Oxigenoterapia associada ao CPAP

A maioria dos pacientes em tratamento com CPAP recebe, através da máscara, somente a pressão positiva exercida pelo aparelho sem a suplementação de oxigênio.

Como o CPAP age no tratamento da apneia

O CPAP é utilizado no tratamento principalmente da Apneia Obstrutiva do Sono, mas também é útil no auxílio ao tratamento de inúmeras doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Bronquite crônica ou Enfisema). No caso da apneia, que é caracterizada por paradas respiratórias durante o sono, os níveis de oxigênio ficam baixos no organismo, mas assim que o paciente volta a respirar esses níveis se normalizam.

Como já vimos aqui no blog, o CPAP é utilizado no intuito de não deixar que esses episódios de apneia ocorram, mantendo assim os níveis de oxigênio normais. No entanto, alguns pacientes mesmo em uso do CPAP ainda apresentam níveis saturação de oxigênio no sangue abaixo do normal.

Quando a suplementação de oxigênio é necessária?

Quando o paciente realiza a Polissonografia com CPAP, seus níveis de oxigênio são monitorados através do Oxímetro de pulso. Se, mesmo com o uso do CPAP, o paciente permanece com os níveis de O2 abaixo do normal, ao mesmo é indicado o uso do CPAP com a suplementação de oxigênio.

oximetro-pulso

Essa suplementação poderá ser inserida através do uso do CPAP juntamente com um Cilindro de oxigênio ou um Concentrador de oxigênio. Algumas máscaras de CPAP já possuem em sua armação orifícios que servirão para o encaixe da cânula de O2, mas caso a máscara não possua essa entrada, o paciente tem a opção de utilizar um Adaptador de Oxigênio que será conectado entre o tubo/traqueia e a máscara.

Uso de BIPAP

Uma outra alternativa para tentar elevar os níveis de oxigênio no sangue é o uso de um dispositivo de dois níveis de pressão conhecido como BIPAP. Esse aparelho entregará ao paciente uma pressão de inspiração (Ipap) e uma pressão de expiração (Epap) sem a suplementação de O2. Se for bem sucedida, esta poderá ser uma alternativa viável aos pacientes.

aparelho-bipap

A indicação do uso ou não do oxigênio será feita pelo médico que o acompanha. Na CPAPS.com.br você encontra todos os produtos e acessórios necessários ao seu tratamento. Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe esse conteúdo

8 comentários

  1. Como eu faço a Oxigenoterapia associada ao CPAP? Qual aparelhos além do CPAP, que já tenho, vou precisar? Existe um desenho que mostra o funcionamento?

    • Olá Daniel, como vai? Agradecemos pelo contato. A cânula (cateter) nasal do concentrador de oxigênio ou cilindro é acoplada ao longo do circuito de ar do equipamento CPAP. Entre em contato com nossa equipe através do 0800 601 9922.

  2. Bom dia. Tenho 60 anos e tenho apneia grave do sono com 81 eventos hora. Fiz titulação com bipap e o resultado foi 16 eventos hora, porém tive 17,7 dessaturacao/hora, com com a mínima de 77% e 40% do tempo menor que 90%. Qual seria o melhor tratamento

    • Olá Luiz, como vai? Agradecemos pelo contato. É muito importante que com o exame em mãos, o paciente retorne ao médico especialista para indicar o melhor tratamento. Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!😁

  3. Minha mãe usa CPAP com oxigênio. Mas a Saturação está caindo pra 72-74
    O que posso fazer!

    • Olá Claudia, como vai?

      O CPAP é utilizado no intuito de não deixar que os episódios de apneia ocorram, mantendo assim os níveis de oxigênio normais. No entanto, alguns pacientes mesmo em uso do CPAP ainda apresentam níveis saturação de oxigênio no sangue abaixo do normal, é muito importante consultar o médico responsável pelo tratamento dela para identificar essas questões. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *