Blog CPAPS

15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono

15 MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E O SONO

Diversos alimentos são ricos em triptofano, aminoácido que auxilia na sonolência e bem-estar do indivíduo. Entenda como uma alimentação equilibrada pode ser a chave para uma melhor qualidade de sono:

 

Muitos fatores estão diretamente ligados com a qualidade do sono de uma pessoa. A vida corrida e o estresse do dia à dia são algumas condições que podem afetar diretamente a noite de descanso. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a alimentação também tem relação direta com o sono. 

 

O sono e a alimentação fazem parte do processo metabólico do nosso corpo. Uma dieta equilibrada e saudável pode ser um fator determinante para a qualidade de sono de uma pessoa. Além disso, boa parte da disposição para realizar atividades cotidianas e corriqueiras devem-se ao cultivo de hábitos alimentares saudáveis. 

 

Sono e alimentação

 

A relação entre essas duas coisas ocorre pela combinação de substâncias, como as moléculas de triptofano, presentes no organismo.

 

Funciona assim: Essa substância obtida com ajuda de determinados alimentos estimula no cérebro a produção da serotonina. Esse neurotransmissor é altamente responsável pela sonolência, bom humor e sensação de bem-estar. 

 

Existem algumas indicações de mudanças de hábitos alimentares que podem influenciar positivamente para uma melhor noite de descanso. São esses: 

 

As bebidas estimulantes como café e refrigerantes devem ser editados próximo ao horário de dormir. Esses alimentos são fonte de substâncias como a cafeína, esta por sua vez, estimula o sistema nervoso central e dificulta o descanso progressivo durante a noite. 

 

O leite é rico na substância aminoácido triptofano que é responsável por relaxar os músculos, induzindo ao sono. Tomar um copo da bebida morna antes de dormir pode resultar em uma noite bem dormida. 

 

Durante a noite, o metabolismo do organismo fica mais lento. Por tanto, é recomendado evitar a ingestão de alimentos com altos índices de gordura e refeições em grande quantidade. 

 

Além de bons hábitos alimentares, investir em exercícios físicos leves é um fator de suma importância para a qualidade do sono. Isso porque os exercícios liberam diversas substâncias que auxiliam o relaxamento na hora de dormir. 

 

Alimentos que proporcionam um sono saudável

 

Ingerir alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e precursores do triptofano são fatores que auxiliam na qualidade do sono de uma pessoa. Além disso, para manter o metabolismo equilibrado, a alimentação deve ser feita em períodos regulares. Alguns alimentos que proporcionam um sono saudável são: 

 

Aveia: Possui uma substância chamada melatonina, conhecida como “hormônio do sono”. Essa substância é produzida pela glândula pineal, localizada no cérebro. A melatonina começa a ser liberada no início da noite e atinge seu pico depois de algumas horas, o que nos induz a pegar no sono e evita os despertares noturnos.

 

Grãos integrais: Alguns alimentos como pães, torradas e biscoitos integrais também podem contribuir para uma boa noite de sono. Por serem alimentos fornecedores de carboidrato, estes, estimulam na produção de insulina, hormônio que facilita a entrada do triptofano no cérebro, aumentando a produção de serotonina e melatonina.

 

Castanhas e sementes: Amêndoas, castanha-do-pará, linhaça, chia e sementes de girassol também são fontes ricas em triptofano. Além disso, são fornecedoras de magnésio, que auxilia no combate dos efeitos do hormônio do estresse. 

 

Grão-de-bico: Também oferece triptofano, auxiliando na produção de serotonina e melatonina. Além disso, contém vitaminas do complexo B, como a niacina (B3) e piridoxina (B6), que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso. Outras leguminosas com os mesmos nutrientes são a ervilha, feijão, lentilha e soja. 

 

Banana: Rica em triptofano, carboidratos e magnésio. Estes, agem diretamente em hormônios como a serotonina, melatonina e insulina, agentes que contribuem para a qualidade do sono de uma pessoa. 

