Apneia do sono pode causar outras doenças

A apneia do sono é um distúrbio que provoca obstruções repetitivas da garganta enquanto uma pessoa dorme, gerando pausas respiratórias. Para que a pessoa que tem apneia consiga voltar a respirar, ela precisa despertar, e esse ciclo pode se repetir várias vezes ao longo de uma noite.

apneia-do-sono

Assim, o sono profundo nunca é alcançado e não há um verdadeiro descanso, o que provoca vários problemas como sonolência, redução da memória e da concentração, ganho de peso e diminuição da qualidade de vida.

Além de afetar o dia a dia das pessoas de forma muito negativa, a falta de tratamento da apneia do sono pode provocar outros problemas de saúde mais graves que, inclusive, podem levar à morte.

Problemas associados à apneia

Doenças do coração

A apneia provoca a queda da oxigenação do sangue e o aumento do batimento cardíaco e da pressão arterial. Como essas alterações ocorrem várias vezes em uma noite, aumentam muito a chance de surgirem problemas do coração como aterosclerose, crescimento do coração, hipertensão arterial, insuficiência e arritmia cardíacas, infarto e derrame.

apneia-pode-causar-outras-doenças

Obesidade

A privação do sono traz muitas consequências metabólicas, pois no sono há liberação dos hormônios que impulsionam o metabolismo. Se a duração do sono é menor que o ideal, como acontece com pessoas que têm apneia, há a redução da leptina, hormônio responsável pelo controle do apetite. Além disso, os níveis de grelina, hormônio estimulante da fome, aumentam, o que favorece a obesidade.

Diabetes

Quem tem apneia também tem mais chances de desenvolver a diabetes tipo 2. Isso acontece porque, com uma noite mal dormida, os níveis de cortisol – hormônio do estresse – no sangue aumentam. O cortisol também é responsável por controlar o nível de açúcar no sangue, dificultando a ação da insulina, aumentando a glicemia e, consequentemente, o risco de diabetes.

Acidentes

Acidentes de trabalho e trânsito também são muito comuns entre portadores do distúrbio. Uma vez que o sono não é de qualidade, as pessoas que tem apneia ficam muito cansadas durante o dia e podem ter “cochilos” involuntários, correndo sérios riscos.

Tratamento

Para evitar que a apneia provoque outras doenças ainda mais graves, melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, da vida, a melhor opção é realizar um tratamento como a terapia respiratória.

tratamento-apneia-do-sono

O CPAP é o equipamento mais utilizado para o tratamento da apneia do sono. Ele fornece um fluxo de ar positivo e constante a noite toda para o paciente, evitando que as vias respiratórias fiquem obstruídas. Assim, o paciente consegue dormir bem a noite toda, o que reduz o cansaço diário, melhora o poder de concentração, e diminui as chances de ter problemas de coração e outras doenças que poderiam surgir por conta da apneia.

Na Cpaps.com.br você encontra uma linha completa de equipamentos para cuidar do seu sono e ter uma saúde melhor. Confira!

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *