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CPAP: conheça 6 causas de ruído no equipamento

Tempo de leitura 4 minutos

O ruído no CPAP está te atrapalhando a pegar no sono ou incomodando a pessoa que dorme ao seu lado? A princípio, ele pode parecer um mistério a ser desvendado, mas a verdade é que, muitas vezes, é um problema simples de ser resolvido, se você seguir algumas recomendações do fabricante. Continue lendo esse post e saiba como acabar com o ruído no CPAP!

Excesso de água no recipiente do umidificador

Se você usa o CPAP com umidificador e à noite percebe um ruído parecido com água borbulhando, é possível que o recipiente do seu umidificador esteja com o nível de água acima do recomendado pelo fabricante.

O ruído acontece porque o ar que é enviado pelo CPAP passa pelo umidificador antes de chegar ao usuário. Quando o fluxo de ar entra no umidificador completamente preenchido, faz com que a água se movimente, causando o ruído similar a ebulição.

Todos os recipientes de água do umidificador para CPAP contêm o nível máximo indicado pelo fabricante, e respeitá-lo é muito importante para manter o bom funcionamento do equipamento, além de evitar incômodos e ruídos. Verifique também o nível de umidade utilizado, pois se ele estiver mais elevado que o ideal, pode levar ao ruído similar ao de ebulição.

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Condensação na extensão do tubo

Há situações em que o CPAP parece emitir um ruído parecido com chiado. Se isso acontece com o seu aparelho, é importante verificar se dentro da extensão do tubo/traqueia contém gotículas de água.

O ruído acontece quando o fluxo de ar passa pela tubulação e movimenta as gotículas fazendo um chiado, que parece vir do CPAP, no entanto ele não é um sinal de defeito no equipamento e pode ser evitado com ajustes feitos em casa.

A condensação na extensão do tubo pode acontecer quando o CPAP é usado com umidificador devido a alguns fatores, como: excesso de água no recipiente do umidificador, nível de umidade mais elevado do que o ideal e quando a temperatura do ambiente é mais baixa que a de dentro do tubo.

A forma de solucionar o problema é utilizando um tubo aquecido, que impede a influência da temperatura do ambiente na umidificação. Mas não são todos os equipamentos que possuem esse recurso, portanto, a alternativa é reduzir o nível de umidade e evitar usar o climatizador em temperaturas muito baixas.

Se o tubo/traqueia do seu CPAP estiver com formação de gotículas de água, primeiramente, deixe secar colocando o acessório estendido com as duas pontas para baixo para que a água seja removida por completo e depois volte a usá-lo.

Ajuste da máscara de CPAP

Ouvir um ruído dentro do equipamento e a própria respiração são incômodos que podem ser causados pelo ajuste da máscara. A maneira como ele é feito pode influenciar na vedação, pois a fuga de ar causa barulhos que incomodam e podem se propagar para dentro do CPAP, mas não são sinais de defeito no equipamento.

Dependendo da maneira como a máscara de CPAP é vestida, a aba mais fina de silicone pode ficar dobrada, o que dificulta a aderência do acessório à pele e traz maior probabilidade de escape de ar durante o sono.

A solução é ajustar a máscara cuidadosamente, de modo que a almofada de silicone ou gel forme uma segunda camada sobre a pele, acompanhando sutilmente o formato do rosto. Quem está iniciando a terapia pode precisar da ajuda do espelho ou de uma pessoa para encontrar o ajuste ideal nas primeiras noites de uso da máscara de CPAP.

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Tubo danificado

O ruído de vazamento de ar em algumas situações não provém da máscara, mas de rasgos e furos quase imperceptíveis na extensão do tubo. O tubo, ou traqueia, é o acessório fundamental na terapia do sono, pois é responsável por levar o fluxo de ar do CPAP à máscara e ao usuário, por isso, se estiver com qualquer avaria, a fuga de ar causará ruído e incomodo durante o sono.

O vazamento de ar pelo tubo influencia na eficácia do tratamento, pois parte do fluxo de ar que deveria ser enviado às vias respiratórias para evitar o ronco e a apneia escapa pelos furos e rasgos no tubo.

Para saber se o seu tubo está danificado, conecte uma de suas extremidades ao CPAP e feche a outra parcialmente, depois ligue a pressão de ar do CPAP e confira manualmente toda a extensão. Se sentir qualquer vazamento de ar, mesmo que seja mínimo, a solução será trocar o tubo o quanto antes.

Fechamento do umidificador

Alguns modelos de umidificador para CPAP contêm a tampa que protege o reservatório de água. Quando ela não é fechada completamente, até que seja feito o clique de vedação, há possibilidade de haver vazamento de ar pela câmara do umidificador.

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Uma vez que o ar do CPAP é enviado ao umidificador antes de chegar ao usuário, e se a tampa dele não estiver completamente fechada, o ar poderá escapar causando ruído e incômodo durante o sono.

O ruído nessa situação vai depender do modelo do equipamento, mas é importante conferir se a tampa que reserva o recipiente de água do umidificador, está completamente vedada.

Tempo de uso do CPAP

O CPAP, como todo equipamento eletrônico, tem uma vida útil entre 5 e 7 anos. Após esse período, ele pode apresentar defeitos ou até mesmo um nível de ruído mais elevado ao enviar o fluxo de ar. Embora a manutenção seja feita, a atividade do dispositivo não será exatamente a mesma como quando novo e com pouco tempo de uso.

Nessas situações, para amenizar o nível de ruído, o usuário poderá anualmente enviar o equipamento para higienização interna, o que reduzirá o esforço do equipamento em fornecer o fluxo de ar, uma vez que ele pode armazenar poeira e microrganismos.

Entretanto, uma solução mais conveniente seria a substituição do CPAP por um novo, que tenha recursos mais sofisticados de conforto e nível de ruído reduzido.

Visite nossa loja CPAPS.com.br e encontre tudo que precisa para o tratamento da apneia do sono!

55 comentários

  1. Bom tenho um resmed s7 e o mesmo esta com um barulho muito alto p problema e que acho que a resmed deveria facilitar a vida do usuário e fornecer mais informações sobre o aparelho e disponibilizar peças de reposição interna vou desmontar meu aparelho e vou postar todas as fotos como vista explodida e ajudar os usuários deste aparelho para não ficar na mão de poucos acho um tremendo descaso ligar para uma revenda da resmed e o atendente falar que não tem pçs de reposição ;Hora isso e uma responsabilidade da empresa fabricante disponibilizar as pçs de reposição e não encontramos nada nem no sit oficial da www.resmed.com nem em nenhum lugar na net. Me responda vocês tem pçs de reposição para o cpap que vendem?/ Porque não disponabilizão as peças?
    • Olá sr. Ricardo! Gostaríamos de lhe informar que os dispositivos CPAP da linha S7 Resmed tiveram a sua fabricação descontinuada há quase 8 anos atrás, a frente dele existem três linhas já lançadas que vieram para substituir as anteriores. Por isso, é um equipamento não está mais disponível em nossa loja há alguns anos. Obrigatoriamente, após a descontinuação de um produto, o fabricante tem que oferecer as peças de reposição no período vigente de cinco anos. A Resmed cumpriu esse prazo e sua responsabilidade com o consumidor, disponibilizando as peças nesse período. Nós da CPAPS, preocupados com a satisfação de nossos clientes, ainda nos empenhamos em reproduzir uma peça similar de fabricação nacional e a disponibilizamos no mercado por mais dois anos após o período de cinco anos. Infelizmente não conseguimos mais fornecedores que disponibilizassem o produto nacional, e por isso não teríamos para lhe fornecer. Nos colocamos à disposição para prestar mais esclarecimentos! Equipe CPAPS
  2. Uso o aparelho já a 6 meses. Porém o que vem acontecendo é que a água do reservatório sobe pela mangueira e vai até a máscara provocando um barulho grande nela máscara. O que pode estar ocorrendo???
    • Olá José, como vai? Quando ocorre a condensação da água no tubo e/ou na máscara, é porque o nível de umidade configurado está muito elevado, em comparação com a temperatura do ambiente. Para solucionar esta questão, o senhor pode reduzir em alguns níveis a umidade. Coloque o aparelho próximo ao chão, ou mesmo no chão, de forma que a traqueia fique bem esticada, para que esse acúmulo de água retorne ao reservatório do seu Umidificador. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
    • Olá Fabiano! Durante a noite qualquer barulho incomoda bastante e o equipamento que deve ser para ajudar acaba atrapalhando. Se o equipamento estiver dentro da garantia recomendamos que entre em contato com a loja para que forneçam detalhes de como acioná-la, mas caso não esteja, contamos com técnicos que podem revisar seu equipamento e remover este ruído insuportável. Para mais informações, acesse o link abaixo: https://materiais.cpaps.com.br/assistencia-tecnica
  3. Meu cpap começou a fazer um barulho quando respiro e começou a mandar água para a máscara... muita água... estou usando o abaixo do nível máximo... o que fazer pois não consigo dormir com o volume de água caindo na máscara.. o que fazer?
    • Olá Carlos Eduardo, como vai? A condensação (liquefação) ocorre quando a temperatura do ar no circuito interno está muito diferente, em comparação à temperatura do ambiente externo. Nestes casos, o ideal é que o senhor diminua o nível de Umidificação, coloque o CPAP próximo do chão ou mesmo no chão, de forma que a traqueia fique bem esticada, para que a água retorne ao reservatório. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimentos através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
  4. Meu cpap aumenta a pressão durante o sono. A pressão proposta pelo médico no meu cpap e 4, mas durante a noite aumenta demais. O que faço? Como resolvo isso?
  5. Adquiri meu Cpap AirSense S10, e estou usando ele pela terceira noite, anteriormente usei um idêntico em um período de adaptação, com isso tenho um referencial de funcionamento e percebi que este que comprei apresenta um ruído/barulho quando o modo de rampa finaliza e define a pressão no máximo estipulado, uma espécie de (toc, toc) quando o fluxo de ar é invertido, perturbando o sono. Percebi também que fluxo de ar emite um som maior que o normal no interior do aparelho.
    • Olá Roberson, como vai? Por ser um aparelho eletrônico que dispõe de um motor para exercer o seu funcionamento, é normal que emita um ruído. Dependendo da pressão de ar configurada, sendo muito elevada por exemplo, exigirá mais esforço do motor, fazendo com que o seu ruído de funcionamento seja mais perceptível. Entretanto, se desejar, entre em contato conosco através do 0800 601 9922 e, converse com um de nossos especialistas.
  6. Meu CPAP sempre foi muito silencioso e eu sempre fiz a higienização do motor pelo menos uma vez a cada ano. De um dia para o outro, o motor passou a apresentar barulho (rom rom rom) enquanto fica ligado. O que pode ser isto? Como posso prevenir? O que posso fazer para o barulho parar?
  7. Uso o airsense 10 a dois anos e já pela segunda vez ele começou a apitar de madrugada, e quando acordo ele para. Estou tendo alguma epineia prolongada?
    • Olá Renato, como vai? O CPAP AirSense 10 foi projetado para ser bem silencioso. Entre em contato conosco através do 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas da área do suporte pós-atendimento.
    • Olá Marta, tudo bem? Para preservar o bom funcionamento do CPAP, é aconselhável que a higienização seja realizada uma vez ao ano e por um técnico capacitado, pois necessita de produtos específicos para o procedimento. O uso do CPAP sem a higienização interna por um longo período pode trazer complicações na saúde respiratória, como tosse, coriza, quadros alérgicos e sinusite. Além disso o acúmulo de sujeira pode sobrecarregar o funcionamento do motor e plena eficácia das peças provocando: ruídos leves e intensos, diminuição do fluxo de ar, mal odor, ressecamento na boca e nariz. Entre em contato conosco através do 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas para que possamos lhe auxiliar. 😉
    • Olá José, como vai? Por ser um aparelho eletrônico, possui um nível de ruído de funcionamento normal, o CPAP DreamStation foi projetado para ser muito silencioso. É importante verificar se todas as peças estão encaixadas corretamente.
  8. Boa tarde estou usando o cepap 10 a 2 meses, mas o que me incomoda e o barulho que o aparelho faz durante a minha respiração, parece que o som da minha respiração sai no aparelho.
    • Olá Luciano, como vai? Através do seu e-mail não conseguimos localizar o seu cadastro em nosso sistema. O CPAP AirSense 10 da Resmed foi projetado para ser bem silencioso, por ser um aparelho eletrônico, possui um nível de ruído característico de seu funcionamento, sendo de 26 dB.
  9. Tenho um bipap DreamStation e de um dia para o outro ele começou a "gritar". Como se a "ventoinha" fizesse barulho quando o ar passa. Tirei o humidificador, fiz a limpeza do aparelho todo, mas mesmo sem o humidificador o aparelho está apresentando esse problema, parece aquele barulho quando você coloca o compressor de ar num cooler fan de desktop. O que pode ter acontecido?
    • Olá Fernando, bom dia! Tudo bem? Agradecemos pelo contato. Aproveitando nosso contato, gostaria de reforçar uma informação Recentemente a Philips Respironics anunciou um Recall, referente alguns aparelhos de Sono e Respiração que apresentaram defeitos de fabricação. No link abaixo, a empresa Philips apresenta todas as informações e atitudes que devem ser tomadas. https://www.philips.com.br/healthcare/e/sleep/communications/src-update. Qualquer dúvida, é de suma importância que entre em contato gratuitamente com o SAC da Philips Respironics pelo telefone 0800 707 6767 ou através do e-mail, recall.respironics.brasil@philips.com. Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira de 8h às 17h e aos sábados de 8h às 13h. Para maiores informações, permanecemos à disposição no 0800 601 9922!
  10. Boa noite estou usando o cpap airsense s10 resmed a quase 2 anos, ultimamente o aparelho está fazendo um barulho, parece que o som da minha respiração sai no aparelho e está me incomodando bastante, tanto que desligo e durmo sem ele, o que faço pra resolver esse problema?
    • Olá Mário, como vai? Localizamos a compra do equipamento CPAP em nosso sistema. Bom, esse ruído pode estar relacionado desde a um barulho na turbina do CPAP, ou um vazamento de ar, bem como a má vedação do silicone do reservatório de água. Para que um de nossos especialistas identifique a causa e lhe auxilie durante esse processo, aconselho o senhor a entrar em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 601 9922 opção 2! Permanecemos à disposição!✨😁
  11. Boa Tarde, tenho um Dream Station Auto CPAP , aparelho alvo de Recall, então o inscrevi, como orientado, para o Recall, entretanto até o momento não recebi nenhuma informação sobre o referido Recall, o problema é que o aparelho começou a fazer barulho, sempre que inspiro/respiro e faz tanto barulho quanto meu ronco, segundo minha esposa. Já troquei a mangueira e inspecionei o humidificador, tudo normal. Ficou impossível de usar, se eu procurar um técnico possivelmente terá que abrir o aparelho e perderei o direito ao Recall, como proceder
    • Olá Julio, bom dia! Agradecemos por entrar em contato. Julio, realmente como trata-se de um defeito de fabricação, a orientação é que acione o fabricante para que eles possam instruir em relação aos procedimentos que estão sendo adotados. Aconselharia o senhor a entrar em contato novamente pelo Canal de Atendimento no 0800 707 6767, de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas e aos sábados de 8 às 12 horas para obter mais informações. Caso precise de qualquer auxílio em relação a este procedimento que está sendo adotado, entre em contato com o nosso time de especialistas no 0800 601 9922 opção 2! Permanecemos à disposição!✨😊
  12. Boa tarde! A aparelho começou a fazer um ruído ao ligar, tipo um apito fino, e passado uns 2' apresenta "error 086" e não consigo desligar, só desconectando o cabo. Gostaria de uma ajuda Atenciosamente, M. Helena
    • Olá Maria, bom dia!! Tudo bem? Pelo e-mail cadastrado, não consegui localizar a compra do aparelho CPAP em nosso sistema. Entre em contato com o nosso time de especialistas do Suporte Pós Vendas no 0800 601 9922 opção 2, dessa forma a nossa equipe irá indicar a assistência técnica indicada para o seu equipamento, bem como realizar alguns testes à distância. Permanecemos à disposição e te aguardamos!!😁
  13. Tenho um Air Sense 10 e ele está fazendo ruído como um assobio. Já levei ao técnico e ele disse que isso é um defeito no motor desse aparelho da série que eu comprei e cujo conserto depende de trocar uma peça que a empresa não fornece. Como faço para resolver esse problema?
    • Olá Paulo, bom dia! Como vai? Agradecemos por entrar em contato. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas do Suporte Pós Vendas no 0800 601 9922 opção 2! Permanecemos à disposição!
  14. Boa noite o aparelho cpap do meu marido chia muito E eu vejo que e na máscara isso incomoda de mais não consigo dormir com esse chiado e alto ainda O que pode ser
  15. Boa noite. Meu nome é Frederico e tenho 2 perguntas. Tenho cpap yuwell modelo automático. Ao dormir depois de um tempo, o a máscara começa a chiar e pingar água e o cano maleável começa a fazer barulho. Como resolver isso? A segunda é que viro de lado ao contrário a noite ,e não sei qual seria a posição correta do tubo maleável, se deixo com folga ou esticado. Obrigado.
    • Olá Frederico, como vai? O que está ocorrendo é uma condensação de água no tubo, que é ocasionando quando há uma diferença da temperatura pelo ar do ambiente e o fluxo gerado pelo CPAP. Peço que realize os seguintes procedimentos. Caso o seu ambiente possua ar condicionado, indico aumentar a temperatura do mesmo, quanto mais gelado o ar de fora, mais condensação poderá ocorrer. Deixe o CPAP o mais próximo do chão, se possível deixá-lo no chão, assim a condensação da água retornará para o umidificador e não irá gerar esse barulho. Caso permaneça, ou não se sinta confortável em utilizar o CPAP no chão, a utilização de um tubo aquecido resolverá a situação. Para realizar a secagem do tubo, o indicado é que fique longe da luz solar, e antes de utiliza-lo na terapia respiratória. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento no 0800 601 9922 e converse com um de nossos especialistas! Até logo!!
  16. Comprei meu aparelho AirSense 10 auto set em 2019 , começou a fazer um barulho no motor insuportável a noite, levei numa assistência técnica a manutenção exige trocar o Motor e ficará o preço de uma novo. NAO É POSSIVELum orçamento tão caro. Condenando um aparelho com um pouco mais de 2 anos. Preciso de uma segunda opinião , onde posso fazer isso?
    • Olá Raimundo, como vai? Isso pode estar ocorrendo devido a utilização de água que não seja destilada no CPAP. Devido à sua pureza, a água destilada é a ideal para ser utilizada na terapia. Além de não contar com a presença de sais minerais, ela garante a acidez ideal para condensação e evita quaisquer danos aos seus equipamentos, garantindo mais segurança. Já a água da torneira conta com diversos tipos de micróbios, minerais e contaminantes que podem danificar o seu umidificador. A água mineral também pode ser bem danosa ao seu equipamento, isso porque, tanto ela quanto a da torneira, contam com cálcio magnésio, ferro e outros minerais que, ao longo do tempo, podem descolorir e danificar o recipiente do seu umidificador. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer te atender!
