2020-08-dreamstation

CPAP com umidificador: cuidados importantes durante o inverno

Tempo de leitura 2 minutos

Durante o inverno, o uso do umidificador no aparelho CPAP faz toda a diferença! No entanto, é preciso ter alguns cuidados para evitar que o tubo condense e atrapalhe o seu tratamento da apneia do sono. Neste post, vamos te explicar as vantagens de investir no uso do umidificador no inverno e o que fazer para manter uma terapia confortável e ainda mais eficaz. Confira.

 

Veja também: Inverno agrava sintomas da apneia do sono

 

Uso do umidificador no inverno

Nessa época do ano, o usuário de CPAP pode sofrer com ressecamento. Segundo o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, o umidificador é capaz de evitar esse desconforto ao adicionar umidade ao fluxo de ar do CPAP. Além de aliviar qualquer efeito colateral, o umidificador ajuda a tornar o tratamento mais eficaz”, conta.

 

CPAP com umidificador: por que o tubo condensa nos dias frios?

Alguns usuários de CPAP relatam que em noites mais frias não conseguem usar o umidificador, porque o tubo fica cheio de água e acaba respingando na máscara. Se isso acontecer com você, saiba que é normal e basta adotar algumas medidas simples para evitar que aconteça.

Isso ocorre porque quando o ar aquecido e umidificado encontra a temperatura mais fria do ambiente, ele automaticamente se resfria. Assim, a quantidade de umidade (vapor d’água) que pode conter no tubo é reduzida, o que faz condensar.

 

Como evitar a condensação ao utilizar o umidificador no inverno?

Há diversas formas de evitar a condensação do umidificador nos dias de inverno. Recomenda-se que o tubo seja higienizado diariamente com água e sabão neutro e que só volte a utilizar depois de deixar secar naturalmente por completo. Partata destaca que uma alternativa eficiente capaz de garantir a resolução desse problema é utilizar a traqueia aquecida.

“Trata-se de um acessório que possibilita o controle dos níveis de umidade e temperatura constantes e confortáveis durante o tratamento da apneia do sono, a fim de evitar a condensação dentro do tubo”, completa.

 

Conheça a CPAPS

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Máscara para CPAP escapando do rosto, o que fazer?

Como o umidificador ajuda na adaptação ao CPAP?

Qual tipo de água devo utilizar no umidificador?

 

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

CPAPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *