Interromper o tratamento contra a apneia do sono durante uma viagem, mesmo por um curto período, por exemplo, pode apresentar riscos à sua saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, deixar de levar o CPAP na viagem pode trazer graves complicações. Saiba mais sobre os riscos de interromper sua terapia do sono e entenda a importância do CPAP no tratamento da apneia.
Sonolência diurna
A incapacidade de permanecer completamente desperto ou alerta durante o dia é um dos sintomas que incomodam em uma viagem, pois a pessoa pega no sono em situações passivas ou monótonas, o que traz tensão, atrapalha o relaxamento na viagem e os passeios, tornando, ainda, um grande risco dirigir um automóvel, pois a sonolência reduz a concentração, podendo gerar até um acidente.
Cansaço e fadiga
A falta de energia física ou mental são indícios de cansaço e fadiga, que causam indisposição e se apresentam ao longo do dia depois de uma noite sem o uso do CPAP. Esses sintomas também podem influenciar a viagem, principalmente se o motivo for trabalho, pois afetam a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração, levando à baixa produtividade.
Dores de cabeça e mau humor
Muitas pessoas já experimentaram aquela tensão e dor de cabeça ao acordar. Somados à irritabilidade e ao mau humor, são resultados de uma noite de sono sem o uso do CPAP. E em inúmeras situações, medicamentos não aliviam as dores e a viagem se torna desinteressante, uma vez que a pessoa não consegue se sentir com vigor para desfrutar dos passeios.
A dor de cabeça matinal quando o tratamento é interrompido surge devido à respiração inadequada causada pelas obstruções da passagem do ar, que fazem com que o dióxido de carbono não seja liberado na expiração, dilatando as artérias e aumentando a pressão no crânio.
Uso de CPAP no tratamento da apneia do sono
O uso do CPAP é o método mais eficaz no tratamento da apneia do sono, e a interrupção dele pode trazer vários riscos à saúde. É necessário ter disciplina para continuar se tratando mesmo com as dificuldades de adaptação no início do tratamento, com o dia a dia corrido e até mesmo com viagens.
A apneia do sono pode trazer vários riscos à saúde e, por isso, deve começar a ser tratada logo que diagnosticada. Depois de definir o tratamento mais adequado, junto ao seu médico, é necessário disciplina para continuar se tratando mesmo com as dificuldades de adaptação no início do tratamento, com o dia a dia corrido e até mesmo com viagens.
Quais são os riscos de interromper o tratamento com CPAP
Interromper o tratamento para apneia do sono com CPAP oferece os mesmos riscos que não a tratar. Alguns deles incluem doenças cardiovasculares, como hipertensão, insuficiência cardíaca e infarto, pois a apneia provoca a queda da oxigenação do sangue e o aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial.
Além disso, a privação de boas noites de sono causa alterações metabólicas, porque alguns hormônios só são liberados enquanto a pessoa dorme. Assim, a obesidade torna-se mais propícia, já que acontece a redução da leptina, hormônio responsável pelo controle do apetite e aumenta-se o risco de diabetes tipo 2, pois o índice de cortisol, responsável por controlar o nível de açúcar no sangue, cresce.
Em nossa loja online, CPAPS.com.br, você encontra tudo que precisa para tratar a apneia do sono. Ainda, fique de olho em nosso blog e encontre as melhores dicas para lidar com os distúrbios do sono.
Estou com apneia do sono e estou precisando do cpap como encontrar estou passando muito mal
Bom dia Ivone! Tudo bem? Um consultor de vendas entrará em contato com a senhor por e-mail.
Tenha uma ótima semana!
Estou a precisar alugar um aparelho para a apeneia do sono onde posso encontrar urgentemente
Olá Maria Fernanda, como vai?
Segue link para verificar as informações para a locação do CPAP: http://materiais.cpaps.com.br/locacao
Preciso comprar um aparelho pra painéis do sono como faso
Olá Lourdes, como vai?
Acesse o link a seguir para verificar a disponibilidade dos produtos e ofertas em nosso site: https://www.cpaps.com.br/
Eu tenho dificuldade para dormir e m da falta d ar mesmo usando o cpap e tive duas clises fortes e meu medico so disse q e normal ta certo isso e tem noites q passo acordado
Olá Paulo, como vai? É importante verificar se a pressão que está configurada no seu CPAP atualmente está suprindo as suas necessidades, muitos aparelhos contém um cartão de memória onde é possível verificar essas informações, conforme for, uma nova configuração pode deixar o uso mais confortável. Qualquer dúvida, conte com a nossa equipe de especialistas que atendem no 0800 601 9922 😉
Já fui diagnosticada com apneia há uns 10 anos. Posso comprar o aparelho sem fazer novamente o exame e sem retornar ao médico?
Olá Maria, como vai? Para comprar um aparelho CPAP não é necessário apresentar nenhum tipo de receita ou prescrição médica. No entanto, é imprescindível que o usuário tenha um acompanhamento com um profissional para evitar riscos e identificar a gravidade da apneia do sono.
Olá Boa noite tenho apnéia do sono e não consigo usar o cpap pois vou várias x ao banheiro e não consigo colocá-lo sozinha o que fazer ?
Olá Cleonice, como vai?
Caso necessite ir ao banheiro durante a noite, e dessa forma pausar a terapia, a senhora pode desconectar somente a traqueia (tubo longo) na conexão com a máscara, geralmente na peça que vai ao nariz ou no topo da cabeça. Assim a senhora pode se deslocar até o banheiro e quando retornar, é só conectar novamente a traqueia na máscara, sem ter que desfazer o ajuste da mesma em seu rosto. Para mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas pela central 0800 601 9922, será um prazer atendê-la!
Tenho dúvidas sobre como usar o cpap tem modelos segundo meu médico que vai um tubo até garganta pelo nariz é isso mesmo?
Ainda não comecei o tratamento tenho que comprar pois o SUS demora MT
Olá Maria, como vai?
O uso do CPAP é indicado no tratamento para apneia obstrutiva do sono leve, moderada e acentuada. O funcionamento do aparelho pode ser simplificado em três etapas práticas:
Equipamento CPAP: Peça chave do tratamento, um pequeno aparelho que cabe no criado mudo do quarto, ou em um espaço pequeno perto da cama. Utiliza o ar ambiente para gerar a pressão através de uma turbina em seu maquinário.
O Tubo: O CPAP leva o ar pressurizado ao usuário através de uma mangueira leve e flexível. Com um metro e oitenta centímetros, esse acessório contém dois encaixes iguais nas extremidades (uma é encaixada no equipamento e outra na máscara).
A máscara: É adaptada ao rosto, abrangendo o nariz, ou nariz e boca (depende da necessidade de cada usuário), para respirar o ar pressurizado e dormir melhor.
Na loja online da CPAPS, você encontrará uma linha completa com os melhores produtos para o tratamento da apneia do sono! Além disso, nós temos uma central de atendimento com especialistas capacitados para te auxiliar, em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco pelo 0800 601 9922.