 

Frutas vermelhas: As frutas vermelhas como amoras, cereja, framboesa, morango e uva são alimentos que melhoram a qualidade do repouso, fazendo com que o período de descanso seja restaurador. Isso acontece por serem fontes de substâncias antioxidantes que auxiliam no processo de reparação dos danos do organismo, este, que acontece durante o período da noite. 

 

Kiwi: A fruta contém substâncias antioxidantes que favorecem o controle e o tratamento dos distúrbios do sono. Em um estudo realizado em Taiwan, na China, o consumo de duas unidades de Kiwi algumas horas antes de dormir contribui para que as pessoas peguem no sono com mais facilidade. 

Maracujá: O maracujá tem propriedades calmantes presentes na polpa, como os flavonoides e alcaloides, estes, que atuam diretamente no sistema nervoso central, produzindo efeito calmante, analgésico e relaxante muscular. 

Chá de camomila: A camomila é capaz de aumentar os níveis cerebrais de glicina, um aminoácido que atua como relaxante muscular e favorece a sensação de calma e tranquilidade. 

 

Mitos sobre alimentação

 

Existem algumas ideias diretamente associadas aos benefícios e malefícios de determinados alimentos. Muitas, podem ser mitos e outras, verdades. É importante ter isso em mente para manter uma dieta balanceada adequada sem se prejudicar com falsas informações. Dentre alguns mitos sobre a alimentação se encontram: 

O leite é a maior fonte de cálcio: Por mais que o alimento seja rico em cálcio, os vegetais possuem melhor absorção e quantidades maiores. Os vegetais ainda, em relação ao leite, possuem a vantagem de possuírem mais proteínas, como ferro e fibras. 

 

Adoçantes são melhores para a saúde: Os adoçantes artificiais provocam danos ao sistema nervoso central, além de aumentarem a vontade de ingerir doces, elevando a glicemia do organismo. Além disso, estes podem provocar espasmos musculares, queda de cabelo e fibromialgia.

 

Os óleos têm altos índices de colesterol: Alimentos de origem vegetal não possuem colesterol. O colesterol é sintetizado pelos seres animais e não está presente em nenhum produto de origem vegetal.

 

O colesterol não traz benefícios para o organismo: O colesterol é uma molécula natural do corpo humano e é essencial para a formação das membranas celulares e para a síntese hormonal.

 

Ovo tem muito colesterol: A lecitina, substância encontrada nos ovos, diminui a absorção do colesterol. Além disso, o alimento é fonte de várias vitaminas do complexo B, A, D, zinco, fósforo e ácido fólico. 

 

Café faz mal à saúde: O café combate a fadiga e melhora o desempenho cerebral de memória e capacidade de concentração. Além disso, é um ótimo estimulante para a função renal. No entanto, pessoas com insônias e arritmias devem tomar quantidades mais moderadas. 

 

Sono e saúde bucal

 

Outro fator que está diretamente ligado com a qualidade do sono de uma pessoa é a saúde bucal. Quadros de dentição mal alinhada, posicionamento incorreto da língua e desgaste nas articulações são fatores que podem levar ao desenvolvimento de distúrbios do sono, como bruxismo, ronco e apneia. Mas, estes, podem ser corrigidos com tratamentos ortodônticos como o uso do aparelho dentário, por exemplo. É necessário conversar com seu médico dentista para saber qual o procedimento que mais se encaixa à sua situação. 

 

Nos casos necessários de intervenção com o uso de aparelho odontológico, existem opções que são quase imperceptíveis, diferentes dos moldes tradicionais. O aparelho dentário transparente é uma ótima opção para aqueles que querem corrigir os problemas do sono relacionados com a dentição e arcada dentária, mas não se sentem bem com os metais e bráquetes no sorriso. 

 

Aderir a um bom plano odontológico é uma ótima opção para quem deseja fazer algum tipo de tratamento sem pesar no bolso. Existem várias opções de planos no mercado, basta fazer uma pesquisa e ver qual se adequa mais a você e suas necessidades. Estes, cobrem diversos procedimentos e tratamentos ortodônticos como o clareamento dentário, implante dentário, limpeza, raspagem dos dentes, entre outros. 

 

Uma boa noite de sono está relacionada a diversos fatores de nossas vidas, e, prezar por cuidados essenciais com a saúde podem auxiliar diretamente em um bom descanso na hora de dormir. 

 

Se você tem problemas constantes e dificuldades para manter um sono regular, coloque essas dicas em prática e veja como isso pode melhorar sua qualidade de vida e bem-estar!

 

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Clínica Ideal

 

Compartilhar: g+ share Facebook share LinkedIn share

'15 mitos e verdades sobre alimentos e o sono' 1 comentário

  1. 29 de julho de 2020 @ 20:39

    Achei excelente o conteúdo da reportagem! Parabéns à redatora!

Envie sua opinião

Your email address will not be published.

Cadastre-se e receba nossas novidades

Sobre

A CPAPS.com.br é a maior e mais completa loja online especializada em produtos para apneia do sono e terapia respiratória. Oferecemos uma grande variedade de produtos de qualidade, preços atrativos, facilidade no pagamento, entrega rápida e atendimento especializado para te auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida.

A CPAPS foi a primeira loja virtual a oferecer produtos específicos para apneia do sono e terapia respiratória com entrega nacional, a melhor infraestrutura de logística, atendimento ao cliente, pós venda e os melhores preços e condições do Brasil.

Somos líder e referência nacional no segmento, e estamos em constante busca por inovação e aprimoramento dos nossos serviços, com foco na plena satisfação do cliente.

Os melhores preços e condições

Além de encontrar serviços exclusivos e atendimento de qualidade, a CPAPS oferece os melhores preços e você ainda pode parcelar suas compras em até 12x sem juros nos cartões de crédito (parcela mínima R$ 50,00) ou à vista com desconto no boleto ou depósito.

Atendimento especializado

Para auxiliar na busca por um sono saudável e mais qualidade de vida, oferecemos diversos canais de atendimento para que você possa conversar com um especialista para obter indicações e tirar suas dúvidas. Fale conosco pelo Chat Online, e-mail contato@cpaps.com.br, Televendas 0800 601 992 ou Plantão do Sono (27) 3045-0605.

Backup de equipamento

Se seu equipamento CPAP apresentar defeito durante a vigência da garantia, oferecemos um equipamento de backup do mesmo modelo ou semelhante para que seu tratamento não seja interrompido durante o período em assistência. O equipamento de backup não tem custo de locação, apenas o custo de frete para envio e devolução, de acordo com a modalidade escolhida.

Medalha Ouro em satisfação

A CPAPS foi a primeira loja do segmento a receber a Medalha Ouro na pesquisa de satisfação do e-Bit. A certificação atesta o nível de excelência da operação e a satisfação de clientes reais que efetivamente compraram conosco e avaliaram a compra e o pós venda em mais de 10 critérios, tais como prazo de entrega, preços e condições, seleção de produtos, atendimento e outros. Confira o selo no rodapé do site para ver os comentários de clientes.

Plantão do Sono

Criamos um canal de atendimento exclusivo para te atender nos horários que você precisa. O Plantão do Sono tem horários diferenciado e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h até às 22h, para que você possa tirar suas dúvidas e obter suporte técnico com um especialista.

A maior seleção de produtos

Oferecemos as melhores marcas e a maior diversidade de produtos de qualidade e tecnologia para garantir a sua satisfação. São mais de 400 itens incluindo peças de reposição que você só encontra na CPAPS.

Facilidade para comprar

Estamos sempre inovando e criando condições para oferecer a melhor experiência de compra online. Por isso, na CPAPS você encontra descrição personalizada dos produtos, especificações completas, informações de compatibilidade, indicação inteligente e personalizada de produtos, recursos para definir tamanho de máscaras, filtros de pesquisa para buscar produtos de acordo com sua preferência, comparação de produtos e atendimento especializado online e por telefone.

Facebook