A cirurgia para apneia do sono é uma das alternativas para quem sofre com o problema durante todas as noites. Há vários tipos de procedimentos cirúrgicos para reduzir ou amenizar o distúrbio, que pode ser mais grave ou leve, dependendo da causa do problema. Mas, será que as cirurgias para apneia são realmente eficazes? Neste post, você vai conhecer algumas delas e entender mais sobre o tratamento da apneia do sono!
Cirurgia para apneia do sono: vale a pena?
Existem vários tipos de cirurgia para apneia do sono, que podem ser indicadas por um médico especialista em sono, dependendo das causas do distúrbio. No entanto, o fisioterapeuta Eduardo Partata, especialista da CPAPS, explica que, em muitos casos, a taxa de sucesso da cirurgia para apneia é baixa.
“As cirurgias para apneia são indicadas pelos médicos em casos raros. Há muitas pessoas que relatam ter novamente o distúrbio um ano após o procedimento. Além disso, é importante lembrar que qualquer cirurgia vem com riscos inerentes ou possíveis complicações, e podem ser dolorosas”, completa Partata.
Saiba quais são os 7 tipos de cirurgias para apneia do sono
1) Amigdalectomia (ou adenoidectomia): essa cirurgia funciona com a retirada das amígdalas e adenoide para aumentar o tamanho e a abertura de passagem de ar para o tratamento da apneia do sono.

2) Uvulopalatofaringoplastia: é realizada para reduzir, remover ou remodelar partes do palato mole e úvula. Também pode envolver a remoção de uma parte do tecido mole a partir das áreas da faringe.

3) Laser-uvulopalatofaringoplastia: semelhante ao da descrição acima de uvulopalatofaringoplastia, são utilizados laser ou ondas de radiofrequência para remover e moldar o tecido.
4) Avanço maxilo-mandibular: é indicada para os pacientes que possuem a estrutura maxilar como a principal suspeita do problema. Geralmente, o procedimento é indicado para casos graves, que não responderam a outras cirurgias para apneia ou uma máquina CPAP com sucesso. É mais invasiva e envolve o deslocamento do maxilar superior e inferior para a frente ou uma reestruturação do queixo, maxilar ou mandíbula. Muitas vezes, é realizada em conjunto com avanço do músculo genioglosso.
5) Músculo genioglosso: este procedimento, também conhecido como “o avanço da língua”, é realizado para mover ou puxar a língua para a frente, aumentando o tamanho das vias respiratórias.
6) Suspensão do osso hióide: esta cirurgia para apneia puxa para a frente do osso hióide no pescoço para colocá-lo na frente da laringe. O osso hióide é um dos pontos de fixação para a língua.
7) Implante TAP (procedimento pilar): durante o procedimento de pilar, nenhum tecido é removido. Três pequenas inserções são colocadas no palato mole com anestesia local. As inserções de suporte endurecem o palato, que tem sido usado para reduzir ronco em indivíduos com apneia obstrutiva do sono leve. Este apoio e enrijecimento do palato mole vai durar enquanto as inserções estão no lugar. No entanto, esta não é uma solução para aqueles com apneia do sono moderada ou grave. Se a obstrução ocorrer em um lugar diferente do local dos implantes, este procedimento será ineficaz.
Tratamento para apneia do sono: qual é mais eficaz?
Se por um lado as cirurgias para apneia não têm eficácia comprovada, o tratamento com CPAP é eficaz, indolor e seguro. Ele é feito por meio de um dispositivo que envia fluxo de ar positivo e constante durante as noites de sono, impedindo que as vias aéreas sejam obstruídas. Consequentemente, o ronco e a apneia são reduzidos. “As máquinas CPAP ainda são o tratamento mais eficaz para a apneia do sono, com risco praticamente nulo para o usuário”, relata o fisioterapeuta Eduardo Partata.
Conheça a CPAPS!
Em nossa loja online, você encontra as melhores opções para o tratamento da apneia do sono. Caso tenha alguma dúvida, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar: entre em contato pelo whatsapp no (27) 3045-0605.
LEIA TAMBÉM
+ Apneia do sono: você sabe como iniciar o tratamento?
Venho sido acompanhado por uma vem.muito conceituada e ficemos 4 polissonografras. Cheguei a ser convidado pelo ar. De. Torrezan. Fui indicado à tomarvzoldim 12,5 pois no meu caso não posso tomar nenum remédio relaxante muscular.por meu diafragma podeboarar. Só q hoje 4 comprimidos não me fazem dormiylr. Preciso decajuda para a refacznos as cirurgias q da fiz. Ainda ronco e sobre o remédio conseguissimos algo mas forte bem q disse inegável que mevfizesse dormim.as vezes fico 3 dias sem dormir e saio na Rio e fico totalmente perdifo e esquecido. Estou em busca de ajuda especializada.
tomo 4 zolpidm dec12 ou de 10 e não dirmo
Max Pierre
21886u9432
Olá sr. Max!
Obrigada pelo contato conosco.
