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Como dormir melhor no verão: confira 7 dicas!

Como dormir melhor no calor

Quem é brasileiro sabe que o verão em nosso país é marcado por temperaturas elevadas e, consequentemente, dias bem quentes. A sensação de calor intenso dificulta a hora do sono, pois causa desconfortos e, assim, prejudica o nosso descanso. Como dormir bem é essencial para o bom funcionamento do corpo, faz-se necessário passar por todos os estágios do sono – somente assim é possível recuperar as energias. Neste post, trouxemos 7 dicas para refrescar as suas noites de sono no verão e te ajudar a dormir bem. Confira!

Veja também: Fases do sono: conheça a importância de cada uma delas 

  1. Deixe o ar circular pela casa

Tanto durante o dia, quanto a noite, é essencial que a casa esteja bem arejada para que o ar possa refrescar o seu interior. Deixar janelas abertas à noite permite que o ar circule, proporcionando conforto ao ambiente e, consequentemente, uma boa noite de sono.

  1. Hidrate-se durante o dia

O fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Eduardo Partata, explica que beber bastante água durante o dia é fundamental para repor o que perdemos com a transpiração corporal. “Mantenha sempre um copo ou uma garrafinha com água por perto! Mas, evite exageros antes de dormir para não precisar acordar várias vezes à noite para ir ao banheiro”, aconselha.

  1. Utilize roupas leves na hora de dormir

Vestir roupas leves é fundamental para se sentir confortável ao deitar. Além disso, procure utilizar lençóis de algodão ou linho, pois esses tecidos absorvem o suor e permitem o controle natural da temperatura corporal, favorecendo uma boa noite de sono.

  1. Fuja de aparelhos eletrônicos à noite

Evite toda atividade estimulante e desligue os aparelhos eletrônicos do quarto, pois a luz que eles emitem acaba impedindo a produção de um hormônio importante que nos causa sonolência, retardando o sono.

  1. Evite álcool e cafeína

Café, refrigerantes, chá preto e chá verde são algumas das bebidas que devem ser evitadas antes de dormir. Isso porque, como são consideradas estimulantes, aumentam o estado de alerta para a mente e corpo, o que dificulta o sono. Além disso, engana-se quem pensa que tomar aquela cervejinha ajuda a relaxar o corpo antes de dormir. O álcool aumenta o relaxamento as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração e prejudicando o sono.

  1. Faça refeições leves

Ter uma alimentação equilibrada e comer em horários regulares são passos importantíssimos para garantir a qualidade do seu sono. Consumir alimentos  saudáveis, como frutas e verduras, e evitar os gordurosos traz benefícios para a saúde como um todo.

“Durante o sono, o metabolismo é mínimo e a ingestão de carnes e gorduras diminuem a velocidade de esvaziamento gástrico. Portanto, o ideal é fugir das comidas pesadas antes de dormir e optar por comer, até duas horas antes do sono, um lanche leve e de fácil digestão, como frutas, legumes cozidos e iogurte”, relata Eduardo Partata.

  1. Umidifique o ar

Como falamos no início do texto, o verão costuma ter temperaturas altas. Mas, você sabia que nos dias sem chuva, o ar fica seco, o que dificulta nossa respiração? Uma dica importante é utilizar um umidificador. “Nos dias mais quentes, a umidade do ar pode ficar baixa em algumas regiões do país, portanto, nessa situação é indicado o uso do umidificador, pois ajuda na respiração”, conta o fisioterapeuta.

Conheça a CPAPS!

Aqui no blog da CPAPS, você encontra as melhores dicas para dormir bem. Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Confira abaixo:

Quantas horas é preciso dormir por dia?

Dormir mal pode trazer riscos à saúde. Confira alguns!

Como acordar disposto?

Fonte: Eduardo Partata – fisioterapeuta – CREFITO – 3/121685-F

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