Blog CPAPS

Ronco pode ser causado por rinite alérgica?

rinite-causa-ronco
  • Cpaps
  • 13 de janeiro de 2020

A rinite alérgica apresenta alta incidência no Brasil, de acordo com as pesquisas epidemiológicas. Esta patologia é definida pela presença de inflamação na mucosa nasal. Geralmente é induzida através da exposição a alérgenos que vão desencadear uma resposta inflamatória imediata por imunoglobulina. Consequentemente, pode causar sintomas crônicos ou recorrentes.

Dentre os sintomas que mais incomodam os pacientes com rinite alérgica estão:

  • Obstrução nasal nariz com coriza
  • Prurido (coceira) ocular
  • Lacrimejamento
  • Cefaleia

 Relação rinite alérgica e apneia do sono

crises-de-rinite-alergica

A má qualidade e a redução na quantidade do sono, assim como, o impacto negativo na qualidade de vida de pacientes com rinite pode trazer implicações como: sonolência diurna, alterações no humor, déficit cognitivo e fadiga.

O ronco é algo comum nos pacientes com distúrbios respiratórios e sua incidência aumenta conforme o passar da idade. Apesar de ser comum, é um distúrbio importante e acarreta consequências clínicas e sociais.

Dentre os distúrbios respiratórios do sono, os obstrutivos são os mais frequentes e podem ser divididos em:

  • Ronco primário (RP): ruído respiratório sem que ocorra apneia ou despertar noturno. Consiste na produção de som através do trato aero digestivo durante o sono. O diagnóstico acontece pela exclusão de outras hipóteses.
  • Síndrome de resistência das vias aéreas superiores: maior resistência das vias aéreas associado com sonolência excessiva e microdespertares.
  • Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono: índice de apneia hipopneia acima de 5 despertares por hora de sono.

O ronco primário é a consequência da vibração das estruturas no interior da fa

ringe e se classifica em 3 níveis de gravidade, sendo grau I para aqueles que roncam ocasionalmente e grau III para aqueles no qual o ronco pode ser ouvido em outro cômodo. Pacientes com ronco grau III tem maior probabilidade de possuir apneia do sono.

Relação rinite alérgica e ronco

roncanco-apneia-do-sono

O ronco é algo comum em pacientes com distúrbios do sono, para seu manejo é necessário primeiramente confirmar a presença do ronco, posteriormente excluir ou confirmar a associação deste com outros distúrbios do sono e por fim o tratamento.

Na avaliação deste paciente deve-se incluir a análise do índice de massa corpórea (IMC), do consumo de álcool e tabaco e da avaliação da presença de obstrução nasal. A obstrução nasal severa é um fator predisponente para o ronco primário. E os indivíduos que são acometidos por rinite são os mais propensos ao RP.

 

Existem duas teorias para a associação dos distúrbios do sono, incluindo o ronco, com a rinite alérgica:

  1. Teoria mecânica da obstrução nasal: A obstrução nasal que é causada pela congestão nasal é um fator determinante para a relação entre a intensidade desta obstrução com a gravidade do distúrbio do sono.  O aumento da congestão nasal quando deitado de barriga para cima e a flacidez da musculatura respiratória à noite explica a piora durante o sono.
  2. Teoria das citocinas inflamatórias: as citocinas liberadas durante o processo inflamatório ocasionado pela rinite alérgica, pode ser liberado para a circulação causando uma diminuição da sonolência.

 Como tratar a rinite e o ronco

Iniciando a terapia para a rinite alérgica consequentemente ocorrerá melhora do ronco e então da qualidade do sono. Desta forma, é necessário realizar tratamentos acompanhados de prescrição médica, com ação anti-inflamatória, que vai causar tanto a redução dos mediadores inflamatórios quanto a melhora da congestão nasal.

O objetivo do tratamento farmacológico é promover a prevenção de forma efetiva ou para alivio dos sintomas. A prevenção do contato ou a eliminação dos alérgenos é o mais recomendado, porém a terapia farmacológica também se faz necessário.

É importante ressaltar as características desfavoráveis do ambiente domiciliar, predispondo o contato com fungos, ácaros e substancias irritantes como fumaça de cigarro, que acabam desencadeando a rinite alérgica. Sendo assim, é indispensável que se tome medidas que promovam a higiene ambiental de sua residência.

Já para o ronco, o tratamento consiste em três níveis:

Nível 1

Se trata de mudanças comportamentais, incluindo perda de peso, mudança na posição durante o sono, tratamento de alergias e da obstrução nasal e parar de fumar.

Nível 2

Realiza-se intervenções não-cirúrgicas como o uso do CPAP, o CPAP é o equipamento mais eficaz para o tratamento deste, sendo indicado para casos no qual o paciente é diagnosticado com síndrome de apneia e hipopneia obstrutiva do sono.

Nível 3

Em último caso, se opta pela intervenção cirúrgica, podendo ser cirurgia nasal, cirurgia do palato ou bariátrica.

Quer saber mais como acabar com o ronco durante o sono? Acesse os conteúdos que separamos abaixo, relacionados ao assunto:

Como a apneia do sono acontece

Apneia do sono é grave?

5 Benefícios reais que o CPAP traz para a saúde

7 Sintomas que podem apontar Apneia do Sono

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook