Mito ou verdade: travesseiro influencia no ronco?

É estimado que o ronco afete mais de 40% dos homens e mais de 25% das mulheres em algum momento de suas vidas. Deu para perceber que são muitas pessoas prejudicadas por esse problema, não é?

No entanto, algumas simples mudanças podem melhorar essa adversidade. Uma boa postura, por exemplo, é uma delas. Agora, o travesseiro também influencia no ronco? Será mito ou verdade?

Influencia ou não no ronco?

Sim, o travesseiro influencia no ronco. As pesquisas já realizadas por Institutos do Sono alegam que alguns travesseiros favorecem a abertura das passagens do ar e que, por isso, evitam o ronco. Não só eles, mas também o colchão influencia no aumento ou diminuição do ronco. Os dois são fatores que refletem na postura da pessoa, o que tem efeitos diretos em uma boa noite de sono.

Sendo assim, a posição correta ou mais confortável é aquela que alinha o corpo e o pescoço, mantendo na mesmo linha horizontal do resto do corpo ou com as costas apoiadas no colchão. Quando você dorme de barriga para cima a língua e o palato mole são empurrados contra a garganta, isso leva a uma maior pressão sobre as vias respiratórias, o que pode causar o ronco.

travesseiro-influencia-no-ronco

Qual o travesseiro ideal

  • Altura: No momento em que for comprar um travesseiro, escolha o que tenha a altura ideal para você. Ele não pode ser tão alto ou baixo demais.
  • Material: Existem inúmeros materiais de travesseiros. Entre todos, opte pelos compostos de espuma viscoelastica, que são os mais indicados pelos fisioterapeutas, pois são automoldáveis e termosensíveis, se adaptando conforme o contorno e temperatura da cabeça. Evite travesseiros muito macios, eles permitem que a cabeça “afunde” nele, e isso pode dificultar a passagem do ar e a chegada do mesmo até o nariz.
  • Anti-alérgicos: evite travesseiros que contém materiais que tendem a acumular ácaros e poeira. Alguns já vêm acompanhados de uma fronha anti-alérgica. Além disso, não se esqueça de trocar as capas e forros com frequência.

Opções de travesseiros

O travesseiro contra o ronco, da marca Perfetto, por exemplo, foi exatamente desenvolvido para quem sofre de algum distúrbio do sono que envolva o ronco. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo e facilita o relaxamento do pescoço.

Paras as pessoas que usam CPAP, em determinadas posições, a máscara pode se apertar contra o rosto, ou ser deslocada, causando vazamentos e desconfortos. O travesseiro multi-máscaras, também da marca Perfetto, contém um formato anatômico, com encaixes nas laterais, que possibilitam dormir de lado sem que a máscara incomode, pois neste encaixe há espaço livre para ela.

Não dar a sustentação correta ao pescoço favorece o desenvolvimento do ronco e da apneia do sono, além de dores no pescoço e na coluna, por isso é necessário ficarmos atentos à essa questão. Na CPAPS.com.br, você encontra diferentes opções de máscaras e produtos para tratar os distúrbios do sono e ter muito mais qualidade de vida. Visite nosso site e confira!

Compartilhe esse conteúdo

5 comentários

  1. Olá,
    Esse travesseiro é interessante para quem dorme nessa posição, como eu. Porém, meu marido não dorme com o braço sob a cabeça, inclusive ele tem apnéia do sono e adquiriu um aparelho com vocês recentemente. Além desse modelo de travesseiro vocês teriam algum outro modelo e marca para indicar?

  2. Em face de diagnostico recente, estar afetado com Fibrose Pulmonar Idiopática(endurecimento do pulmão) fui recomendado evitar, entre outras coisas, o uso de travesseiro de pena de ganso, que usei por toda a vida, por ser macio, fácil amoldação para a cabeça, enfim era do gosto, e ainda devo evitar pássaros, aves, etc. por conter bactérias que atacam o pulmão. Imagina quem deva ter atividades junto a um aviário, pobre gente.

    • Olá Iop, como vai?

      Existem inúmeros materiais de travesseiros. Entre todos, opte pelos compostos de espuma viscoelástica, que são os mais indicados pelos fisioterapeutas, pois são automoldáveis e termossensíveis, se adaptando conforme o contorno e temperatura da cabeça. Evite travesseiros muito macios, eles permitem que a cabeça “afunde” nele, e isso pode dificultar a passagem do ar e a chegada do mesmo até o nariz. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *