionado por inúmeros fatores, mas alguns favorecem o seu desenvolvimento. Algumas pessoas, mesmo percebendo o ronco e os sintomas, não procuram tratá-la e isso pode resultar em problemas cardíacos, por exemplo.

Confira a seguir alguns fatores que contribuem para o surgimento da apneia.

Idade

A apneia do sono é rara em crianças e vai ficando cada vez mais comum conforme envelhecemos. A partir dos 50 anos, ela se torna bastante prevalente devido ao relaxamento e à flacidez dos músculos.

casal-de-idosos-roncando

O relaxamento e flacidez nos músculos cooperam para a obstrução das vias respiratórias e, assim, para as paradas respiratórias durante o sono, caracterizada pela apneia.

Obesidade

O fator de risco mais importante é o excesso de peso. Apenas 10% dos homens com IMC normal têm apneia do sono, enquanto entre os homens com IMC maior que 30 kg/m² essa taxa é superior a 60%.

Isso acontece porque a formação de gordura em volta do pescoço contribui para a obstrução das passagens do ar na traqueia, aumentando a chance de ter apneia do sono.

Anormalidades anatômicas

Alterações nos ossos do crânio, principalmente uma mandíbula ou maxilar curtos, hipertrofias das amígdalas ou das adenoides, desvio de septo, pólipos nasais ou ter um pescoço pequeno e largo são fatores que favorecem o aparecimento da apneia obstrutiva do sono.

Tais anormalidades, quando associadas à obstrução das vias respiratórias nasais e da traqueia, também causam os eventos respiratórios, provocando o ronco nos quadros de apneia.

Congestão nasal

Indivíduos que apresentam a rinite frequente também estão sob maior risco de desenvolver a apneia, uma vez que a congestão nasal dificulta a respiração, fazendo com que o indivíduo precise abrir a boca durante o sono para conseguir respirar.

Cigarro e álcool

A apneia do sono é três vezes mais comum em fumantes do que em pessoas que não fazem uso do cigarro. Além disso, o consumo de álcool aumenta o relaxamento da musculatura da faringe durante o sono, favorecendo o aparecimento da obstrução das vias aéreas.

homem-fumando-e-bebendo

Dormir de barriga para cima

A posição que mais favorece a obstrução das vias áreas é a chamada posição supina, que é a posição de barriga para cima. Desta forma, além do colapso da musculatura da faringe, há também grande risco de queda da língua em direção à garganta.

A apneia tem tratamento e um dos mais eficazes é a utilização de aparelhos CPAP. Na CPAPS.com.br você encontra diferentes opções de máscaras e produtos para tratar a apneia e ter muito mais qualidade de sono.

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook