Quando o assunto é sono de qualidade, muitas recomendações surgem, e uma delas é evitar atividades físicas intensas à noite. A higiene do sono sempre indicou que exercícios à noite poderiam ser prejudiciais, no entanto, uma pesquisa recente trouxe uma descoberta interessante: determinados exercícios de resistência feitos à noite podem ajudar a prolongar o tempo total de sono e combater o sedentarismo.
Entenda com a CPAPS o estudo e como ele foi realizado para descobrir o impacto desses movimentos simples no seu descanso noturno. Boa leitura!
Leia também – Trabalhar na cama: uma prática confortável ou prejudicial?
Entenda o estudo que avaliou o efeito dos exercícios no sono
Publicado na revista científica BMJ Open Sport & Exercise Medicine e realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, o estudo reuniu 28 voluntários para avaliar o impacto dos exercícios noturnos no sono.
Eles realizaram três minutos de movimentos de resistência com o peso do corpo, como agachamentos, elevação de panturrilha e de joelho, repetidos em intervalos de 30 minutos, entre as 17h e 21h.
Em uma segunda fase, os mesmos voluntários permaneceram sentados durante o mesmo período, simulando uma noite sedentária.
Leia também: Não praticar exercícios físicos pode dobrar o risco de morte
Resultados: como os exercícios noturnos influenciaram o tempo total de sono
O estudo apontou que nas noites em que os participantes fizeram exercícios, o tempo total de sono aumentou em 29,3 minutos em comparação com as noites em que permaneceram sentados. Mesmo sem mudanças significativas na eficiência do descanso ou no número de despertares, os participantes conseguiram dormir mais tempo.
Leia também: Qual é o melhor exercício para uma vida longínqua?
O que isso significa para o sono e a qualidade de vida?
Esses resultados sugerem que incluir as atividades físicas corretas à noite pode ser viável e benéfico para o descanso noturno, especialmente com exercícios simples que usam apenas o peso corporal.
Por não exigirem equipamentos ou muito espaço, esses movimentos podem ser realizados em casa, sem interromper atividades prazerosas para você, como assistir sua série favorita na TV. Pequenas séries de exercícios antes de dormir podem, portanto, ajudar a prolongar o tempo de sono e reduzir o sedentarismo, integrando-se facilmente ao cotidiano.
+Leia mais: Como a atividade física atua sobre o sono
Viva melhor com a CPAPS
Agora que você já sabe tudo sobre os benefícios de exercícios noturnos para o sono, o que acha de descobrir novas maneiras de cuidar da sua saúde todos os dias? A CPAPS é referência no tratamento da apneia do sono e tem um blog com dicas diárias para cuidar do seu bem-estar como um todo!
Tenha acesso a conteúdos exclusivos, que trazem novidades e tendências relevantes sobre qualidade do sono e qualidade de vida! Conheça as principais notícias do nosso blog para se atualizar!
Aproveite alguns conteúdos que podem ser do seu interesse!
Deficiência de vitaminas pode provocar insônia
Recuperar o sono no fim de semana reduz doenças cardíacas
Conheça 10 benefícios da corrida para saúde
Fonte: Viva Bem UOL / CNN BRASIL
- Qual a importância da hidratação para o sono? - 20 de janeiro de 2025
- Guia de Verão: dicas para aproveitar a estação com mais saúde em 2025 - 16 de janeiro de 2025
- Qual é o exame para descobrir a apneia do sono? - 14 de janeiro de 2025