cirurgia-apneia-do-sono

Existem cirurgias para apneia do sono?

Tempo de leitura 3 minutos

A cirurgia para apneia do sono é uma das alternativas para quem sofre com o problema durante todas as noites. Há vários tipos de procedimentos cirúrgicos para reduzir ou amenizar o distúrbio, que pode ser mais grave ou leve, dependendo da causa do problema. Mas, será que as cirurgias para apneia são realmente eficazes? Neste post, você vai conhecer algumas delas e entender mais sobre o tratamento da apneia do sono

Cirurgia para apneia do sono: vale a pena?

Existem vários tipos de cirurgia para apneia do sono, que podem ser indicadas por um médico especialista em sono, dependendo das causas do distúrbio. No entanto, o fisioterapeuta Eduardo Partata, especialista da CPAPS, explica que, em muitos casos, a taxa de sucesso da cirurgia para apneia é baixa.

“As cirurgias para apneia são indicadas pelos médicos em casos raros. Há muitas pessoas que relatam ter novamente o distúrbio um ano após o procedimento. Além disso, é importante lembrar que qualquer cirurgia vem com riscos inerentes ou possíveis complicações, e podem ser dolorosas”, completa Partata.

Saiba quais são os 7 tipos de cirurgias para apneia do sono

1) Amigdalectomia (ou adenoidectomia): essa cirurgia funciona com a retirada das amígdalas e adenoide para aumentar o tamanho e a abertura de passagem de ar para o tratamento da apneia do sono.

Amigdalectomia
Exemplo de amigdalectomia | CPAPS

2) Uvulopalatofaringoplastia: é realizada para reduzir, remover ou remodelar partes do palato mole e úvula. Também pode envolver a remoção de uma parte do tecido mole a partir das áreas da faringe.

Uvulopalatofaringoplastia
Exemplo de uvulopalatofaringoplastia | CPAPS

3) Laser-uvulopalatofaringoplastia: semelhante ao da descrição acima de uvulopalatofaringoplastia, são utilizados laser ou ondas de radiofrequência para remover e moldar o tecido.

4) Avanço maxilo-mandibular: é indicada para os pacientes que possuem a estrutura maxilar como a principal suspeita do problema. Geralmente, o procedimento é indicado para casos graves, que não responderam a outras cirurgias para apneia ou uma máquina CPAP com sucesso. É mais invasiva e envolve o deslocamento do maxilar superior e inferior para a frente ou uma reestruturação do queixo, maxilar ou mandíbula. Muitas vezes, é realizada em conjunto com avanço do músculo genioglosso.

5) Músculo genioglosso: este procedimento, também conhecido como “o avanço da língua”, é realizado para mover ou puxar a língua para a frente, aumentando o tamanho das vias respiratórias.

6) Suspensão do osso hióide: esta cirurgia para apneia puxa para a frente do osso hióide no pescoço para colocá-lo na frente da laringe. O osso hióide é um dos pontos de fixação para a língua.

7) Implante TAP (procedimento pilar): durante o procedimento de pilar, nenhum tecido é removido. Três pequenas inserções são colocadas no palato mole com anestesia local. As inserções de suporte endurecem o palato, que tem sido usado para reduzir ronco em indivíduos com apneia obstrutiva do sono leve. Este apoio e enrijecimento do palato mole vai durar enquanto as inserções estão no lugar. No entanto, esta não é uma solução para aqueles com apneia do sono moderada ou grave. Se a obstrução ocorrer em um lugar diferente do local dos implantes, este procedimento será ineficaz.

Tratamento para apneia do sono: qual é mais eficaz?

Se por um lado as cirurgias para apneia não têm eficácia comprovada, o tratamento com CPAP é eficaz, indolor e seguro. Ele é feito por meio de um dispositivo que envia fluxo de ar positivo e constante durante as noites de sono, impedindo que as vias aéreas sejam obstruídas. Consequentemente, o ronco e a apneia são reduzidos. “As máquinas CPAP ainda são o tratamento mais eficaz para a apneia do sono, com risco praticamente nulo para o usuário”, relata o fisioterapeuta Eduardo Partata.

Conheça a CPAPS!

Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.

LEIA TAMBÉM

+ Apneia do sono: você sabe como iniciar o tratamento?

+ Qual médico trata apneia do sono?

+ 10 formas de comprar CPAP com segurança

CPAPS
Últimos posts por CPAPS (exibir todos)

21 comentários

  1. Venho sido acompanhado por uma vem.muito conceituada e ficemos 4 polissonografras. Cheguei a ser convidado pelo ar. De. Torrezan. Fui indicado à tomarvzoldim 12,5 pois no meu caso não posso tomar nenum remédio relaxante muscular.por meu diafragma podeboarar. Só q hoje 4 comprimidos não me fazem dormiylr. Preciso decajuda para a refacznos as cirurgias q da fiz. Ainda ronco e sobre o remédio conseguissimos algo mas forte bem q disse inegável que mevfizesse dormim.as vezes fico 3 dias sem dormir e saio na Rio e fico totalmente perdifo e esquecido. Estou em busca de ajuda especializada. tomo 4 zolpidm dec12 ou de 10 e não dirmo Max Pierre 21886u9432
    • Olá sr. Max! Obrigada pelo contato conosco. Já faz algum tempo que nos enviou o seu questionamento, e vamos lhe enviar o nosso esclarecimento, caso ainda tenha essa dúvida. No tratamento do ronco e da apneia do sono, os medicamentos para dormir são contraindicados, pois eles colaboram para o relaxamento dos músculos e consequentemente para que o ronco e a apneia aconteçam. As cirurgias para reduzir o ronco e a apneia são indicadas em casos muito específicos que devem ser avaliados pelo profissional que faz acompanhamento, pois corre o risco de não ter eficacia, necessitando ainda fazer o tratamento com CPAP. Os sintomas que nos mencionou como dificuldade para dormir, esquecimento e alterações de humor estão relacionadas a apneia do sono, e podem ser solucionadas com um tratamento adequado. Te compreendemos perfeitamente sr. Max e podemos te ajudar indicando um médico especialista mais próximo da sua região. Nos informe a sua cidade e estado, pois vamos verificar e te enviaremos por e-mail todos os detalhes. Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição para quaisquer dúvidas! Equipe CPAPS
  2. Tenho 42 anos,.moro no Brasil, fiz todos cirurgias possiveisad no consigo dormir com menos de 5 xoldeden. Fui até o de. Torrezam por não posso tomar nenhum indutut do sono q seja rexalanre muscular sem morre o. Tenho te paradas respirartorias de 90 minutos. Uso la um vez ou outra o cepos e queria um meduici que revessem minhas cirurgias e definisse uma medicação para dormir. Moro no Brasil Rio de Janeiro. Meu pai no Sei Se é bradesc too quart particular.
    • Olá sr. Marcelo! Já faz algum tempo que nos escreveu, não sabemos se ainda tem essa dúvida, então esperamos que as informações lhe sirvam de alguma forma. A taxa de sucesso da cirurgia para eliminar a apneia do sono é baixa, e muitas pessoas relatam precisar usar a máquina de CPAP mesmo após um ano de cirurgia. As mais comuns são amigdalectomia ou adenoidectomia, uvulopalatofaringoplasti, avanço maxilo-mandibular e entre outros. A indicação de uma dessas cirurgias dependerá do fator que causa a apneia durante o seu sono. Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  3. Bom dia!!! Estou com apneia do sono ,já fiz polissonografia só que eu tenho dois problemas tenho desvio de septo e a língua um pouco almentada no fundo eo médico disse que quando eu durmo ela tampa a passagem do ar ,gostaria de saber o que fazer.obrigado
    • Oi Márcia, bom dia! Agora que você tem o diagnóstico para apneia do sono positivo, já sabe o que te impede de ter noites de sono reparadoras. O próximo passo é encontrar um tratamento eficaz te ajudará a restaurar sua energia, saúde e qualidade de vida. A terapia com CPAP costuma ser o método mais recomendado e eficaz para tratar a maioria dos casos de apneia, independentemente do grau. Entretanto, somente o médico poderá fazer essa avaliação e prescrever o tratamento. Não sabemos qual protocolo seu médico segue, mas é comum ele solicitar a repetição da polissonografia com titulação, ou seja, a senhora irá refazer o teste do sono, mas desta vez usando um CPAP para mensurar sua eficácia no seu tratamento. Estamos à disposição para prestar maiores esclarecimentos. Conte com a gente!
  4. boa noite. sou Raquel Giglio. tenho apineia e desvio nasal. durmo com CPAP. mas muitas vezes ronco, e na verdade acho desconfortavel. e sou casada o vento q saido cpap incomoda meu marido, nao gosto mesmo, sera q tem algo q possa fazeer.... grata
    • Oi Raquel! Fique tranquila, existe uma solução sim. O ar que sai na exalação da máscara incomoda muitas outras pessoas também, e foi pensando nisso que alguns fabricantes desenvolveram máscaras que contém a exalação direcionada para cima ou para os lados. O que impede de chegar o fluxo de ar até o companheiro. Se precisar de ajuda para escolher uma dessas, conte conosco, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS
  5. Tenho apneia obstrutiva do sono Vivo em Portugal, LISBOA POR FAVOR INDIQUE-ME UM CONTACTO DE CLINICA OU MEDICO PARA CIRURGIA oBRIGADO
    • Olá Maria! Infelizmente não temos recomendação clínica de especialistas para esse tipo de procedimento ser feito em Portugal. Estamos no Brasil, e teríamos indicação de institutos e laboratórios que podem fazer o direcionamento para o profissional ideal aqui em nosso país. Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à disposição! Equipe CPAPS
  6. OLA SOU ADRIANO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE, EU TENHO APNEIA GRAVE, 51/HORA, USO CEPAP MAS ACORDO VÁRIAS VEZES A NOITE PORQUE TENHO RINITE ALERGICA QUE COM O AR DO CEPAP OBSTRUI MEU NARIZ, USO O EXPREI NASAL AVAMYS MAS MESMO ASSIM, NÃO DURMO BEM, ÀS VEZES QUANDO DURMO COM A BOCA ABERTA E USANDO A MASCARA FACIAL DURMO MELHOR, MAS LI QUE NÃO PODEMOS DORMI COM A BOCA ABERTA, QUAL A SOLUÇÃO PARA O MEU CASO?
    • Olá Adriano! Um dos efeitos colaterais do uso do CPAP é, exatamente a congestão nasal, entretanto o uso do umidificador pode amenizar esse efeito e proporcionar mais conforto, além de ajudar no tratamento da rinite alérgica. Uma vez que a rinite pode se agravar com a baixa umidade no ar. As pessoas que sofrem com rinite alérgica, realmente podem ter dificuldade de administrar a respiração nasal, principalmente durante o sono, quando há o relaxamento dos músculos e o fato de abrir a boca se torna involuntário. Uma possível solução seria utilizar uma queixeira, acessório que dificulta o usuário de CPAP, abrir a boca durante o sono. Posteriormente, a outra solução mais viável seria o uso da máscara facial, que envia o fluxo de ar tanto pelo nariz, quanto pela boca. Se precisar de ajuda ou mais esclarecimentos, pode contar conosco, estamos à sua disposição! Equipe CPAPS
  7. Olá Dr. Adriano! Tudo bem? Realizei a cirurgia de Uvulopalatofaringoplastia há pouco mais de 2 anos. Houve uma melhora no ronco e na apnéia. Porém, ambos ainda continuaram mesmo pouco tempo depois da cirurgia. Há alguns meses venho usando também placa oral para dormir. Qual o melhor tratamento? Uso do CPAP ou há outros procedimentos mais eficazes e para não precisar depender do CPAP? Ou o ideal seria a combinação destes?
    • Olá Walace! Tudo bem? O CPAP ainda é o tratamento mais indicado para a apneia obstrutiva do sono, por não ser invasivo e ter a maior taxa de sucesso. As cirurgias podem ajudar a reduzir o nível de pressão de ar necessária (tornando a terapia mais confortável). Algumas cirurgias são indicadas antes de iniciar o tratamento, como a correção do desvio de septo, caso o médico julgue necessário. Essa cirurgia permitiria o uso de uma máscara nasal, que é o modelo mais recomendado. O ideal é procurar um médico especialista em sono, de preferência um otorrino, para definirem o melhor tratamento para você, porque, embora depender do CPAP seja um pouco inconveniente, a apneia do sono é uma síndrome sem cura, cujos danos ao organismos vão se somando com os anos e que podem prejudicar gravemente a qualidade de vida.
  8. Ola, fiz a polissonografia e houve 32 apneias e 26 hipopneias a saturação de oxigenio medio foi 98%. conclusão (IAH =5,6/hora) registro de ronco. poderia me ajudar no diagnostico, é leve ou grave?
    • Bom dia Rayssa! Tudo bem? O médico que prescreveu seu exame é quem deve analisá-lo para montar o seu diagnóstico. Apesar de um IAH de 5,6/h apontar uma apneia de grau leve, é preciso levar em conta vários outros fatores, como, por exemplo, a intensidade do ronco, os transtornos causados pelo sintoma e outras variáveis para determinar se o tratamento com o CPAP é o melhor caminho a seguir. Converse com seu médico! E conte com a nossa equipe para auxiliar no processo de escolha do kit ideal para a sua terapia do sono ;) 0800 601 9922 Estamos à disposição!
  9. Olá sou marcia regina tenho apenia do sono A 3 anos tem piorado não tenho dinheiro para por aparelhos no meu casa cirurgia resolve .
    • Olá Márcia Regina! Tudo bem? A cirurgia só é indicada em alguns poucos casos. Normalmente ela apenas auxilia o tratamento com o CPAP, ao diminuir a quantidade de tecidos moles na garganta ou resolver alguma obstrução nasal. É fundamental conversar com o seu médico sobre isso. Existem aparelhos muito acessíveis, com preços á partir de R$1.040,67 em até 12x sem juros ;) Converse com de nossos consultores: 0800 601 9922
  10. Eu acho esse conteúdo tendecioso, pois se há disponiblidade de cirurgias do ronco a disposição, é porque há alguma eficácia. Conteúdo de uma página que vende cpaps, é suspeito não?
    • Olá Renan, como vai? A cirurgia para apneia é indicada pelos médicos em casos raros, existem muitas pessoas que relatam ter novamente o distúrbio um ano após o procedimento. Além disso, é importante lembrar que qualquer cirurgia vem com riscos inerentes ou possíveis complicações, e podem ser dolorosas. Já o uso do CPAP além de eficaz, é indolor e completamente seguro. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *