A sonolência durante o dia traz malefícios para o bem-estar e saúde daqueles que têm uma noite mal dormida, já que desânimo prejudica, e muito, a execução de tarefas diárias.
Em geral, especialistas recomendam a um adulto de 07h a 09h de descanso, mas, muitas vezes, mesmo quem consegue dormir a quantidade recomendada pode sofrer de cansaço ao longo do dia.
Para evitar esta sonolência e melhorar o rendimento durante o dia, confira algumas dicas:
Gaste energia durante o dia:
Além de cansar o corpo, a queima de gordura e a consequente perda de peso melhoram a respiração, tratando a apneia e outros problemas que são um obstáculo para uma boa noite de descanso.
Organiza-se para o dia seguinte:
Para evitar que as preocupações da rotina prejudiquem o sono ou até provoquem insônia, o melhor é pensar e planejar bem a lista de afazeres do dia seguinte antes de se deitar.
Prepare-se para dormir
Pelo menos 30 minutos antes de dormir, não se renda a livros, filmes e atividades estimulantes. Deixe o seu corpo relaxar para o cansaço chegar. Se possível, também deixe o celular de lado.
Cuide do seu quarto
O ideal é que o ambiente para dormir seja escuro e silencioso, pois, ao ter claridade e sons demais, o corpo não “entende” que é hora de dormir.
Observe-se
Problemas respiratórios são altamente prejudiciais, pois podem facilitar a ocorrência de ronco, apneia, pequenos despertares e falta de sono profundo. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo.
Respeite o seu relógio
Dormir e acordar no mesmo horário, inclusive aos finais de semana, faz com que seu corpo se acostume com um rotina, contribuindo para uma boa noite de sono.
Escolher bem os alimentos e bebidas na hora de dormir
Não durma com fome e nem abuse dos alimentos. Antes de dormir, prefira frutas e verduras, leite e chás, que são bons para acalmar.
- Como me adaptar ao CPAP? - 22 de janeiro de 2024
- O que é polissonografia? - 17 de janeiro de 2024
- Aparelhos e tratamentos ortodônticos para apneia do sono - 15 de janeiro de 2024
2 comentários