Já faz algum tempo que nos enviou o seu questionamento, e vamos lhe enviar o nosso esclarecimento, caso ainda tenha essa dúvida.
No tratamento do ronco e da apneia do sono, os medicamentos para dormir são contraindicados, pois eles colaboram para o relaxamento dos músculos e consequentemente para que o ronco e a apneia aconteçam.
As cirurgias para reduzir o ronco e a apneia são indicadas em casos muito específicos que devem ser avaliados pelo profissional que faz acompanhamento, pois corre o risco de não ter eficacia, necessitando ainda fazer o tratamento com CPAP.
Os sintomas que nos mencionou como dificuldade para dormir, esquecimento e alterações de humor estão relacionadas a apneia do sono, e podem ser solucionadas com um tratamento adequado.
Te compreendemos perfeitamente sr. Max e podemos te ajudar indicando um médico especialista mais próximo da sua região.
Nos informe a sua cidade e estado, pois vamos verificar e te enviaremos por e-mail todos os detalhes.
Aguardamos o seu retorno e nos colocamos à sua disposição para quaisquer dúvidas!
Equipe CPAPS
Tenho 42 anos,.moro no Brasil, fiz todos cirurgias possiveisad no consigo dormir com menos de 5 xoldeden. Fui até o de. Torrezam por não posso tomar nenhum indutut do sono q seja rexalanre muscular sem morre o. Tenho te paradas respirartorias de 90 minutos. Uso la um vez ou outra o cepos e queria um meduici que revessem minhas cirurgias e definisse uma medicação para dormir.
Moro no Brasil Rio de Janeiro. Meu pai no Sei Se é bradesc too quart particular.
tenho apneia do sono gostaria de saber se a cirurgia e qual tipo de cirurgia resolve este tipo de problema.
Olá sr. Marcelo!
Já faz algum tempo que nos escreveu, não sabemos se ainda tem essa dúvida, então esperamos que as informações lhe sirvam de alguma forma.
A taxa de sucesso da cirurgia para eliminar a apneia do sono é baixa, e muitas pessoas relatam precisar usar a máquina de CPAP mesmo após um ano de cirurgia.
As mais comuns são amigdalectomia ou adenoidectomia, uvulopalatofaringoplasti, avanço maxilo-mandibular e entre outros.
A indicação de uma dessas cirurgias dependerá do fator que causa a apneia durante o seu sono.
Se precisar de mais esclarecimentos, estamos à disposição!
Equipe CPAPS
Bom dia!!! Estou com apneia do sono ,já fiz polissonografia só que eu tenho dois problemas tenho desvio de septo e a língua um pouco almentada no fundo eo médico disse que quando eu durmo ela tampa a passagem do ar ,gostaria de saber o que fazer.obrigado
Oi Márcia, bom dia!
Agora que você tem o diagnóstico para apneia do sono positivo, já sabe o que te impede de ter noites de sono reparadoras. O próximo passo é encontrar um tratamento eficaz te ajudará a restaurar sua energia, saúde e qualidade de vida. A terapia com CPAP costuma ser o método mais recomendado e eficaz para tratar a maioria dos casos de apneia, independentemente do grau. Entretanto, somente o médico poderá fazer essa avaliação e prescrever o tratamento. Não sabemos qual protocolo seu médico segue, mas é comum ele solicitar a repetição da polissonografia com titulação, ou seja, a senhora irá refazer o teste do sono, mas desta vez usando um CPAP para mensurar sua eficácia no seu tratamento. Estamos à disposição para prestar maiores esclarecimentos. Conte com a gente!
boa noite. sou Raquel Giglio. tenho apineia e desvio nasal. durmo com CPAP. mas muitas vezes ronco, e na verdade acho desconfortavel. e sou casada o vento q saido cpap incomoda meu marido, nao gosto mesmo, sera q tem algo q possa fazeer…. grata
Oi Raquel! Fique tranquila, existe uma solução sim.
O ar que sai na exalação da máscara incomoda muitas outras pessoas também, e foi pensando nisso que alguns fabricantes desenvolveram máscaras que contém a exalação direcionada para cima ou para os lados.
O que impede de chegar o fluxo de ar até o companheiro. Se precisar de ajuda para escolher uma dessas, conte conosco, estamos à sua disposição!
Equipe CPAPS
Tenho apneia obstrutiva do sono
Vivo em Portugal, LISBOA
POR FAVOR INDIQUE-ME UM CONTACTO DE CLINICA OU MEDICO PARA CIRURGIA
oBRIGADO
Olá Maria! Infelizmente não temos recomendação clínica de especialistas para esse tipo de procedimento ser feito em Portugal.
Estamos no Brasil, e teríamos indicação de institutos e laboratórios que podem fazer o direcionamento para o profissional ideal aqui em nosso país.
Se precisar de qualquer esclarecimento, estamos à disposição!
Equipe CPAPS
OLA SOU ADRIANO DE JUAZEIRO DO NORTE-CE, EU TENHO APNEIA GRAVE, 51/HORA, USO CEPAP MAS ACORDO VÁRIAS VEZES A NOITE PORQUE TENHO RINITE ALERGICA QUE COM O AR DO CEPAP OBSTRUI MEU NARIZ, USO O EXPREI NASAL AVAMYS MAS MESMO ASSIM, NÃO DURMO BEM, ÀS VEZES QUANDO DURMO COM A BOCA ABERTA E USANDO A MASCARA FACIAL DURMO MELHOR, MAS LI QUE NÃO PODEMOS DORMI COM A BOCA ABERTA, QUAL A SOLUÇÃO PARA O MEU CASO?
Olá Adriano! Um dos efeitos colaterais do uso do CPAP é, exatamente a congestão nasal, entretanto o uso do umidificador pode amenizar esse efeito e proporcionar mais conforto, além de ajudar no tratamento da rinite alérgica. Uma vez que a rinite pode se agravar com a baixa umidade no ar.
As pessoas que sofrem com rinite alérgica, realmente podem ter dificuldade de administrar a respiração nasal, principalmente durante o sono, quando há o relaxamento dos músculos e o fato de abrir a boca se torna involuntário. Uma possível solução seria utilizar uma queixeira, acessório que dificulta o usuário de CPAP, abrir a boca durante o sono. Posteriormente, a outra solução mais viável seria o uso da máscara facial, que envia o fluxo de ar tanto pelo nariz, quanto pela boca.
Se precisar de ajuda ou mais esclarecimentos, pode contar conosco, estamos à sua disposição!
Equipe CPAPS
Olá Dr. Adriano! Tudo bem?
Realizei a cirurgia de Uvulopalatofaringoplastia há pouco mais de 2 anos. Houve uma melhora no ronco e na apnéia. Porém, ambos ainda continuaram mesmo pouco tempo depois da cirurgia.
Há alguns meses venho usando também placa oral para dormir.
Qual o melhor tratamento? Uso do CPAP ou há outros procedimentos mais eficazes e para não precisar depender do CPAP?
Ou o ideal seria a combinação destes?
Olá Walace! Tudo bem?
O CPAP ainda é o tratamento mais indicado para a apneia obstrutiva do sono, por não ser invasivo e ter a maior taxa de sucesso.
As cirurgias podem ajudar a reduzir o nível de pressão de ar necessária (tornando a terapia mais confortável).
Algumas cirurgias são indicadas antes de iniciar o tratamento, como a correção do desvio de septo, caso o médico julgue necessário.
Essa cirurgia permitiria o uso de uma máscara nasal, que é o modelo mais recomendado.
O ideal é procurar um médico especialista em sono, de preferência um otorrino, para definirem o melhor tratamento para você, porque, embora depender do CPAP seja um pouco inconveniente, a apneia do sono é uma síndrome sem cura, cujos danos ao organismos vão se somando com os anos e que podem prejudicar gravemente a qualidade de vida.
Ola,
fiz a polissonografia e houve 32 apneias e 26 hipopneias a saturação de oxigenio medio foi 98%.
conclusão (IAH =5,6/hora)
registro de ronco.
poderia me ajudar no diagnostico, é leve ou grave?
Bom dia Rayssa! Tudo bem? O médico que prescreveu seu exame é quem deve analisá-lo para montar o seu diagnóstico.
Apesar de um IAH de 5,6/h apontar uma apneia de grau leve, é preciso levar em conta vários outros fatores, como, por exemplo, a intensidade do ronco, os transtornos causados pelo sintoma e outras variáveis para determinar se o tratamento com o CPAP é o melhor caminho a seguir.
Converse com seu médico!
E conte com a nossa equipe para auxiliar no processo de escolha do kit ideal para a sua terapia do sono 😉
0800 601 9922
Estamos à disposição!
Olá sou marcia regina tenho apenia do sono A 3 anos tem piorado não tenho dinheiro para por aparelhos no meu casa cirurgia resolve .
Olá Márcia Regina! Tudo bem?
A cirurgia só é indicada em alguns poucos casos. Normalmente ela apenas auxilia o tratamento com o CPAP, ao diminuir a quantidade de tecidos moles na garganta ou resolver alguma obstrução nasal.
É fundamental conversar com o seu médico sobre isso.
Existem aparelhos muito acessíveis, com preços á partir de R$1.040,67 em até 12x sem juros 😉
Converse com de nossos consultores: 0800 601 9922
Eu acho esse conteúdo tendecioso, pois se há disponiblidade de cirurgias do ronco a disposição, é porque há alguma eficácia. Conteúdo de uma página que vende cpaps, é suspeito não?
Olá Renan, como vai?
A cirurgia para apneia é indicada pelos médicos em casos raros, existem muitas pessoas que relatam ter novamente o distúrbio um ano após o procedimento. Além disso, é importante lembrar que qualquer cirurgia vem com riscos inerentes ou possíveis complicações, e podem ser dolorosas. Já o uso do CPAP além de eficaz, é indolor e completamente seguro. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, estamos à disposição!