  17. Bom dia Tem um resmed e de uns dias pra Ka .estou roncando mesmo usando o aparelho Tenho a máscara nasal e uma oro nasal, ronco com qualquer uma delas. Não sei o que fazer. já mexi na configuração Clinico
    • Olá Fabiano, como vai? É muito importante relatar o ocorrido ao médico que realiza o seu acompanhamento, pois o ronco nesse caso pode estar atrelado a outro fator. Estamos à disposição!
  18. Tento um Airsense 10, e após pouco tempo de uso, o motor faz mais barulho durante a inspiração. Minha esposa está reclamando do barulho.
    • Olá Edward, como vai? O CPAP AirSense 10 possui alguns recursos de conforto que podem auxiliar na questão do ruído por conta do fluxo de ar, no entanto, é necessário ser avaliado para verificar se o som está sendo emitido por conta da pressão ou se realmente é algo incomum, sendo o caso de manutenção. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922 com o aparelho em mãos, um de nossos consultores poderão te auxiliar. Estamos à disposição!
  19. Bom Dia! Meu nome é Edson Tsuguio Shino, tenho um aparelho RESMED S10 Elite, ultimamente está ocorrendo condensação na traqueia indo até a almofada da máscara! Já desliguei o umidicador e esvaziei o recipiente de água , porém ainda condensa! Isso é normal? Obrigado
    • Olá Edson, como vai? Para te ajudar a diminuir os efeitos da condensação, sugerimos reduzir o nível de umidificação ao mínimo que não cause ressecamento, reduza o nível de água do reservatório respeitando sempre as marcações com os limites e coloque o CPAP em um nível abaixo da cama, ou seja, no chão ou próximo dele, assim parte da umidade irá escorrer de volta para o umidificador, evitando a formação de gotículas d'água ao longo do tubo. Estamos à disposição!
    • Olá Joice, como vai? O barulho apresentado pode ser proveniente do mal encaixe do silicone que veda o umidificador, para verificar, vou enviar algumas instruções para teste. 1. Retire a câmara de água do aparelho 2. Abra a câmara de água 3. Retire o silicone que fica na parte superior. 4. Higienize e seque bem. 5. Insira novamente no CPAP e realize o teste. Caso o barulho continue após esse procedimento, por gentileza retorne o nosso contato por nossa central 0800 601 9922. Estamos à disposição!
    • Olá Jorge, como vai? Para te ajudar a diminuir os efeitos da condensação sugerimos reduzir o nível de umidificação ao mínimo que não cause ressecamento, reduza o nível de água do reservatório respeitando sempre as marcações com os limites e coloque o CPAP em um nível abaixo da cama, ou seja, no chão ou próximo dele, assim parte da umidade irá escorrer de volta para o umidificador, evitando a formação de gotículas d'água ao longo do tubo. Estamos à disposição!
  20. Boa tarde, tentei contato sem sucesso. Meu CPAP é um Elite II, ele está apresentando uma mensagem ao ligar: grande fuga na seção anterior, contudo ele está funcionando. Troquei mas cará e filtro não resolveu
    • Olá Philippe, como vai? Nesse caso seria interessante que um técnico autorizado avaliasse o aparelho fisicamente, iremos te contatar por e-mail com as informações necessárias. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922. Estamos à disposição!
  21. Comprei um CPAP Resmed Air Sense 10., faz uma semana. Desde a primeira noite ocorre barulho do fluxo de ar pela lateral do aparelho, esse fluxo de ar aumenta ou diminui conforme minha respiração. Tenho experiência com o CPAP da Fischer, usei por 30 dias e não identifiquei ruído algum. Com o Resmed não consigo dormir uma noite completa, acordo entre 02 e 04 horas devido o ruído. O que fazer? O produto não é barato e eu preciso usar. Por favor, isso atrapalha minha relação com minha esposa. Preciso resolver isso, antes de devolver.
    • Olá Paschoal, como vai? O CPAP possui alguns recursos de conforto que podem auxiliar na questão do ruído por conta do fluxo de ar, no entanto, é necessário ser avaliado para verificar se o som está sendo emitido por conta da pressão ou se realmente é algo incomum, sendo o caso de manutenção. Para mais informações, entre em contato com o nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922 com o aparelho em mãos, um de nossos consultores poderão te auxiliar. Estamos à disposição!
  22. Faz uma semana que comprei um s10,tive que trocar por causa do barulho. Esse outro também faz barulho! Sera que vou conseguir um sem barulho?

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