Se você sofre com distúrbios respiratórios ou doenças pulmonares e necessita de oxigenoterapia, o concentrador de oxigênio pode ser seu grande aliado. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso saber que existem dois tipos de concentradores de oxigênio: portátil ou estacionário. Neste post, nós, da CPAPS, vamos te explicar qual a diferença entre cada um deles e como escolher o ideal. Acompanhe!
Leia também: Oxigenoterapia associada ao CPAP
Como escolher o concentrador de oxigênio ideal
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que cada tipo de equipamento possui uma capacidade de concentração, dessa forma, é preciso saber a quantidade de O² que o médico ou fisioterapeuta que faz seu acompanhamento indicou para o seu tratamento com o equipamento antes de escolher qual usar. Essa concentração é definida pela medida em L/mi, ou seja, litros por minuto.
Após isso, o próximo passo é verificar o tempo que você precisará utilizar o equipamento, já que os concentradores possuem também resistência de funcionamento. Enquanto há pessoas que precisam usá-los na oxigenoterapia somente ao dormir e outras apenas para se locomover ou fazer atividades físicas, existem os casos em que o paciente precisa fazer um uso contínuo do aparelho (24 horas por dia).
Leia também: Concentrador de oxigênio: para que serve, duração e mais
Concentrador de oxigênio estacionário
O fisioterapeuta e especialista CPAPS, Eduardo Parta, explica que o concentrador de oxigênio estacionário é utilizado por quem faz a oxigenoterapia durante o sono ou por pacientes que estão em estágios mais avançados de alguma doença respiratória, já que possui uma capacidade de concentração elevada. “Eles foram desenvolvidos para uso em ambiente hospitalar e domiciliar e suas capacidades de concentração dependerão do modelo”, completa.
Leia também: Oxigenoterapia domiciliar: tudo o que você precisa saber!
Concentrador de oxigênio portátil
Ideal para substituir o cilindro de oxigênio em situações de locomoção como em viagens, este equipamento é leve e compacto. Partata explica que este equipamento funciona por meio da bateria interna que é recarregável e garante o uso mesmo sem estar conectado à energia elétrica.
Em viagens de carro, o equipamento portátil pode ser recarregado no acendedor de cigarro. Já em avião, é necessário entrar em contato, antecipadamente, com a companhia aérea para confirmar se é autorizado o uso durante a viagem e se pode ser transportado como bagagem de mão.
Leia também: Para que oxigênio portátil é utilizado?
Dica de concentrador top de linha
Agora que já conhece melhor os dois tipos diferentes de concentradores de oxigênio, que tal conversarmos sobre um produto top de linha? Abaixo, você vai conhecer melhor o concentrador de oxigênio EverFlo, que é um modelo portátil que garante muita praticidade para o seu dia a dia, facilitando a mobilidade e promovendo mais liberdade. Conheça agora mesmo este equipamento!
O concentrador da EverFlo se destaca por ser um modelo elegante, ergonômico e extremamente confiável, e com o cateter nasal de brinde, este modelo atenderá pacientes que precisam de até 5 litros. O equipamento ainda entrega um consumo de energia mais baixo, o que o torna uma escolha mais econômica a longo prazo.
Conte com a CPAPS
Você está buscando um concentrador de oxigênio que se encaixe bem à sua necessidade? Na loja da CPAPS você encontra uma série de opções, com diferentes preços e capacidades que vão se adequar perfeitamente à sua oxigenoterapia. Além disso, lá você encontrará todos os acessórios necessários para seu tratamento. Clique aqui e acesse nossa loja online agora!
Aqui no blog da CPAPS, você encontra tudo sobre oxigenoterapia. Por aqui, você fica por dentro de diversos assuntos relacionados à saúde respiratória, qualidade de vida, sono de qualidade, apneia do sono e bem-estar, sempre recheados com muitas dicas para potencializar sua saúde. Clique aqui, acesse nossa página principal e continue navegando pelos conteúdos!
- Novembro Azul: 4 dicas para convencer o homem a ir a uma consulta médica - 6 de novembro de 2023
- Ronco e álcool: você conhece a relação? - 20 de outubro de 2023
- Qual a relação entre a saúde do coração e o sono? - 18 de setembro de 2023
8 comentários