cpap-como-usar-dentro-do-aviao

CPAP: como usar o equipamento dentro do avião

Tempo de leitura 2 minutos

Quem utiliza o CPAP e vai viajar de avião deve estar atento a algumas recomendações. Dentro da nave, há instruções específicas de uso do equipamento, para que o tratamento seja eficiente e não cause incômodos ao paciente.

Em uma viagem, principalmente as mais longas, é comum pegar no sono. Mas, para quem sofre de apneia do sono, algo tão trivial pode se tornar uma preocupação. Isso porque sem o uso do CPAP, há o risco de roncar, incomodar os outros passageiros do avião e ficar constrangido. A solução, neste caso, é também fazer uso do equipamento durante as viagens. Graças ao avanço da tecnologia, hoje em dia as companhias aéreas disponibilizam fácil acesso a tomadas na maioria das poltronas, o que viabiliza o uso do CPAP dentro do avião.

cpap-no-aviao

Uso do CPAP no avião

Antes de preparar as malas, fique atento às instruções abaixo!

  • Certifique-se de que os ajustes do seu CPAP como altitude e pressão estão de acordo com a prescrição, uma vez que a altitude influencia no tratamento.
  • Confirme se a troca dos filtros estão em dia, bem como a higienização dos acessórios como máscara e tubo/traqueia.
  • A bolsa de transporte já acompanha o aparelho, então separe e guarde todos os acessórios do CPAP em seus respectivos compartimentos.
  • Se for viajar para outro país, reserve todas as documentações do seu tratamento, como diagnóstico da apneia (exame de polissonografia) e a nota fiscal de compra; no check-in, poderá ser preciso apresentá-los.
  • Nas viagens de avião é comum haver turbulências, por isso recomendamos que não utilize o umidificador. Durante os movimentos da nave, parte da água pode entrar no equipamento e danificá-lo.
  • Se tiver dificuldades para pegar no sono, também separe alguns livros ou uma lista de músicas para se distrair.

Todos os acessórios e produtos para viajar com o CPAP você encontra na CPAPS.com.br, maior loja virtual especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Conte com a CPAPS para renovar a sua terapia e revisar o seu equipamento antes de viajar de avião!

11 comentários

  1. Atualmente está dificil usar o CPAP em võos internacionais. Já fui obrigada a entregar meu equipamento sob o risco de não embarcar. Problemas estão nas companhias americanas e LATAM. A QUANTAS australiana foi super gentil e facilitou ao máximo.
    • Olá Cecília! Já faz algum tempo que enviou o seu comentário, mas esperamos que as nossas informações lhe sejam uteis de alguma forma. Sempre que for viajar e principalmente quando o voo for internacional, pelo menos duas semanas antes, contate a companhia aérea e obtenha uma autorização para utilizar o dispositivo em voo (se a sua aprovação estiver registrada em uma carta, leve uma cópia com você). Além disso, é importante também levar alguns documentos que comprovem a necessidade de uso do dispositivo para dormir. Por isso nós recomendamos que na viagem já deixe reservado todos os documentos do seu tratamento, como diagnóstico da apneia (exame de polissonografia) e a nota fiscal de compra; no check-in, poderá ser preciso apresentá-los. Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS
  2. Tive problemas com a Latam, porém com Emirates e Qantas nenhum tipo de impedimento. Já agora a com a bateria externa e mesmo assim acho que terei problemas com a Latam e cias americanas.
    • Olá Cecília! As companhias aéreas não podem proibir o uso ou transporte do CPAP dentro do avião, mas algumas solicitam o aviso com antecedência para que lhe disponibilizem um documento de autorização de embarque com o equipamento, evitando possíveis problemas no dia da viagem. Como isso pode levar alguns dias, nós aconselhamos sempre a fazer o contato com a companhia aérea, ao menos 72 horas de antecedência. Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à disposição! Equipe CPAPS
      • Não comprei passagens ainda essas coisas não sou rotineiras eu acho melhor ir o aeroporto e ver esse assunto Vou pra Bélgica não sei quantas horas de voos, 1 ou 2 paradas é difícil.
        • Olá Romeu, como vai? É importante verificar com as companhias aéreas sobre o uso do aparelho CPAP dentro do avião durante a viagem. Caso a empresa permita o uso, é importante também verificar se disponibilizarão de tomadas próximo ao assento do paciente. Para maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, através do número 0800 601 9922, e converse com um de nossos especialistas.
    • Olá Siumara, como vai? Agradecemos por entrar em contato. As companhias aéreas não podem proibir o uso ou transporte do CPAP dentro do avião, mas algumas solicitam o aviso com antecedência para que lhe disponibilizem um documento de autorização de embarque com o equipamento, evitando possíveis problemas no dia da viagem. Como trata-se de uma viagem internacional, aconselhamos que a senhora entre em contato novamente com a companhia área e apresente todas as documentações do seu tratamento, como diagnóstico da apneia (exame de polissonografia) e a nota fiscal de compra; no check-in, poderá ser preciso apresentá-los. O indicado é que contate a companhia aérea com antecedência, reserve um assento próximo a uma fonte de energia elétrica e deve confirmar o tipo de cabo de energia ou adaptador necessário para a aeronave. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!! 😀😊
  3. Usar Cpap em viagem internacional de longa duração é possível? Existe alguma recomendação sobre o risco de contaminação pelo fluxo mais intenso de ar jogado nos pulmões pelo aparelho?
    • Bom dia Marcus, tudo bem? É possível sim. A maioria dos aparelhos CPAP, principalmente os mais modernos, são leves e portáteis e, assim, podem ser levados para aonde for preciso. O modelo de CPAP automáticos e ajusta conforme a necessidade do usuário no momento, trabalhando em uma pressão mínima de 4 cmH2O e máxima de 20 cmH2O. Este tipo de equipamento possui tecnologia que detecta no fluxo de respiração do paciente, a pressão ideal para abolir os eventos de apneia/hipopneia durante toda a noite de sono. Isso independente das mudanças no estilo de vida ou estágios da apneia. Permanecemos à disposição!😁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *