O lazer é um momento dedicado ao relaxamento e à diversão. Este deveria ser um período obrigatoriamente diário para todas as pessoas e pode ser praticado de diversas maneiras. Uma delas é pela prática de exercícios físicos, sendo a preferência de, aproximadamente, 82% do público jovem brasileiro, enquanto 66% praticam algum esporte e outros 61% assistem a alguma prática esportiva na televisão – como indica uma pesquisa realizada pelo Grupo Allianz em parceria com o Comitê Olímpico Internacional.
E como o lazer pode contribuir para uma saúde melhor – e uma qualidade de sono mais aprimorada? Quais são as práticas que podem ser realizadas com constância? Descubra o seu tipo de lazer favorito com a CPAPS no conteúdo de hoje. Boa leitura!
Leia também – Longevidade: descubra o segredo de viver mais e melhor
Tipos de lazer
De 2013 a 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o número de brasileiros de 18 anos ou mais que eram praticantes de exercício físico nos momentos de lazer chegou a quase um terço. Conforme dados apresentados pelos técnicos, mais de 30% praticavam a quantidade recomendada de exercícios em momentos de desaceleração.
Mas os exercícios físicos são a única maneira de se dedicar a um momento de lazer? Conheça outros tipos de entretenimento, que podem ser realizados mesmo que por meia hora diária:
- Passear;
- Viajar;
- Praticar um hobby;
- Ir ao cinema ou a um show;
- Fazer um piquenique;
- Ler um livro.
E como desacelerar melhora a saúde?
Recentemente, alguns cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, realizaram pesquisas com foco em compreender a influência e a importância de hobbies, do entretenimento e de diversas atividades que ajudam a desacelerar. Com isso, chegaram à conclusão de que ter períodos dedicados ao lazer contribui – e muito! – para a saúde mental e física, além de aprimorar a produtividade profissional também.
E estes não são os únicos resultados trazidos pelos estudos: os graus de felicidade, ansiedade e estresse dos participantes clínicos também cresceram, em comparação aos participantes que costumam não se importar e desvalorizar o tempo dedicado ao lazer.
+ Leia mais: O horário de dormir pode influenciar o sono?
O que acontece quando há desvalorização do lazer?
Os estudos dos pesquisadores de Ohio indicam que, quando não há momento dedicado ao lazer, o corpo sofre mais com o estresse, a tensão e o cansaço acumulado. Logo, é possível perceber que há mais profissionais esgotados no trabalho, além de mais pessoas exaustas, sem conseguir dormir direito, com a ansiedade a mil e uma sensação inesgotável de cansaço.
Conte com os cuidados de uma parceira especialista em você!
Agora que você já conhece mais sobre a importância do lazer para a vida das pessoas, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias com a CPAPS?
Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes para melhorar sua saúde por completo. Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Qual é o melhor exercício para uma vida longínqua?
Qualidade de vida é uma prioridade para os jovens
Fontes: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estudo do Grupo Allianz em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Pesquisas dos cientistas da Universidade de Ohio.
- Como as máscaras faciais AirFit ajudam a melhorar seu sono - 6 de dezembro de 2024
- Horário de Verão prejudica o sono? - 5 de dezembro de 2024
- O que é a Apneia Central do Sono? Descubra! - 4 de dezembro de 2024