Horário de Verão prejudica o sono?

Horário de Verão prejudica o sono?

Tempo de leitura 3 minutos

O horário de verão, que já foi prática comum no Brasil, sempre gerou discussões acaloradas. Uma pesquisa recente revelou que 64% dos brasileiros acreditam que a mudança anual no relógio prejudica o sono. Mas será que isso é verdade?

Explore com a  CPAPS o que é o horário de verão, como ele funcionava no Brasil e quais são os seus impactos na saúde e no sono. Boa leitura!  

Leia também – Dicas para melhorar o sono durante o verão

Como funcionava o horário de verão no Brasil? 

O horário de verão foi implementado no Brasil em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas,  com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural e economizar energia elétrica. Durante sua vigência, os relógios eram adiantados em uma hora, geralmente no final de outubro, permanecendo assim até fevereiro. Essa mudança abrangia estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde a variação de luz solar é mais significativa ao longo do ano.

No entanto, em 2019, o governo brasileiro extinguiu a medida, alegando que os benefícios econômicos já não eram tão expressivos e que havia impactos negativos na saúde da população.

Leia também: Qual o melhor horário para o cochilo?

Impactos do Horário de Verão na Saúde

A mudança no relógio pode parecer sutil, mas ela afeta diretamente o ritmo circadiano, o “relógio biológico” que regula os ciclos de sono e vigília. Algumas pessoas conseguem se adaptar rapidamente mas, para outras, a alteração de uma hora pode causar:

  • Dificuldade para dormir: a mudança do horário interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.
  • Fadiga e cansaço: acordar mais cedo do que o habitual pode gerar sensação de cansaço prolongado.
  • Alterações no humor: estudos indicam que a privação de sono pode aumentar os níveis de irritabilidade e estresse.
  • Queda na produtividade: dormir mal pode prejudicar a concentração e o desempenho nas atividades diárias.

Esses efeitos são mais acentuados nas primeiras semanas de adaptação, quando o corpo ainda tenta sincronizar o ritmo interno com o novo horário imposto. Segundo a UNESP, a primeira semana de horário de verão sempre possui mais queixas de cansaço e desatenção pela população. 

+Leia mais: Insônia no verão: descubra quais as causas e como tratar

O horário de verão e o sono

O impacto mais notável da medida é, sem dúvidas, sobre o sono. Com a alteração no relógio, as pessoas precisam adaptar suas rotinas noturnas, o que nem sempre é fácil. A qualidade do sono pode ser comprometida pela redução das horas de descanso, além do aumento da exposição à luz durante a noite.

Para indivíduos que já possuem dificuldades para dormir, como quem sofre de apneia do sono, as mudanças podem ser ainda mais desafiadoras. Nesses casos, tratamentos como o uso do CPAP ajudam a manter uma noite de sono reparadora, mesmo diante de alterações no ritmo diário.

+Leia mais: CPAP: tratamento adequado para apneia obstrutiva do sono

O horário de verão vai voltar? 

A possibilidade de retorno do horário de verão no Brasil continua sendo tema de debate. Uma pesquisa realizada com exclusividade para o jornal Fala Brasil, da TV RECORD, apontou que 64% dos brasileiros acreditam que o horário de verão interfere na qualidade do sono, porém 60% das pessoas ouvidas afirmaram gostar da medida mesmo assim. 

O Ministério de Minas e Energia discutiu o tema este ano, e descartou a volta do horário em 2024. No entanto, a implementação da medida em 2025 ainda será debatida. 

Seja qual for a decisão futura, entender os efeitos do horário de verão no organismo ajuda a buscar estratégias para minimizar os impactos e priorizar a saúde.

Leia também: O horário de dormir pode influenciar o sono?

Viva melhor com a CPAPS

Agora que você já sabe tudo sobre os impactos do horário de verão no sono, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo! 

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!

Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!

Uma noite mal dormida é o fim do mundo?

O que é um distúrbio do sono?

Fontes: UNESP / G1 / FALA BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *