Blog CPAPS

CPAP: conheça 6 causas de ruído no equipamento

ruidos-no-cpap-causas

O ruído no CPAP está te atrapalhando a pegar no sono ou incomodando a pessoa que dorme ao seu lado? A princípio, ele pode parecer um mistério a ser desvendado, mas a verdade é que, muitas vezes, é um problema simples de ser resolvido, se você seguir algumas recomendações do fabricante. Continue lendo esse post e saiba como acabar com o ruído no CPAP!

Excesso de água no recipiente do umidificador

Se você usa o CPAP com umidificador e à noite percebe um ruído parecido com água borbulhando, é possível que o recipiente do seu umidificador esteja com o nível de água acima do recomendado pelo fabricante.

O ruído acontece porque o ar que é enviado pelo CPAP passa pelo umidificador antes de chegar ao usuário. Quando o fluxo de ar entra no umidificador completamente preenchido, faz com que a água se movimente, causando o ruído similar a ebulição.

Todos os recipientes de água do umidificador para CPAP contêm o nível máximo indicado pelo fabricante, e respeitá-lo é muito importante para manter o bom funcionamento do equipamento, além de evitar incômodos e ruídos. Verifique também o nível de umidade utilizado, pois se ele estiver mais elevado que o ideal, pode levar ao ruído similar ao de ebulição.

recipiente-umidificador-cpap

Condensação na extensão do tubo

Há situações em que o CPAP parece emitir um ruído parecido com chiado. Se isso acontece com o seu aparelho, é importante verificar se dentro da extensão do tubo/traqueia contém gotículas de água.

O ruído acontece quando o fluxo de ar passa pela tubulação e movimenta as gotículas fazendo um chiado, que parece vir do CPAP, no entanto ele não é um sinal de defeito no equipamento e pode ser evitado com ajustes feitos em casa.

A condensação na extensão do tubo pode acontecer quando o CPAP é usado com umidificador devido a alguns fatores, como: excesso de água no recipiente do umidificador, nível de umidade mais elevado do que o ideal e quando a temperatura do ambiente é mais baixa que a de dentro do tubo.

A forma de solucionar o problema é utilizando um tubo aquecido, que impede a influência da temperatura do ambiente na umidificação. Mas não são todos os equipamentos que possuem esse recurso, portanto, a alternativa é reduzir o nível de umidade e evitar usar o climatizador em temperaturas muito baixas.

Se o tubo/traqueia do seu CPAP estiver com formação de gotículas de água, primeiramente, deixe secar colocando o acessório estendido com as duas pontas para baixo para que a água seja removida por completo e depois volte a usá-lo.

Ajuste da máscara de CPAP

Ouvir um ruído dentro do equipamento e a própria respiração são incômodos que podem ser causados pelo ajuste da máscara. A maneira como ele é feito pode influenciar na vedação, pois a fuga de ar causa barulhos que incomodam e podem se propagar para dentro do CPAP, mas não são sinais de defeito no equipamento.

Dependendo da maneira como a máscara de CPAP é vestida, a aba mais fina de silicone pode ficar dobrada, o que dificulta a aderência do acessório à pele e traz maior probabilidade de escape de ar durante o sono.

A solução é ajustar a máscara cuidadosamente, de modo que a almofada de silicone ou gel forme uma segunda camada sobre a pele, acompanhando sutilmente o formato do rosto. Quem está iniciando a terapia pode precisar da ajuda do espelho ou de uma pessoa para encontrar o ajuste ideal nas primeiras noites de uso da máscara de CPAP.

ajuste-vedacao-mascara-cpap

Tubo danificado

O ruído de vazamento de ar em algumas situações não provém da máscara, mas de rasgos e furos quase imperceptíveis na extensão do tubo. O tubo, ou traqueia, é o acessório fundamental na terapia do sono, pois é responsável por levar o fluxo de ar do CPAP à máscara e ao usuário, por isso, se estiver com qualquer avaria, a fuga de ar causará ruído e incomodo durante o sono.

O vazamento de ar pelo tubo influencia na eficácia do tratamento, pois parte do fluxo de ar que deveria ser enviado às vias respiratórias para evitar o ronco e a apneia escapa pelos furos e rasgos no tubo.

Para saber se o seu tubo está danificado, conecte uma de suas extremidades ao CPAP e feche a outra parcialmente, depois ligue a pressão de ar do CPAP e confira manualmente toda a extensão. Se sentir qualquer vazamento de ar, mesmo que seja mínimo, a solução será trocar o tubo o quanto antes.

Fechamento do umidificador

Alguns modelos de umidificador para CPAP contêm a tampa que protege o reservatório de água. Quando ela não é fechada completamente, até que seja feito o clique de vedação, há possibilidade de haver vazamento de ar pela câmara do umidificador.

fechamento-umidificador-cpap

Uma vez que o ar do CPAP é enviado ao umidificador antes de chegar ao usuário, e se a tampa dele não estiver completamente fechada, o ar poderá escapar causando ruído e incômodo durante o sono.

O ruído nessa situação vai depender do modelo do equipamento, mas é importante conferir se a tampa que reserva o recipiente de água do umidificador, está completamente vedada.

Tempo de uso do CPAP

O CPAP, como todo equipamento eletrônico, tem uma vida útil entre 5 e 7 anos. Após esse período, ele pode apresentar defeitos ou até mesmo um nível de ruído mais elevado ao enviar o fluxo de ar. Embora a manutenção seja feita, a atividade do dispositivo não será exatamente a mesma como quando novo e com pouco tempo de uso.

Nessas situações, para amenizar o nível de ruído, o usuário poderá anualmente enviar o equipamento para higienização interna, o que reduzirá o esforço do equipamento em fornecer o fluxo de ar, uma vez que ele pode armazenar poeira e microrganismos.

Entretanto, uma solução mais conveniente seria a substituição do CPAP por um novo, que tenha recursos mais sofisticados de conforto e nível de ruído reduzido.

Visite nossa loja CPAPS.com.br e encontre tudo que precisa para o tratamento da apneia do sono!

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'CPAP: conheça 6 causas de ruído no equipamento' 6 Comentários

  1. 14 de agosto de 2018 @ 08:08

    Bom tenho um resmed s7 e o mesmo esta com um barulho muito alto p problema e que acho que a resmed deveria facilitar a vida do usuário e fornecer mais informações sobre o aparelho e disponibilizar peças de reposição interna vou desmontar meu aparelho e vou postar todas as fotos como vista explodida e ajudar os usuários deste aparelho para não ficar na mão de poucos acho um tremendo descaso ligar para uma revenda da resmed e o atendente falar que não tem pçs de reposição ;Hora isso e uma responsabilidade da empresa fabricante disponibilizar as pçs de reposição e não encontramos nada nem no sit oficial da http://www.resmed.com nem em nenhum lugar na net. Me responda vocês tem pçs de reposição para o cpap que vendem?/ Porque não disponabilizão as peças?

    • 22 de agosto de 2018 @ 11:56

      Olá sr. Ricardo!

      Gostaríamos de lhe informar que os dispositivos CPAP da linha S7 Resmed tiveram a sua fabricação descontinuada há quase 8 anos atrás, a frente dele existem três linhas já lançadas que vieram para substituir as anteriores. Por isso, é um equipamento não está mais disponível em nossa loja há alguns anos.

      Obrigatoriamente, após a descontinuação de um produto, o fabricante tem que oferecer as peças de reposição no período vigente de cinco anos. A Resmed cumpriu esse prazo e sua responsabilidade com o consumidor, disponibilizando as peças nesse período.

      Nós da CPAPS, preocupados com a satisfação de nossos clientes, ainda nos empenhamos em reproduzir uma peça similar de fabricação nacional e a disponibilizamos no mercado por mais dois anos após o período de cinco anos. Infelizmente não conseguimos mais fornecedores que disponibilizassem o produto nacional, e por isso não teríamos para lhe fornecer.

      Nos colocamos à disposição para prestar mais esclarecimentos!
      Equipe CPAPS

  2. 9 de maio de 2020 @ 10:48

    Uso o aparelho já a 6 meses. Porém o que vem acontecendo é que a água do reservatório sobe pela mangueira e vai até a máscara provocando um barulho grande nela máscara. O que pode estar ocorrendo???

    • 15 de maio de 2020 @ 17:57

      Olá José, como vai?

      Quando ocorre a condensação da água no tubo e/ou na máscara, é porque o nível de umidade configurado está muito elevado, em comparação com a temperatura do ambiente.

      Para solucionar esta questão, o senhor pode reduzir em alguns níveis a umidade. Coloque o aparelho próximo ao chão, ou mesmo no chão, de forma que a traqueia fique bem esticada, para que esse acúmulo de água retorne ao reservatório do seu Umidificador.

      Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.

  3. 21 de junho de 2020 @ 11:44

    Meu cpap está com um barulho parecendo ser um assubio onde está desconfortável usar

    • 23 de junho de 2020 @ 16:01

      Olá Fabiano!

      Durante a noite qualquer barulho incomoda bastante e o equipamento que deve ser para ajudar acaba atrapalhando.

      Se o equipamento estiver dentro da garantia recomendamos que entre em contato com a loja para que forneçam detalhes de como acioná-la, mas caso não esteja, contamos com técnicos que podem revisar seu equipamento e remover este ruído insuportável. Para mais informações, acesse o link abaixo:
      https://materiais.cpaps.com.br/assistencia-tecnica

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook