Durante nosso tratamento da apneia do sono, é comum que fiquemos com algumas dúvidas em relação à eficácia da terapia respiratória e se o aparelho CPAP está sendo eficiente contra a apneia. Contudo, com o CPAP com acesso remoto, isso já não é uma problema, afinal, este equipamento permite acompanhamento do progresso da terapia respiratória. Continue a leitura e descubra como!
CPAP com acesso remoto: monitoramento do tratamento
Atualmente, diversos dispositivos são capazes de armazenar informações referente à qualidade do sono e tratamento contra a apneia. Isso permite que o próprio usuário do aparelho CPAP possa visualizar e acompanhar a evolução da terapia respiratória durante o dia a dia, de forma a ficar por dentro dos detalhes do tratamento e se ele está sendo eficaz.
Alguns aparelhos CPAP mais modernos possibilitam que esse monitoramento seja online. Isso pode ser feito por meio do cadastro no site da marca do aparelho, como o MyAir da ResMed, vinculando os dados pessoais aos dados do equipamento, de forma a receber os feedbacks diários do seu tratamento. Além disso, seu terapeuta do sono também pode acompanhar os dados e fazer as alterações necessárias para melhor eficácia do tratamento.
Contudo, outras modalidades oferecem um sistema baseado em nuvem para gerenciamento de usuários com apneia do sono. Assim, diversos especialistas, como o seu médico do sono, podem colaborar de modo integrado, armazenando diversas informações de diagnóstico, prescrição médica e terapia do paciente em um só lugar com total segurança.
Este tipo de tecnologia já é integrada a diversos dispositivos mais atuais. Assim, possibilitando que a equipe acompanhe a terapia respiratória do paciente e altere remotamente as configurações do aparelho CPAP. O sistema também pode ser utilizado com os dispositivos mais antigos através de módulos de comunicação sem fio ou com os cartões SD.
Outra forma de acesso remoto ocorre por meio de um aplicativo, onde a pessoa que realiza a terapia respiratória tem acesso às informações do seu tratamento com CPAP. Este app fornece dados de ajuste da máscara, horas de uso e qualidade do sono, além de manter conexão com o terapeuta que acompanha o tratamento.
Portanto, o aparelho CPAP com acesso remoto ajuda a monitorar o seu tratamento contra a apneia do sono. Dessa forma, ele te dá uma maior clareza quanto à eficácia da terapia e ainda permite que seu médico especialista acompanhe a sua terapia respiratória. Assim, fica muito mais fácil ter um tratamento de qualidade com o uso do CPAP.
Leia também:
+ Minha terapia com CPAP está sendo eficiente? Saiba mais
+ Para que serve o CPAP: entenda o aparelho e suas funções
+ A apneia do sono tem cura? Descubra agora mesmo!
Conheça alguns aparelhos CPAP com acesso remoto
Agora que você já sabe como o aparelho CPAP com acesso remoto ajuda no seu tratamento, vamos conhecer alguns aparelhos que entregam essa tecnologia. O AirSense 10, da ResMed, por exemplo, permite que você confira todos os dados do seu tratamento por meio do uso do site MyAir, que entrega um resumo diário do seu tratamento, dicas para melhorar o sono, alertas e ferramentas personalizadas.
Outro aparelho que permite acesso remoto é o AirMini, também da ResMed. O menor aparelho do mundo conta com um aplicativo próprio, que além de permitir a navegação pelas configurações do aparelho, possibilita o acesso aos dados da sua terapia. Há também o aparelho SleepStyle, da Fisher & Paykel, que permite o monitoramento pelo aplicativo e site da marca, F&P SleepStyle.
- Doenças do cigarro e sua relação com a apneia do sono - 19 de maio de 2022
- Apneia do sono: a idade realmente é um fator de risco? - 16 de maio de 2022
- Hipotireoidismo e apneia do sono: entenda melhor a relação - 12 de maio de 2022
2 comentários