Plano de saúde fornece CPAP?

Ao receber o diagnóstico, surgem muitas dúvidas e receios, sobretudo, sobre como será a terapia com o aparelho CPAP e qual o custo desse tratamento. Mas poucas pessoas sabem que a maioria dos planos de saúde fornecem ou reembolsam a compra do aparelho para o tratamento a apneia do sono. Confira agora com a CPAPS todas as informações essenciais. Boa leitura!

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COMO CONSEGUIR O APARELHO CPAP PELO PLANO DE SAÚDE?

Se você foi diagnosticado com apneia do sono e o seu médico prescreveu um aparelho CPAP ou BiPAP / VPAP, saiba que é possível conseguir o fornecimento do aparelho pelo plano de saúde.

O primeiro passo é verificar se o seu plano de saúde tem esse tipo de cobertura. A maioria dos planos tradicionais praticam reembolso ou fornecem aparelhos médicos prescritos para os seus pacientes, mas existem planos do tipo cooperativas ou planos de desconto que não têm essa obrigação.

Entre em contato com sua operadora para confirmar se o reembolso de CPAP exige fornecedores aprovados ou se você pode escolher.

O QUE É EXIGIDO PELO PLANO DE SAÚDE?

A maioria dos planos tem as seguintes exigências para o fornecimento do aparelho CPAP:

  • Orçamento formal, em papel timbrado, com detalhes técnicos do aparelho, valores detalhados de cada item, incluindo frete, dados do paciente e data de validade, de, no mínimo, 03 fornecedores distintos, com CNPJ válido.
  • Resultado do exame de polissonografia e demais exames necessários.
  • Prescrição médica, detalhando cada item que deve constar no orçamento, inclusive máscara e acessórios.
  • Nota fiscal do produto, em caso de reembolso.

QUAIS CUIDADOS TOMAR ANTES DE BUSCAR O FORNECIMENTO DO SEU APARELHO PARA APNEIA DO SONO?

Antes de iniciar a busca por orçamentos de aparelho para apneia entre as lojas do ramo, é importante conversar com o seu médico sobre como é feita a terapia e o que é necessário para uma terapia eficiente e confortável. Pois, muitas vezes, a prescrição médica apenas indica o uso do aparelho CPAP, mas deixa de fora itens importantes, como a máscara ou o umidificador do aparelho.

Se você deseja solicitar ao seu plano de saúde o fornecimento do CPAP, peça ao seu médico para prescrever todos os itens necessários para a terapia.

CONVERSE COM ELE SOBRE A MÁSCARA IDEAL

A máscara nasal é normalmente a primeira indicação dos médicos, por ser mais confortável e eficiente para o tratamento a apneia do sono, porém, nem todas as pessoas podem utilizar esse tipo de máscara.

Pacientes com obstrução nasal de algum tipo, seja por desvio de septo ou constantes crises de rinite alérgica, ou sinusite, e que não conseguem respirar bem exclusivamente pelo nariz, devem optar pela máscara oronasal, que cobre o nariz e a boca. Dessa forma, mesmo em momentos de crise de congestão nasal, a terapia ainda será eficiente.

Peça ao seu médico para te ajudar a escolher a máscara mais indicada para a sua terapia e prescrevê-la na mesma receita que o aparelho CPAP.

SOLICITE O UMIDIFICADOR DE CPAP

O umidificador é um item de conforto muito importante no tratamento da apneia do sono. Pois o aparelho CPAP é um gerador de fluxo de ar que envia constantemente um fluxo contínuo de ar comprimido para as vias respiratória do paciente. Esse fluxo constante pode ressecar as narinas e a garganta, tornando a terapia desconfortável e prejudicando a adaptação do paciente.

Alguns aparelhos têm umidificador integrado, como o AirSense 10, da ResMed. Mas a maioria dos aparelhos para apneia do sono têm umidificadores vendidos separadamente. Portanto, peça ao médico para incluir o item na prescrição.

CONFIGURAÇÃO IDEAL PARA CPAP

Com a Polissonografia, o médico identifica o CPAP ideal e prescreve o modelo e os parâmetros necessários para o tratamento.

Peça ao se médico para indicar na prescrição informações como: pressão mínima e máxima, nível de alívio expiratório, tempo e tipo de rampa e nível de umidificação.

Com a prescrição completa, você pode iniciar a coleta de orçamentos para apresentar ao seu plano de saúde, garantindo assim o fornecimento de todos os itens necessários para o tratamento da apneia do sono com segurança e conforto!

Resumindo:

  • Consulte o médico especialista em sono e peça o seu exame de Polissonografia.
  • Mostre o resultado do exame ao médico e peça a prescrição completa do aparelho e acessórios.
  • Solicite orçamento de três fornecedores aprovador pelo seu plano.
  • Apresente o orçamento ao plano de saúde e aguarde, em média, 30 dias. Alguns planos reembolsam após a compra, outro compram e fornecem o produto, e existem aqueles que depositam o valor diretamente na conta-corrente do fornecedor selecionado (o de menor orçamento).

Na CPAPS você tem garantia de menor preço e alta qualidade dos produtos! Temos o maior e melhor pós-venda do Brasil!

E SE O MEU PLANO DE SAÚDE NÃO POSSUI COBERTURA?

Alguns planos de saúde ou grupos de desconto não são legalmente obrigados a fornecer equipamentos médicos. Caso fique comprovado que o seu plano não fornecerá o aparelho, você pode também obtê-lo pelo SUS!

Saiba mais: Como adquirir um CPAP pelo SUS.

CONHEÇA A CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: ligue 0800 601 9922.

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27 comentários

    • Oi Nicole,

      Muito gentil da sua parte dedicar seu tempo para fazer esse elogio ao nosso trabalho.
      Estamos aqui justamente para ajudar. Se tiver qualquer dúvida, pode sempre contar com a gente!

    • Olá Fredson, como vai?

      A cobertura é preciso verificar direto com o seu plano de saúde, após essas verificações é solicitado alguns orçamentos para aprovação e conseguimos lhe ajudar enviando.

      Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem no 0800 601 9922.

  1. boa tarde, meu nome é José Ricardo, comprei um CPAP com umidificador, meu plano de saúde empresarial, falou que não cobre, se eu entrar na justiça, eu consigo ser ressarcido pelo plano de saúde?

    • Olá José, como vai? Nesse caso um Advogado vai conseguir te orientar de uma melhor forma. Os planos de saúde não seguem um padrão, cada um tem seu protocolo e pacote do que contempla, dessa forma o ideal é entrar em contato direto com o seu consultor e realizar a verificação. Caso possamos ajudar em algo mais, não deixe de entrar em contato, estamos aqui para lhe auxiliar 😉

    • Olá Monica, como vai? O primeiro passo é verificar se o seu plano de saúde tem esse tipo de cobertura. A maioria dos planos tradicionais praticam reembolso ou fornecem aparelhos médicos prescritos para os seus pacientes, mas existem planos do tipo cooperativas ou planos de desconto que não têm essa obrigação. Entre em contato com o seu plano de saúde e confirme essas informações, verificando se, em caso de reembolso ou fornecimento de aparelho CPAP, o fornecedor precisa estar em uma lista de fornecedores aprovados pelo plano de saúde, ou se você pode cotar o seu aparelho para apneia do sono em qualquer fornecedor. Permanecemos à disposição!😀

  2. Boa noite tem algum número de contato para quero tirar algumas dúvidas. Sobre CPAP e o documento que o médico tem que disponibilizar para eu solicitar ao plano.

    • Olá Marcelo, como vai? Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo 0800 601 9922 opção 1!

    • Olá Elen, como vai? O primeiro passo é verificar se o seu plano de saúde tem esse tipo de cobertura. A maioria dos planos tradicionais praticam reembolso ou fornecem aparelhos médicos prescritos para os seus pacientes, mas existem planos do tipo cooperativas ou planos de desconto que não têm essa obrigação. Entre em contato com o seu plano de saúde e confirme essas informações, verificando se, em caso de reembolso ou fornecimento de aparelho CPAP, o fornecedor precisa estar em uma lista de fornecedores aprovados pelo plano de saúde, ou se você pode cotar o seu aparelho para apneia do sono em qualquer fornecedor. Permanecemos à disposição!😀

    • Bom dia Beatriz, como vai? Agradecemos por entrar em contato. As regras mudam de acordo com cada plano de saúde, e por conta disso o ideal é verificar direto com eles. Além da cirurgia, existem outros métodos que tratam a apneia do sono, como o equipamento CPAP, conforme for, em seu contato também pode verificar se eles cobrem a compra do aparelho que é a alternativa mais eficiente para o tratamento da apneia. Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato😉

  3. Primeiramente quero parabenizar a equipe responsável pela postagem. O assunto foi abordado de forma esclarecedora e muito didática.

    • Olá Marco, como vai? Ficamos felizes por estar satisfeito com o nosso artigo. Desejamos sucesso em sua terapia respiratória! Estamos à disposição pelo 0800 601 9922 opção 1! ✨🥰

    • Olá Neuci, como vai? O primeiro passo é verificar se o seu plano de saúde tem esse tipo de cobertura. A maioria dos planos tradicionais praticam reembolso ou fornecem aparelhos médicos prescritos para os seus pacientes, mas existem planos do tipo cooperativas ou planos de desconto que não têm essa obrigação. Entre em contato com o seu plano de saúde e confirme essas informações, verificando se, em caso de reembolso ou fornecimento de aparelho CPAP, o fornecedor precisa estar em uma lista de fornecedores aprovados pelo plano de saúde, ou se você pode cotar o seu aparelho para apneia do sono em qualquer fornecedor. Estamos à disposição!

  4. bom dia, gostaria de saber se o aparelho de CPAP é dedutível do imposto de renda na pessoa física.
    Agradeço sua atenção.

    • Olá Marcos, como vai?

      Nesse caso, orientamos que procure o contador para obter mais informações. Estamos à disposição!

  5. Meu plano de saúde disse que o Cpap não faz parte dos Rol de Procedimentos da ANS. Saberia confirmar?

    • Olá Rafael, como vai?

      Não temos acesso a essas informações, é importante que verifique junto ao seu plano de saúde. Estamos à disposição!

  6. Boa tarde fiz um exame que minha cardiologista pediu e deu apineia grave e ela mandou eu passar com o otorrino e falou que tenho que usar este aparelho porque estou correndo o risco de ter de novo um avc ou. é que já tive um e ou um infarto já tive um também. Será que meu convênio pode me arder um aparelho meu convênio é Prevent Sênior

    • Olá Neusa, como vai?

      Quanto a cobertura é preciso verificar direto com o seu plano de saúde, após essas verificações, são solicitados alguns orçamentos para aprovação e conseguimos lhe ajudar enviando. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922. Estamos à disposição!

  7. Olá boa noite, qual o valor da máscara que cobre também a boca? Eu tenho rinite e sinusite.

    • Olá Lucrécia, como vai? Entre em contato com nossa central de atendimentos, pelo telefone 0800 601 9922. Vamos te apresentar os modelos de máscaras faciais (que cobrem nariz e boca) e, te apresentar as ofertas.

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